A NotCo, empresa de tecnologia de alimentos em rápido crescimento avaliada em US$ 1,5 bilhão e com exclusiva Inteligência Artificial patenteada chamada Giuseppe, acaba de anunciar que Fernando Machado, um dos profissionais de marketing mais respeitados do mundo, assume como CMO global da empresa em abril.
Machado é um profissional de marketing brilhante, apaixonado por marcas e negócios em crescimento. Ele é conhecido por ultrapassar os limites criativos para impulsionar as empresas em que atua e foi vencedor dos prêmios mais cobiçados do setor.
Antes de ingressar na NotCo, Machado ficou dois anos como CMO da Activision Blizzard, uma das empresas de jogos e entretenimento interativo mais bem-sucedidas do mundo. Além de, anteriormente, também ter atuado com o mesmo cargo por sete anos na Restaurant Brands International (RBI). Sua atuação no Burger King e Popeyes teve muito destaque no mercado, com diversas premiações por levar as marcas para um nível de relevância cultural e impulsionando os negócios.
O executivo começou sua carreira como estagiário na Unilever, onde trabalhou com diferentes marcas ao longo de seus 18 anos de empresa, atuando pela última vez como VP de Desenvolvimento de Marca Global da Dove.
“Conheci Fernando quando ele me procurou anos atrás para dizer que apreciava o trabalho que estávamos fazendo. Na realidade, nós éramos grandes fãs do trabalho que ele estava fazendo. Então, quando a oportunidade apareceu, decidimos unir forças”, afirma o cofundador e CEO da NotCo, Matias Muchnick. “Nossa missão desde o início tem sido criar um mundo mais sustentável e transformar a indústria alimentícia criando produtos verdadeiramente deliciosos à base de plantas. A expertise do Fernando fala por si só e estamos entusiasmados em recebê-lo em nossa equipe de liderança. Estamos confiantes de que sua experiência e paixão por nossa missão irão acelerar ainda mais a jornada da NotCo.”
A contratação de Machado acontece logo após uma rodada bem-sucedida de investimento que NotCo anunciou em dezembro passado, com o objetivo de crescer a nova unidade B2B da foodtech. A plataforma foi criada como uma forma de permitir que outras marcas CPG, fornecedores de insumos e provedores de tecnologia aproveitem Giuseppe para seus próprios propósitos de inovação, além de acelerar, exponencialmente, a transformação da indústria à base de plantas. A NotCo já demonstrou sucesso no licenciamento de sua tecnologia patenteada por meio de uma joint venture com a Kraft Heinz (The Kraft Heinz Not Company) que já lançou vários produtos no mercado americano.
“Tive o prazer de trabalhar com algumas das marcas mais amadas do mundo e estou animado para aplicar minha criatividade e o meu know-how à equipe da NotCo”, disse Machado. “Sou um grande fã da marca e de sua tecnologia desde que foi lançada nos Estados Unidos, há alguns anos. Os produtos são incríveis, mas, além disso, acredito plenamente no propósito da NotCo. A cultura de sonhar alto e realizar mudanças reais que o Matias e outros líderes construíram é admirável, e estou realmente ansioso para acelerar ainda mais o crescimento da NotCo por meio de marketing diferenciado e criativo.”
Além de seu crescimento exponencial, a NotCo é mais conhecida por revolucionar o mercado de plant-based por meio de sua tecnologia proprietária, que detém 12 patentes nos EUA por sua capacidade de recriar a mesma experiência (sabor, textura, funcionalidade e até cheiro) de alimentos de origem animal usando apenas ingredientes à base de plantas. Em 2019, a então startup chilena em estágio inicial chamou a atenção da comunidade internacional de tecnologia ao se tornar o primeiro investimento da Bezos Expeditions na América Latina. Desde então, a NotCo segue em trajetória ascendente, transformando a indústria de alimentos e o segmento plant-based, formando parcerias internacionais com Burger King, Shake Shack, Starbucks e Dunkin Donuts, e atraindo investidores famosos como Roger Federer, Lewis Hamilton e Questlove.
Atuação da NotCo no Brasil
O Brasil é um dos países mais estratégicos para o crescimento e expansão da NotCo. Já são mais de R$150 milhões investidos e a expectativa é que a empresa dobre de tamanho no país em 2023.
A estratégia de crescimento tem como foco o desenvolvimento de novas categorias de produtos, expansão para regiões que a marca ainda não está presente e a abertura de um novo centro de inovações, com instalações maiores e uma cozinha experimental para testes da equipe de P&D e parcerias.
Somente em 2022, a foodtech expandiu sua presença para os estados do Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal e lançou 10 SKUs, com ampliação das linhas de NotBurger™ e NotMilk™ e introdução de novas categorias, com o NotCreme de Leite™, NotMilk High Protein™, e NotMeat™, composta por kibe, almôndega e carne moída.
Acompanhando a estratégia global, a operação no Brasil também vem trabalhando para aumentar a oferta de produtos plant-based em restaurantes e lanchonetes ampliando cada vez mais sua gama de parceiros, com nomes locais importantes como Bullguer, Mr. Cheney e Casa do Pão de Queijo.
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