A CBA B+G, agência de branding e design do grupo WPP e um dos principais players do mercado brasileiro no segmento, inicia um movimento que mira a evolução de suas entregas, estrutura e modelo de negócios no País e na América Latina. Como passo fundamental para essa estratégia, a empresa anuncia a incorporação da ONI, escritório especializado em metodologias voltadas ao design de serviços e design de negócios.
A decisão é resultado de estudos e planejamento iniciados há alguns anos, quando a liderança da CBA B+G intensificou seu processo de adequação e transformação de métodos de entrega, serviço e gestão, entendendo o novo cenário do negócio do design – com foco em negócio e geração de valor em todas as circunstâncias. Responsável pela operação da rede francesa CBA em toda a América Latina, a agência brasileira fundada em 1995 traz em seu portfólio clientes como Nestlé, Braskem, Heineken, Polenghi, Nazca e Colgate, entre outros.
“A pandemia chacoalhou tudo e a indústria de serviços de comunicação é muito sensível. Logo no seu início, começamos a olhar para diversas alternativas e, no processo, encontramos a ONI. Nos aproximamos com a intenção de trocar aprendizados, mas rapidamente percebemos que tínhamos, além de uma complementaridade interessante, uma visão comum muito conectada ao pensamento voltado a negócios. A partir daí, o relacionamento começou a evoluir até este movimento, em que absorveremos a operação e integraremos suas especialidades para formar uma única empresa”, destaca Luis Bartolomei, sócio-fundador e CEO da CBA B+G.
Enquanto a CBA B+G traz em seu portfólio um vasto repertório de branding e design, que vai do posicionamento e identidade de marca ao packaging, passando ainda por pesquisa de caráter experimental e projetos de inovação, a ONI é especializada em design de serviços e design de negócios, conectados também ao branding. Na primeira, o pensamento de design é focado em mapear as dores e questões envolvendo produtos ou serviços em 100% das fases de interação do consumidor ou usuário, entendendo vulnerabilidades e sugerindo soluções ou melhorias. Já no segundo, esse conhecimento é aplicado em uma camada ainda mais profunda de detecção de oportunidades e proposições de soluções práticas, com um olhar sistêmico voltado às premissas do negócio – que permeiam desde a transformação da jornada do cliente a possíveis spin-offs ou derivação de um novo modelo de negócio.
“Percebemos que, com DNA muito semelhante, poderíamos aplicar à envergadura da CBA B+G muito do que oferecemos aos nossos clientes, auxiliando na evolução estrutural, comercial, metodológica e até cultural. Ao mesmo tempo, incorporamos a estrutura, experiência e robustez de uma das mais importantes e longevas empresas da indústria para levar nossos serviços a um novo patamar, atendendo das maiores multinacionais presentes na América Latina a startups ou spin-offs com grande potencial de crescimento”, completa Herick Ferreira, egresso da ONI e que passa a responder como head de Growth da CBA B+G.
Com a nova estrutura, mantêm-se como sócios da operação da CBA B+G, além de Luis Bartolomei (sócio-fundador e CEO), os executivos Ludovic Dapoigny, head de business Latam; e Alex Espinosa, head de estratégia e inovação. Ampliando o olhar sobre áreas fundamentais do negócio e com atuação estratégica em diferentes disciplinas, integram-se também quatro novos managing partners: além de Herick Ferreira (Growth), chegam Barbara Duavy, como head de Cultura; Henrique Ayres, como head de Finanças; e Thiago Ramiro, como head de Informações e Business Design.
“A integração das capacidades, modelo operacional e cultura organizacional da ONI ao ambiente da CBA B+G representa a construção de um novo modelo, onde os processos de construção de marca nunca estão dissociados do pulso dos negócios e não há separação, para citar um exemplo, entre corporate e consumer design. Nossa longa história com produtos e identificação com a indústria de bens de consumo, junto à visão de design de serviços e de negócios vindos na bagagem da ONI, é a mistura perfeita que buscávamos para confirmar nosso compromisso como parceiro estratégico de nossos clientes, sejam eles de médio ou grande porte, regionais ou multinacionais, evergreen ou nativos digitais”, complementa Bartolomei.
Com a integração oficial iniciada já neste mês de dezembro, a CBA B+G passa a ter cerca de 90 colaboradores, no Brasil ou espalhados pela América Latina, cuja condução com foco em cultura, a cargo de Duavy, será impulsionada por uma nova dinâmica de conexão e gestão da informação e do conhecimento entre as equipes, a cargo de Ramiro.
Fundada no Brasil em junho de 1995 como B+G, a CBA B+G é uma das principais agências de branding e design do País. Em 2014, passou a integrar a rede francesa CBA, do grupo WPP, garantindo a presença operacional da companhia na América Latina. “A evolução da CBA B+G é um grande exemplo em relação ao movimento natural e a maturidade da nossa indústria ao redor do mundo, do qual sempre fomos protagonistas: ter o design como ferramenta de transformação voltada a negócios cujo propósito é a construção de futuros desejáveis”, comenta Louis Collinet, chairman global da rede CBA, baseado em Paris.
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Na foto, da esquerda para a direita: Alex Espinosa, Thiago Ramiro, Henrique Ayres, Ludovic Dapoigny, Luis Bartolomei, Barbara Duavy e Herick Ferreira