Foto acima: Dudu Godoy, vice-presidente e Roberto Tourinho, presidente do Sinapro-SP (divulgação)
O Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de SP), realizou no dia 27 de junho, no Jockey Clube em São Paulo, o ‘Change Storm’, evento que deu início às comemorações do aniversário de 80 anos do Sindicato e marcou a posse da diretoria que estará à frente da entidade no triênio 2023/2026. Ao todo, participaram 70 representantes e líderes da Indústria da Comunicação como CENP, APP, ABAP e FENAPRO.
Composta por 22 pessoas, a nova diretoria, encabeçada por Roberto Tourinho (integrante do Hall da Fama da Abramark) como presidente e Dudu Godoy, como vice-presidente, conta com a participação de mulheres, pessoas pretas, LGBTQIAPN+, e representantes das áreas de criação e planejamento. O objetivo é promover a Diversidade e Inclusão, Desenvolvimento Humano e Inovação nas ações a serem realizados pelo Sinapro-SP nesta gestão, de forma a representar o atual contexto da sociedade e das agências de publicidade.
“Queremos trazer a participação de profissionais que podem defender a narrativa da diversidade. Isto faz parte da proposta de qualificar as pessoas com foco na diversidade”, enfatizou Tourinho, ao explicar que isto é parte da meta de ressignificar o Sinapro-SP abrindo novas frentes de debate e trabalho, além daquelas com atuação já consolidada e que vem contribuindo para o desenvolvimento das agências paulistas.
Para marcar este novo olhar e narrativa do Sinapro-SP, o evento contou com uma palestra de Liliane Rocha, CEO e fundadora da Gestão Kairós e autora do livro “Como ser um líder inclusivo”, que apresentou um retrato sobre a diversidade hoje nas organizações, destacadamente, um recorte sobre como as agências de propaganda estão tratando essa questão, a partir de dados levantados pelo Observatório da Diversidade da Propaganda.
Os dados apontam que, entre CEOs e presidentes, em um universo de 13 entrevistados, apenas 15% são mulheres, 8% são negros (pretos e pardos), não há mulheres negras e 23% têm 50 anos ou mais. Nos cargos de liderança (gerente e cargos acima da mídia), em um universo de 105 profissionais, 49,8% são mulheres, 10,3% são negros (pretos e pardos), 4,6% são mulheres negras e apenas 6% têm 50 anos ou mais.
Estes dados, segundo Liliane Rocha, mostram o descompasso entre a realidade das agências e os desafios que elas têm para viabilizar uma comunicação mais inclusiva. “Quando vemos esses números, é possível perceber porque temos tantos problemas com campanhas que acabam reproduzindo vieses inconscientes, estereótipos e percepções obsoletas, que trazem equívocos e impactam a diversidade”, observou Liliane, ao destacar a gravidade de se tomar decisões sem um fundamento analítico e sem ter pessoas que sejam a real expressão das singularidades existentes no País e no mundo. “Esta situação requer que se assumam compromissos efetivos para impulsionar a representatividade da demografia brasileira, proporcionalmente, nas agências do País”, destacou.
O compromisso do Sinapro-SP em promover a diversidade e inclusão já se expressa na composição da nova diretoria, que conta com profissionais diversos e engajados no tema, como Tatiana Marinho, sócia e CEO da agência Gana; Ary Nogueira, sócio e Diretor de Criação da Gana; Felipe Simi, integrante do Hall da Fama da Abramark, CEO/Creative Charmain da Soko; Ronaldo Severino, CFO da Suno United Creators, Ana Coutinho, VP de Negócios da Galeria e Ester Parreira, sócia Diretora da House Criativa Comunicação.
Outra missão da nova diretoria do Sinapro-SP será aproximar a entidade das Universidades, ONGs, Coletivos e outras instituições com as quais o sindicato poderá trocar experiências mútuas no sentido de melhorar os modelos de gestão das agências filiadas e debater os temas da Diversidade e Inclusão, Desenvolvimento Humano e Inovação.
Roberto Tourinho destacou que o Sinapro-SP já realiza uma série de atividades relevantes e de suma importância para o mercado, como a negociação anual da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o acompanhamento de todos os projetos de lei no Congresso Nacional que dizem respeito à indústria da comunicação, a contribuição para melhoria de todos os editais de concorrências públicas nas diversas esferas de governo, a prestação de serviços de assessoria fiscal tributária, trabalhista e legal para todas as agências afiliadas, a realização de palestras e cursos nas áreas de RH, finanças, fiscal e trabalhista, e a atualização da tabela de referência para cobrança de custos internos.
Composição da nova diretoria do Sinapro-SP para o triênio 2023/2026:
Presidente – Roberto Tourinho – Sócio Executivo Network Consultoria e Participações
Vice-presidente – Dudu Godoy – Sócio Executivo Arroba Comunicação
Diretora Financeira – Tatiana Marinho – Sócia e CEO da Gana
Diretor Secretário – Ronaldo Severino – CFO da Suno United Creators
Diretores SP Capital:
Ana Coutinho Ferro – Vice-presidente de Negócios e Sócia da Galeria
Antonio Dudli – Vice-presidente na Dentsu Aegis Network
Ary Nogueira – Sócio e Diretor de Criação da Gana
Felipe Simi – CEO/Creative Chairman da SOKO
Francisco Garcia – Finance Director da Oliver Produções
Geraldo Brito – Sócio da DEBRITO Propaganda
Gustavo Giudice – CFO da Propeg
Luiz Augusto Teixeira Leite – Vice-Presidente Executivo & CFO do Grupo Ogilvy Brasil
Pedro Cesarino – CEO da Publicidade Archote
Rino Ferrari Filho – Sócio da Rino Com
Diretores Regionais:
Cesar Massaioli – CEO da Portal Publicidade – Campinas
Ester Parreira – Diretora House Criativa Comunicação – Bauru
Gustavo Castro – Sócio da Versão BR – Ribeirão Preto
José Roberto de Lalibera – Presidente e CEO da DLM Propaganda – São José do Rio Preto
Paulo Cesar Ferrari – Presidente e CEO da Octopus Comunicação – Santo André
Raul Audi Junior – Sócio da Audi Propaganda – Presidente Prudente
Rogério Almeida – Sócio e Diretor da Pontual Propaganda – Araçatuba
Thiago Alves – Sócio-Diretor da Verge Studio Comunicação – Taubaté