O setor de hospitalidade – que envolve hotéis, bares e restaurantes, entre outros – está enfrentando uma escassez crônica de trabalhadores no Reino Unido. Segundo dados da UK Hospitality, mais de 188 mil vagas do setor estão em aberto no país, e apenas um em cada cinco trabalhadores acha esse segmento atraente para se trabalhar.
Para tentar resolver a questão, a Hospitality Rising, movimento britânico que visa enfrentar esses números e mudar essa percepção negativa, apresenta a campanha “Rise fast. Work Young” (“Suba rápido. Trabalhe jovem”, em tradução livre). Criada pela Forever Beta em parceria com uma série de outras agências e players – inclusive diversos brasileiros –, a comunicação usa uma linguagem moderna para ressignificar a área de hospitalidade, posicionando-a como uma carreira emocionante, divertida e energética.
Em animação, a campanha traz personagens cheios de orgulho e atitude, mostrando que trabalhar no setor não é apenas para as gerações mais jovens em idade, além de exaltar as possibilidades de alcançar posições de liderança e bons salários mais rapidamente que um trabalho de escritório. Produzida pela brasileira Ritmika Audio Arts, a trilha sonora acompanha a mesma dinâmica, trazendo a voz de Miss Kay, cantora local emergente, em um estilo hip hop do norte de Londres.
“A pandemia atingiu muitas indústrias de forma particularmente dura – e os jovens também sentiram os efeitos. Eles estão desesperados para socializar e olhar para o futuro. A hospitalidade é uma grande indústria onde as pessoas podem se unir. Esta campanha quebra a percepção de que a hospitalidade é uma vaga temporária e mostra todas as oportunidades de crescimento de carreira disponíveis”, destaca Mark McCulloch, fundador da Hospitality Rising.
“A hospitalidade é uma carreira emocionante e imprevisível. Oferece flexibilidade, liberdade e progressão de carreira em ritmo acelerado, mas, principalmente, não é chato como sentar em uma mesa das 9h às 5h – e esse é o argumento mais atraente para recrutar jovens. Nossa campanha destaca o aspecto divertido dessa economia da amizade e como ela desenvolve as habilidades dos jovens. No final, queremos que as pessoas se sintam orgulhosas de trabalhar aqui”, reforça o brasileiro Paulo Areas, sócio e diretor criativo da Forever Beta.
Também contribuíram com a campanha agências e produtoras como Ogilvy UK, VCCP UK, Smithfield Agency, Tigerbond, Wildstorm PR, Antler Social, Saved By Robots, The Fourth Angel, Ritmika Audio Arts e Mono Studio.
Assista:
#Abramark
Ficha técnica:
Hospitality Rising UK
Mark McCulloch Your Virtual CMO – Founder
David Campbell – Chairman
Lesley Mcilroy – Marketing Specialist
FOREVER BETA
Robin Gadsby – Chief Executive Officer
Paulo Areas – Chief Creative Officer
Nick Radley – Chief Strategy Officer
Darren Cox – Head of Design
Alexander Harazim – Designer
Miles Bingham – Creative
Mark Campion – Creative
Jack Cresswell – Creative
Ben Farrow – Creative
May Reinholdsson – Account Manager
Patrick Flynn – Head of Client Services
Sarah Jacobs – Production Lead
Bianca Green – Creative Producer
Philip Hardy – Video Editor, Animator & Director
Uzoma Patrick – Research Assistant
VCCP
Myles Cryan – Business Director
Emily Stovold – Group New Business & Marketing Director
Georgia Wright – Group Communications Director
Ogilvy UK
Rory Sutherland
Matthew Waksman
Sam Tatam
Ritmika Audio Arts
Music Director: Henrique Tanji
Voice: Miss Kay
MONO STATION
Bao Bao – Modeler
Nguyet Doan – Art Director
The Anh – Motion Designer
Huong Tra – VFX Artist
Smithfield Agency
Adam Shoefield
Garett Farrell
Phillip Hayes
Tigerbond
Lisa Boyle
Joanne Spence
Wildstorm PR
Rebecca Judah
Noel Bussey
Antler Social
Vic Banham
Matt Hucks
Saved By Robots
Michal Pawlukiewicz
Paul McVey
THE FOURTH ANGEL
Angie Moxham
Laura Nye