Cyd Alvarez: “hoje em dia, se você não está no ‘modo startup’, você tem que estar no ‘modo turnaround’”!

Com 45 anos de experiência e atuação destacada em comunicação e marketing, Cyd Alvarez é um dos profissionais mais reconhecidos do mercado. A vivência e as realizações de quem esteve dos dois lados “do balcão”, seja como agência ou anunciante, além do desempenho elogiável em entidades como ABP, Abap e Conar, tornaram Alvarez uma referência.

Fundador e chairman (entre 2019 e 2020) da NBS, segue desenvolvendo novos projetos, sempre com o talento e competência que o notabilizaram e colocaram seu nome no Hall da Fama da Abramark. Músico de longa data e amante do jazz, Cyd Alvarez respondeu nossas cinco perguntas. Confira!

Abramark – Você é um músico de qualidade, um pianista de talento reconhecido, entusiasta do jazz. Qual o significado da música para você? Quais bandas ou intérpretes tem ouvido ultimamente?

CA – Em primeiro lugar, muito obrigado pelo “músico de qualidade e talento reconhecido”! Adoro tocar, continuo estudando piano diariamente e espero estar sempre à altura desse elogio!

A música para mim sempre foi um “hobby levado muito à sério” e uma atividade que eu sempre conduzi com muito profissionalismo, paralelamente à minha carreira como empresário e publicitário.

Ela sempre foi responsável pelo meu equilíbrio emocional e me permitiu enfrentar com serenidade (quase sempre!) um mercado tão difícil, competitivo e em constante mudança, quanto o publicitário!

Meus pianistas prediletos são Keith Jarret e Bill Evans. Sempre! Mas claro, adoro pianistas como Herbie Hancock, Chick Corea, Brad Mehldau e a brasileira Eliane Elias! Além disso, sou apaixonado por música brasileira. Aí, eu destaco Tom Jobim, Marcos Valle, Menescal, Ivan Lins, Djavan, entre outros, todos meus ídolos!

Gosto também das bandas formadas pelo guitarrista Pat Metheny e da banda americana Snarky Puppy.

Abramark – Os shows e apresentações já estão plenamente retomados, as pessoas voltaram a frequentar as casas de espetáculos e bares no Rio de Janeiro pós-pandemia, venceram o receio?  

CA – Sem dúvida! Os shows estão “bombando”, no Rio e em todo Brasil! Bares e casas de shows lotados!

Como exemplo, há alguns dias (19/07) “relançamos” uma banda da qual eu fiz parte durante muitos anos (final dos 80 e início dos 90!) num show lotado num jazz-bar no Rio de Janeiro. Jazz Brazzil (assim mesmo, com zz, de jazz!) é o nome da banda, que voltou à ativa após 30 anos! O último show que fizemos juntos foi no Free Jazz Festival em 1992!!! Quatro ensaios foram suficientes para retomarmos os arranjos, a energia e a sintonia!

Abramark – Você é um paulistano que venceu na publicidade carioca e ficou na Cidade Maravilhosa. Muitas histórias são inversas, com profissionais do Rio vindo para São Paulo. Sente saudades da Capital Paulista e pensa em voltar? Tem novos projetos?

CA – Sim, sou um paulistano apaixonado pelo Rio! Comecei minha atividade publicitária no Rio. Mas, o projeto NBS nunca me afastou de São Paulo. Todas as semanas, durante os últimos 20 anos, dividi meu tempo entre Rio e São Paulo. Então, me considero um felizardo por poder aproveitar o “melhor dos dois mundos”! E, por falar nisso, o Rio continua exportando talentos para São Paulo, para várias áreas!

Continuo indo a SP, de 15 em 15 dias! Por questões ligadas a novos projetos e também por razões familiares.

Nesse momento, me associei a um grupo de investidores e estamos desenvolvendo duas empresas (ainda startups): uma na área de educação digital e outra na área de nanotecnologia aplicada à saúde.

Abramark – Como avalia o atual momento da comunicação? Acha que a criatividade continuará sendo o maior ativo de agências bem-sucedidas?

CA – Acho que a comunicação nunca foi tão desafiadora quanto atualmente! Por outro lado, nunca houve tantas oportunidades! Todos os profissionais e empresas que estão envolvidos com marketing e comunicação estão tendo que se reinventar radicalmente. Sejam veículos, agências, anunciantes, empresas de tecnologia, etc., hoje em dia, se você não está no “modo startup”, você tem que estar no “modo turnaround”! Esse é o mindset que profissionais e empresas têm que ter para se manterem competitivos!

E, sem dúvida, num mundo cada vez mais tecnológico, criatividade mais do que nunca é a palavra-chave para a construção de marcas e o relacionamento com o consumidor!

Abramark – Que conselhos ou dicas deixa para os estudantes e novos profissionais de comunicação e marketing que desejam prosperar e crescer no mercado?

CA – Seja humilde.

Ouça.

Leia.

Não tenha medo de errar, mas aprenda rápido!

Estude. Estude. Estude.

Aprenda com profissionais das gerações anteriores (acredite, eles têm algo a acrescentar!).

Dados e tecnologia são extremamente importantes, mas criatividade e talento são fatores que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso num mundo onde todos (incluindo seus concorrentes!) têm acesso a praticamente as mesmas informações!

Clique aqui e confira o depoimento de Cyd Alvarez, H.O.F. da Abramark, sobre a sua trajetória. Com mais de 45 anos de experiência em marketing e comunicação, Cyd é sócio-fundador e foi presidente da NBS Comunicação de 2002 a 2018.

#Abramark, #Marketing

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