Ao mirar os desejos de saúde dos brasileiros, a Pfizer traz à tona o lado mais humano da inovação em ciência para celebrar os 70 anos da companhia no Brasil, comemorados neste mês de dezembro. Diferentes iniciativas, entre elas filmes criativos, um espetáculo temático desenvolvido em co-criação com a companhia de dança Cisne Negro, uma ação social para apoiar o futuro de 70 crianças carentes de São Paulo, além de ativações urbanas e digitais, ajudam a responder à pergunta que dá nome à campanha: Pfizer 2092 – O que você espera para os próximos 70 anos?
“A própria ciência é uma história construída por perguntas desafiadoras e pela busca incessante por respostas. Foi perguntando como poderíamos ajudar o Brasil e o mundo a enfrentar a pandemia causada pela COVID-19 que desenvolvemos vacinas e um antiviral em tempo recorde”, diz a diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer Brasil, Cristiane Santos. “Foi a busca por respostas que nos permitiu combater a poliomielite e contribuir para a erradicação da varíola, uma história que nos enche de orgulho. As respostas para os novos desafios de saúde, porém, não estão no passado. Por isso, queremos convidar o País a olhar para frente junto conosco”, complementa.
O conceito da campanha ganha forma a partir de um vídeo manifesto em que a narradora rejuvenesce a cada take, mostrando o quanto a trajetória da Pfizer se mistura com a vida de brasileiros de todas as idades, do idoso à criança. “Inovar em saúde é, realmente, como rejuvenescer sempre. É como descobrir um mundo novo todos os dias, a cada pista, a cada conquista, a cada estudo que nos deixa mais próximos de um tratamento que pode mudar o futuro de alguém. É com essa pesquisa silenciosa, diária, que estamos construindo, desde agora, esse 2092 cheio de saúde que desejamos para todos os brasileiros”, comenta Cristiane.
O vídeo manifesto está hospedado no site da campanha, que reúne todas as suas ativações, além de alguns dos principais anseios da população diante da pergunta-tema: O que você espera para os próximos 70 anos? “Há quem deseje derrotar o câncer, viver sem dor ou viver mais. Na página Pfizer 2092 contamos o que a companhia já está fazendo para chegar cada vez mais perto desses desejos”, explica Cristiane. Pelas ruas, o mesmo convite a refletir sobre o futuro da saúde tomou conta de abrigos de ônibus, relógios digitais, painéis de LED e metrôs, a partir de comunicações criativas divulgadas em cidades de diferentes regiões do País: Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Nas redes sociais, a mensagem vai ecoar por meio de parcerias com personalidades de diferentes perfis e campos de atuação, que já estão construindo um futuro mais plural, cheio de diversidade, como a paulistana Andrea Schwarz, uma das principais influenciadoras digitais PCD do País, ou a carioca Luana Génot, Líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil, além do educador parental Thiago Queiroz, responsável pelo blog Paizinho, Vírgula e pelo primeiro podcast brasileiro sobre paternidade.
O tom de colaboração da campanha vai além da parceria com criadores de conteúdo. Foi ouvindo o que pessoas de diferentes perfis esperam para a saúde dentro de sete décadas – seja um líder indígena, novos médicos, pacientes ou brasileiros em geral – que a Pfizer encontrou inspiração para o espetáculo Futuro 2092, criado pela Companhia de Dança Cisne Negro. Após curta temporada no Teatro do Masp, a montagem percorre a cidade de São Paulo em novembro em versão pocket e gratuita, passando por diferentes locais no centro, zonas sul, oeste e leste. “Queremos chegar mais perto das pessoas, colaborar para democratizar o acesso à cultura e a reflexões sobre esse tema tão essencial para o futuro de todos: a saúde”, diz Cristiane.
Além do espetáculo temático, a parceria com a Cisne Negro envolve um projeto social que será anunciado em dezembro, com o objetivo de ajudar a construir um futuro melhor para 70 crianças carentes da região central de São Paulo. O universo infantil também integra a campanha a partir de um vídeo descontraído, que será veiculado no próximo mês. “Não há como falar de futuro sem ouvir a nova geração de brasileiros, que tem a vida toda pela frente e vai viver nesse 2092 que estamos construindo hoje. Por isso, perguntamos às crianças como se fala o nome Pfizer, abordando com leveza essa história de uma multinacional de sotaque diferente que cria raízes e se mistura com o Brasil”, comenta Cristiane.
Como parte da campanha, a Pfizer também conduziu uma pesquisa em parceria com o Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica para descobrir o que os brasileiros estão fazendo, desde já, para construir um futuro com mais saúde, além de conhecer melhor os seus anseios para os próximos anos. O levantamento envolveu mais de 2 mil participantes, de todas as regiões do País. “Mais do que falar sobre a visão de futuro da Pfizer, a campanha foi concebida reforçando nosso propósito maior: colocar as pessoas no centro de tudo! Ouvir o que elas esperam da saúde nos ajuda a entender como a Pfizer pode, hoje e sempre, continuar a ser um grande parceiro nessa jornada”, complementa a executiva.
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