Pesquisa independente aponta: Instagram supera WhatsApp como app mais utilizado no Brasil

O Instagram supera WhatsApp como o aplicativo no qual o brasileiro passa mais tempo ao longo do dia, condição citada por 35% dos usuários de smartphone no País, de acordo com a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box Uso de Apps. Há um ano, o aplicativo estava em segundo lugar e citado por 27% dos entrevistados. O Instagram também segue na vice-liderança no ranking de aplicativos acessados mais vezes ao longo do dia, mas cresceu 4 pontos percentuais em um ano, passando de 15% para 19%.

Em termos de presença na homescreen, o Instagram subiu de 42% para 46% no mesmo período e o seu sucesso se concentra principalmente no público feminino e jovem, com destaque às mulheres, das quais 41% apontam o Instagram como o app no qual passam mais tempo ao longo do dia. Entre os homens, o percentual é de apenas 27%. Na faixa de 16 a 29 anos, o aplicativo está na liderança no ranking de apps em que passam mais tempo, de acordo com 45% dos entrevistados nessa faixa etária. O percentual cai para 35% entre aqueles com 30 a 49 anos, e diminui para 21% na faixa a partir de 50 anos.

Segundo os organizadores da pesquisa, o foco estratégico do Instagram na promoção de vídeos através da sua ferramenta Reels pode ser a explicação para as pessoas estarem passando mais tempo nele. Criado para fazer frente às plataformas de vídeos curtos, como TikTok e Kwai, o Reels tem conseguido manter a base de usuários do Instagram engajada e, pelo visto, mais tempo com o app aberto.

WhatsApp continua o mais presente na tela inicial do smartphone nacional

Mais da metade dos entrevistados, 54%, possuem o WhatsApp instalado na tela inicial do smartphone, o que o mantém na liderança do ranking do app mais aberto ao longo do dia, mencionado pelos mesmos 54% dos brasileiros. A proporção de brasileiros que apontam o WhatsApp como o app com o qual passam mais tempo caiu de 33% para 30% em um ano, o que o levou agora para a vice-liderança nesta edição da pesquisa. Porém, se fosse considerado apenas o público masculino ele é o campeão nesse quesito (33%), assim como entre as pessoas com 50 anos ou mais (34%).

Serviços de streaming de vídeo, filmes, música e podcast em alta

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box Uso de Apps também reitera a preferência por serviços de streaming de vídeo, filmes, música e podcast. Em um ano, passou de 64% para 69% a proporção de brasileiros com smartphone que assinam alguma plataforma paga de filmes e séries. Se considerados os últimos três anos, houve um crescimento de 24 pontos percentuais – eram 45% em 2019. Na pesquisa anterior, há 6 meses, o percentual era de 66%.

A assinatura de streaming de música também subiu. Em um ano, passou de 37% para 41% a proporção de brasileiros com smartphone que pagam por esse serviço. O Spotify lidera com folga, tendo subido de 57% para 62% em um ano sua proporção de assinaturas pagas de streaming de música. Merece destaque ainda a popularização dos podcasts. Seis meses atrás, quando a pesquisa abordou esse tipo de conteúdo pela primeira vez, 38% dos brasileiros com smartphone tinham o costume de escutar podcasts. Agora são 43%.

Outras descobertas da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box Uso de Apps

– O Telegram parou de crescer em presença na tela inicial do smartphone nacional e caiu da quarta para a quinta posição nesse quesito;

– iOS representa agora 19% da base de smartphones em serviço no Brasil. Um ano atrás era 13%;

– TikTok está instalado em 41% dos smartphones brasileiros, na frente do Twitter (37%) e do LinkedIn (35%);

– 47% dos brasileiros já leram algum livro no smartphone. A proporção que assina serviços de jornal ou revista através de aplicativos mobile é de apenas 10%;

– A pesquisa também observou uma queda na proporção de brasileiros que usam seu smartphone para jogos. Em um ano, o percentual caiu de 53% para 48%. O Free Fire retomou a liderança como jogo móvel preferido do brasileiro, posto que havia perdido seis meses atrás para o Candy Crush. Nesta edição teve a entrada do Fifa no ranking dos mais populares, por conta da realização da Copa do Mundo.

A pesquisa entrevistou, entre os dias 9 e 21 de novembro de 2022, 2.039 brasileiros com 16 anos ou mais que possuem smartphone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

O relatório pode ser baixado gratuitamente aqui.

 

#PanoramaMobiletime, #Opinionbox, #pesquisa, #mobile, #Instagram, #WhatsApp

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

MARKETING TALKS

Uma Sala de Estratégia Virtual com os Maiores Nomes do Mercado

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore