A Change the Ref, entidade norte-americana de combate à violência armada por meio de educação, ativismo e geração de conversas, apresenta seu novo projeto: o Yellow Bus Lens. A iniciativa usa como canal principal o Snapchat – uma das principais redes sociais usada pelos jovens americanos –, oferecendo à população um filtro que reconhece qualquer um dos tradicionais ônibus escolares amarelos e, a partir daí, oferece informações e opções de iniciativas contra o uso, comércio e cultura armamentista nos EUA.
No projeto, ao ver qualquer ônibus amarelo, o público precisa apenas abrir o Snapchat e apontar a câmera para eles, usando o filtro do Yellow Bus Lens disponível no app. Ao digitalizar o veículo, a audiência é levada ao site do NRA Children Museum, conhecendo formas efetivas de como agir contra a violência armada e engajar com o movimento antiarmas – inclusive enviando mensagens aos congressistas de cada região.
“Queremos transformar cada ônibus escolar em um lembrete das milhares de crianças que perdemos devido à violência armada”, disse Manuel Oliver, cofundador da Change The Ref e pai de Joaquin Oliver, que perdeu a vida no tiroteio da escola de Parkland, em 2018. “Estamos encontrando maneiras de atender a geração jovem onde eles estão, fornecendo a eles os recursos de que precisam para enfrentar os políticos que ficam de braços cruzados enquanto mais de nossas crianças são mortas a cada ano”, complementa.
A iniciativa foi idealizada pela Ogilvy Chicago, com a criação e produção do filtro, que usa ferramentas de inteligência artificial para reconhecer todos os tipos e modelos dos veículos, assinada pela Hogarth Brasil.
A movimentação dá continuidade à ação anterior da entidade, o “NRA Children’s Museum”, um comboio de 52 ônibus escolares cujos assentos vazios representavam as 4.368 crianças que perderam a vida devido à violência armada em um único ano nos Estados Unidos. A primeira aparição do projeto aconteceu em julho de 2022, com os veículos – foram visitar o senador Ted Cruz, um dos principais defensores da indústria armamentista dos EUA e recebedor de fundos do NRA (National Rifle Association).
As armas são a principal causa de morte de crianças americanas e a lente do Change The Ref no Snapchat espera aumentar a conscientização sobre o ciclo interminável de violência armada no país transformando o ônibus escolar amarelo em um veículo de mudança.
Assista:
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Ficha técnica:
Client: Change the Ref Founders: Manuel and Patricia Oliver Agency: Ogilvy Chicago Global Chief Creative Officer: Liz Taylor Global Deputy Chief Creative Officer: Joe Sciarrotta Chief Creative Officer: Menno Kluin Executive Creative Director: Isaac Pagán-Muñoz Group Creative Director: Sakshi Choudhary Creative Director / Design: Connor Fleming Associate Creative Director / Art: Summers Ford Designer: Estella Xian Global Head of Production: Dave Rolfe Executive Producer: Gayle McCormick Account: Peter Kush Influencer Marketing: Susie Cha Associate Director Digital Project Manager: Philp Puleo Digital Producer: Elizabeth La Sr Producer: AD Hunter Sr Motion Graphics Editor: Reyson Morales Head of Innovation: Kaare Wesnaes Chief Communications Officer: David Ford Lens Production: Hogarth Brasil Tech Lead: Thiago Fredes XR Dev: Laura San QA Coordinator: Maureen de Souza
QA: Larissa Campelo QA: Wilson Maruyama BA: Pedro Rissi Project Manager: Paula Helm Project Manager: Gabriela Ruiz Account Manager: Giovanna Raucci Account Director: Romulo Errico Production Company: Hungry Man Director: Brian Buckley Executive Producer: Mino Jarjoura Executive Producer: Alex Mehedff Producer: Matt Lefebvre Editor: Jason Macdonald Photographer: Sandro Miller Composer: Harrison Gill