Foto acima: Felippe Guerra, Thais Semer, José Cirilo, Gil Bastos, Malu Barbosa, Carlos Scappini, Fátima Pissarra, Day Carvalho e Juan Pablo Dubini
A tendência dos influenciadores se tornarem grandes e potenciais produtos já é uma realidade. Linhas de cosméticos e beleza como: Fenty Beauty, da Rihanna; JLo Beauty, da Jennifer Lopez; Rare Beauty, da Selena Gomez, e marcas nativas digitais (DNVBs), como: Kylie Skin, da Kylie Jenner; Florence by Mills, da Mille Bobby Brown; e o Gin Aviation, de Ryan Reynolds, reforçam que o mercado de criação, produtificação e novas linhas de negócio além da publicidade traz longevidade para os influenciadores e se revela um segmento com imenso poder de expansão.
Dentro deste novo cenário, a Mynd, maior agência de marketing de influência e entretenimento do país – dos sócios Fátima Pissarra, Carlos Scappini e Preta Gil -, apresenta sua nova estrutura de negócios, serviços e estratégias, que une branding, performance e tecnologia. O movimento com foco no IPO de influenciadores chega para acelerar o que vai ser o futuro deste segmento no país, conectando marcas e criadores de conteúdo ao Metaverso, NFT, produtos físicos, produtos digitais (DNVBs), infoprodutos, produções audiovisuais para o streaming e muita inovação que o mercado digital traz.
Para Fátima Pissarra, CEO da Mynd, a empresa foi construída para estar sempre preparada para seguir direções rápidas e tomar decisões assertivas dentro de um mercado em constante transformação. “Eu comecei minha carreira com a internet, então a velocidade de inovar e acompanhar as novas tendências do mercado está no meu DNA e no da Mynd, que desde o início foi desenhada para chegar a essa estrutura de trabalhar os influenciadores como produtos e ter linhas de negócios diversificadas além da publicidade, como verdadeiras marcas com longevidade e rentabilidade, trazendo grandes executivos do mercado para liderarem com a gente essa mudança”, diz.
Entre as novidades da nova estrutura está a chegada do executivo José Cirilo, que, com passagens por empresas como Seara Alimentos, Johnson & Johnson e P&G, vai liderar a área com foco no desenvolvimento de portfólio dos influenciadores, trabalhando toda a estratégia de planejamento e roadmap de produtos. Cirilo será o CMO de todos os mais de 400 agenciados exclusivos, entre eles Luísa Sonza, Gil do Vigor, Camilla de Lucas, Negra Li, Pequena Lo, entre outros.
“A Mynd já vinha desenvolvendo projetos de collab e licenciamento para diversas marcas e talentos, mas com este modelo estruturado e processos unificados, vamos alcançar um novo patamar de negócios, oferecendo volume e escala para as marcas e criadores de conteúdo. A ideia é trabalhar com foco a médio prazo no IPO dos influenciadores que tiverem as melhores performances”, ressalta Cirilo.
Junto com a chegada do CMO, a Mynd também anuncia novas áreas de negócios: Produtos físicos e digitais (as famosas DNVBs), liderada pelos executivos Gil Bastos (ex-Head de Marketing Latam na Nokia) e Juan Pablo Dubini (ex-Diretor Geral de Marcas na L’Oreal), que vão cuidar do desenvolvimento de novas linhas de produtos para os influenciadores; Streaming, comandada pelo showrunner Felippe Guerra (ex-Trace Brasil), que vai elaborar projetos para as plataformas digitais, tendo como asset o portfólio dos influenciadores dentro de suas áreas de atuação; uma área totalmente dedicada a negócios de Metaverso e NFT, departamento dirigido por Malu Barbosa, que vai desenvolver o planejamento de atuação dos influenciadores dentro deste universo, trazendo as melhores práticas do mercado e os parceiros com as credenciais adequadas para cada objetivo; e uma área focada em desenvolvimento de Infoprodutos, que será responsável por toda estratégia de produtos digitais e suas ramificações, um mercado que já movimenta mais de 160 bilhões de dólares no mundo inteiro e é a promessa de um dos maiores mercados do universo digital para os próximos cinco anos.
Além disso, a área de inovação da Mynd, liderada por Day Carvalho, segue buscando sinergia entre os influenciadores e novos modelos de negócio já existentes no mercado, mas ainda pouco explorados no universo do marketing de influência. Já o departamento responsável pela comercialização de publicidade para os criadores de conteúdo, comandado por Thaís Semer, continua sendo um dos braços de receita dos influenciadores.
Dentro dessa nova estrutura, a Mynd desenha suas metas para 2023, avaliando cada linha de negócio separadamente. Carlos Scappini, COO e também responsável pela área comercial, acrescenta: “Dentro da área de publicidade com influenciadores e projetos de marketing de influência, a Mynd vem crescendo mais de 50% a cada ano. Entregamos um faturamento de R$ 350 milhões em 2021 e, para 2022, nossa projeção é de chegar a R$ 550 milhões, pois o mercado está em franca expansão e só vai crescer”.
“O Brasil já conta com mais de 13 milhões de criadores de conteúdo em todas as redes sociais, mas a expansão deste mercado está apenas no começo. Com a nova estrutura e áreas de negócio, vamos continuar liderando o segmento no país, construindo os IPOs dos influenciadores logo na largada do negócio mundialmente, com uma estrutura já desenhada dentro de uma governança com esse foco”, finaliza Fátima.
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