Q&A Marketing
Com o objetivo de orientar empresários, profissionais e estudantes sobre muitas das mais importantes perguntas e dúvidas sobre marketing, a Abramark, de forma permanente, procurará responder a todas, recorrendo ao entendimento e experiência de seus Acadêmicos, e na medida em que essas dúvidas e perguntas forem se manifestando.
Quando surgiu o marketing?
Para muitos, surgiu nos anos 1960, com Philip Kotler. Em verdade, o uso da palavra é encontrado em manifestações desde os anos 1900 em diante. Mas seu verdadeiro entendimento data do ano de 1954, quando Peter Ferdinand Drucker lança seu livro “Prática de Administração de Empresas”. Nesse livro, sintetiza toda a sua experiência de dois anos como consultor na General Motors, onde nasce, sob a inspiração e competência de Alfred Sloan Jr., o verdadeiro marketing. Mais que uma caixa de ferramentas, mais que um departamento, uma forma de pensar, uma ideologia. A ideologia da Administração Moderna.
O que o é Marketing?
No entendimento da ABRAMARK, a melhor forma de definir o Marketing, é através do ditado americano que diz “Put yourself in someone’s shoes”; ou seja, colocar-se permanentemente no lugar dos outros. Nas empresas, no lugar de suspects, prospects e clientes. No chamado marketing pessoal, que todas as pessoas deveriam adotar e praticar, colocar-se permanentemente no lugar de todas as pessoas com que se relaciona. A palavra que melhor caracteriza o que é o verdadeiro comportamento de marketing, é, EMPATIA. Ou seja, independente do ambiente onde as ações aconteçam, as pessoas estejam e as ferramentas sejam utilizadas, a essência do marketing é única e assim deve ser entendida. Tem por objetivo principal conquistar, desenvolver e preservar clientes.
O que é Marketing Pessoal?
É a utilização de todos os conceitos, técnicas e ferramentas do Marketing para construir e qualificar a marca individual de cada pessoa, possibilitando que caminhe pelos negócios e pela vida de forma mais natural e contando sempre com o apreço e admiração de todas as demais pessoas.
O que é Marketing Digital?
Passados 30 anos do avanço da internet e das mídias sociais na vida de pessoas e empresas, hoje há o entendimento de que Marketing é um só, seja ele realizado no ambiente físico ou no ambiente digital. O que muda em verdade, não é o “o que”, mas sim, o “como”, através das ferramentas utilizadas. No ambiente físico a experiência proporcionada, na maioria das vezes, segue sendo muito superior, por outro lado no digital, o acesso à tecnologia e a uma quantidade jamais vista e crescente de dados, garantem maior agilidade e assertividade das ações e controle do retorno dos investimentos.
O que é Marketing de Relacionamento?
É, por essência, uma atitude permanente e perene que as empresas precisam ter para conquistar e preservar clientes. Mas alguns profissionais e especialistas desenvolveram técnicas e metodologias específicas para o planejamento e ativação de ações que visam intensificar a relação da empresa com sua base de clientes em busca de sua preferência e fidelidade.
O que é Marketing de Conteúdo?
Desenvolver-se conteúdo é um dos recursos a que as empresas recorrem em seus processos de comunicação, conscientes de que no processo de conquistar e preservar clientes, agregar conteúdo, entretenimento e ludicidade aumentam consideravelmente sua relevância no mercado. Atualmente o Marketing de Conteúdo ficou também conhecido como Branded Content, muito embora para alguns especialistas não signifiquem exatamente a mesma coisa.
O que é Marketing de Afiliados?
É uma metodologia cujo objetivo é promover pessoas como agentes de venda de produtos de outras marcas ou empresas, ganhando uma comissão pelas vendas geradas pelo trabalho de divulgação na web do chamado “afiliado”, um parceiro comercial digital. Essa comissão é paga através de um código que cada um recebe e que deve ser incluso no momento em que o seu “influenciado” efetivar a compra.
Marketing e Propaganda são a mesma coisa?
Não. Propaganda é uma das alternativas de comunicação que as empresas têm nos diferentes processos de divulgação, informação e vendas. É uma das alternativas do BRANDING. MARKETING E BRANDING, sim, são as duas faces de uma mesma moeda e absolutamente indissociáveis e complementares. Empresas e pessoas fazem MARKETING para sensibilizar, atrair e conquistar clientes; e, BRANDING, para crescer neles, com eles, e preservá-los. Conquistar e merecer sua atenção, mente e coração. Pela ordem.
Como Marketing e Vendas se complementam?
Não existe Marketing sem Vendas, e nem Vendas sem Marketing; um depende do outro e para que funcionem, precisam trabalhar juntos, um apoiando o outro. O Marketing é o responsável por toda a estratégia de um produto ou serviço, da sua viabilidade econômica e por sua comunicação, e Vendas, por garantir que esses produtos e serviços cheguem aos pontos de venda – físicos e digitais – de forma consistente, respeitando toda a complexa cadeia existente de representantes, distribuidores, varejo, atacado entre outros para que finalmente o produto ou o serviço esteja disponível, no local certo, com o preço certo, bem exposto, para que o consumidor que foi estimulado pela comunicação, possa efetivar a compra do mesmo. E, depois e em dando certo, cabe à área de Vendas seguir crescendo a performance do produto/serviço e ao Marketing, suportando-o em suas comunicações e estratégias.
Marketing é a alma do negócio?
Sendo a definição de Marketing “Put yourself in someone’s shoes”; colocar-se permanentemente no lugar dos nossos suspects, prospects e clientes, acreditamos sim, que o Marketing é a alma do negócio; de todos eles, seja qual for, independente de setor de atividade, porte, presença geográfica, B2B, B2C, físico, digital, híbrido, não importa. É por meio do Marketing de qualidade, sério, estratégico, ético, transparente, perene, que coloque sempre às pessoas em primeiro lugar ‒ colaboradores, fornecedores, parceiros, formadores de opinião e especialmente clientes ‒; respeitando suas características, formas de expressão e visão de mundo, que se materializam no mercado através dos seus produtos e serviços, que os objetivos do negócio serão alcançados. É a visão do verdadeiro Marketing, aquele que entende que as oportunidades estão todas no mercado, especialmente nas mentes e corações dos seus suspects, prospects e clientes que irá garantir o sucesso e sustentabilidade do negócio.