Sinapro-SP inicia comemorações dos 80 anos e empossa nova diretoria em evento com lideranças do setor

Foto acima: Dudu Godoy, vice-presidente e Roberto Tourinho, presidente do Sinapro-SP (divulgação)

O Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de SP), realizou no dia 27 de junho, no Jockey Clube em São Paulo, o ‘Change Storm’, evento que deu início às comemorações do aniversário de 80 anos do Sindicato e marcou a posse da diretoria que estará à frente da entidade no triênio 2023/2026. Ao todo, participaram 70 representantes e líderes da Indústria da Comunicação como CENP, APP, ABAP e FENAPRO.

Composta por 22 pessoas, a nova diretoria, encabeçada por Roberto Tourinho (integrante do Hall da Fama da Abramark) como presidente e Dudu Godoy, como vice-presidente, conta com a participação de mulheres, pessoas pretas, LGBTQIAPN+, e representantes das áreas de criação e planejamento. O objetivo é promover a Diversidade e Inclusão, Desenvolvimento Humano e Inovação nas ações a serem realizados pelo Sinapro-SP nesta gestão, de forma a representar o atual contexto da sociedade e das agências de publicidade.

“Queremos trazer a participação de profissionais que podem defender a narrativa da diversidade. Isto faz parte da proposta de qualificar as pessoas com foco na diversidade”, enfatizou Tourinho, ao explicar que isto é parte da meta de ressignificar o Sinapro-SP abrindo novas frentes de debate e trabalho, além daquelas com atuação já consolidada e que vem contribuindo para o desenvolvimento das agências paulistas.

Para marcar este novo olhar e narrativa do Sinapro-SP, o evento contou com uma palestra de Liliane Rocha, CEO e fundadora da Gestão Kairós e autora do livro “Como ser um líder inclusivo”, que apresentou um retrato sobre a diversidade hoje nas organizações, destacadamente, um recorte sobre como as agências de propaganda estão tratando essa questão, a partir de dados levantados pelo Observatório da Diversidade da Propaganda.

Os dados apontam que, entre CEOs e presidentes, em um universo de 13 entrevistados, apenas 15% são mulheres, 8% são negros (pretos e pardos), não há mulheres negras e 23% têm 50 anos ou mais. Nos cargos de liderança (gerente e cargos acima da mídia), em um universo de 105 profissionais, 49,8% são mulheres, 10,3% são negros (pretos e pardos), 4,6% são mulheres negras e apenas 6% têm 50 anos ou mais.

Estes dados, segundo Liliane Rocha, mostram o descompasso entre a realidade das agências e os desafios que elas têm para viabilizar uma comunicação mais inclusiva. “Quando vemos esses números, é possível perceber porque temos tantos problemas com campanhas que acabam reproduzindo vieses inconscientes, estereótipos e percepções obsoletas, que trazem equívocos e impactam a diversidade”, observou Liliane, ao destacar a gravidade de se tomar decisões sem um fundamento analítico e sem ter pessoas que sejam a real expressão das singularidades existentes no País e no mundo. “Esta situação requer que se assumam compromissos efetivos para impulsionar a representatividade da demografia brasileira, proporcionalmente, nas agências do País”, destacou.

O compromisso do Sinapro-SP em promover a diversidade e inclusão já se expressa na composição da nova diretoria, que conta com profissionais diversos e engajados no tema, como Tatiana Marinho, sócia e CEO da agência Gana; Ary Nogueira, sócio e Diretor de Criação da Gana; Felipe Simi, integrante do Hall da Fama da Abramark, CEO/Creative Charmain da Soko; Ronaldo Severino, CFO da Suno United Creators, Ana Coutinho, VP de Negócios da Galeria e Ester Parreira, sócia Diretora da House Criativa Comunicação.

Outra missão da nova diretoria do Sinapro-SP será aproximar a entidade das Universidades, ONGs, Coletivos e outras instituições com as quais o sindicato poderá trocar experiências mútuas no sentido de melhorar os modelos de gestão das agências filiadas e debater os temas da Diversidade e Inclusão, Desenvolvimento Humano e Inovação.

Roberto Tourinho destacou que o Sinapro-SP já realiza uma série de atividades relevantes e de suma importância para o mercado, como a negociação anual da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o acompanhamento de todos os projetos de lei no Congresso Nacional que dizem respeito à indústria da comunicação, a contribuição para melhoria de todos os editais de concorrências públicas nas diversas esferas de governo, a prestação de serviços de assessoria fiscal tributária, trabalhista e legal para todas as agências afiliadas, a realização de palestras e cursos nas áreas de RH, finanças, fiscal e trabalhista, e a atualização da tabela de referência para cobrança de custos internos.

Composição da nova diretoria do Sinapro-SP para o triênio 2023/2026:

Presidente – Roberto Tourinho – Sócio Executivo Network Consultoria e Participações

Vice-presidente – Dudu Godoy – Sócio Executivo Arroba Comunicação

Diretora Financeira – Tatiana Marinho – Sócia e CEO da Gana

Diretor Secretário – Ronaldo Severino – CFO da Suno United Creators

Diretores SP Capital:

Ana Coutinho Ferro – Vice-presidente de Negócios e Sócia da Galeria

Antonio Dudli – Vice-presidente na Dentsu Aegis Network

Ary Nogueira – Sócio e Diretor de Criação da Gana

Felipe Simi – CEO/Creative Chairman da SOKO

Francisco Garcia – Finance Director da Oliver Produções

Geraldo Brito – Sócio da DEBRITO Propaganda

Gustavo Giudice – CFO da Propeg

Luiz Augusto Teixeira Leite – Vice-Presidente Executivo & CFO do Grupo Ogilvy Brasil

Pedro Cesarino – CEO da Publicidade Archote

Rino Ferrari Filho – Sócio da Rino Com

Diretores Regionais:

Cesar Massaioli – CEO da Portal Publicidade – Campinas

Ester Parreira – Diretora House Criativa Comunicação – Bauru

Gustavo Castro – Sócio da Versão BR – Ribeirão Preto

José Roberto de Lalibera – Presidente e CEO da DLM Propaganda – São José do Rio Preto

Paulo Cesar Ferrari – Presidente e CEO da Octopus Comunicação – Santo André

Raul Audi Junior – Sócio da Audi Propaganda – Presidente Prudente

Rogério Almeida – Sócio e Diretor da Pontual Propaganda – Araçatuba

Thiago Alves – Sócio-Diretor da Verge Studio Comunicação – Taubaté

Compartilhe:

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

MARKETING TALKS

Uma Sala de Estratégia Virtual com os Maiores Nomes do Mercado

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore