A Locaweb Company é um exemplo de empresa capaz de acompanhar o dinamismo do mercado de tecnologia e e-commerce. Isso pode ser visto pela sua evolução desde a sua fundação no final da década de 1990 e o início dos anos 2000, quando passou de uma empresa de hospedagem, para um business de Software as a Service (SaaS) e plataformas de e-commerce, desenvolveu o seu próprio meio de pagamento na metade da década de 2010 e mais recentemente, em 2021, avançou para a estratégia que entende ser a vencedora nesse mercado, a estratégia de construção de um robusto ecossistema que esteja presente em toda a jornada digital dos clientes, independentemente do seu tamanho e segmento.
Desde a sua fundação no final da década de 90 e especialmente depois das captações feitas no IPO e no Follow-on, a companhia passou a atuar em diversas etapas da jornada digital do cliente, tais como: Plataforma de e-commerce para PMEs, Plataforma de e-Commerce para clientes Enterprise, Geração de Leads, Pagamentos, Gestão, Serviços Financeiros, Logística, Retenção e Fidelização.
A estratégia de ecossistema, além dos benefícios trazidos na prosperidade dos negócios dos clientes, auxilia a Companhia a ter melhores units economics, que são traduzidos em maior Lifetime Value (métrica de negócios que estima a margem de contribuição da vida de cada cliente na empresa), por aumento de ARPU e redução de churn (métrica utilizada para determinar a perda de receita ou de clientes), e menor Custo de Aquisição de Clientes (CAC), vantagens competitivas sobre os concorrentes e abre uma grande oportunidade para cross-leads entre as plataformas e, principalmente, cross-sell entre as empresas, oportunidade que deverá ser acelerada em 2023. Parte desses benefícios já pode ser observada nos resultados de 2021 e 2022, uma vez que o churn da operação se manteve estável mesmo com a intensificação dos esforços para aquisição de clientes.
Fernando Cirne, integrante do Hall da Fama da Abramark e CEO da empresa, afirma que “a Locaweb Company é uma companhia que disponibiliza um portfólio robusto de produtos que auxiliam o empreendedor desde o momento em que inicia a sua jornada digital até nos processos para melhorar o relacionamento com seu cliente. Com as soluções de e-commerce, por exemplo, a empresa oferece uma gama completa de ferramentas que promovem a venda online, independentemente do tamanho, realidade ou momento do empreendimento. Por meio de um ecossistema que atua de forma sinérgica, a companhia leva a melhor solução para cada necessidade, garantindo resultados e crescimento sustentável para todos os clientes”.
A Locaweb Company, foi fundada em 1998, e nos seus 25 anos de atuação, conta com quase 4 mil funcionários, e mais de 600 mil clientes, considerando todas as unidades do ecossistema. A empresa nasceu com o propósito de ajudar os negócios de seus clientes a prosperarem por meio do uso da tecnologia. A companhia continuamente foca em inovação, presente em seu DNA desde o início de suas operações, buscando antecipar as demandas do mercado e de seus clientes.
“Ninguém no mercado oferece um portfólio tão diversificado e integrado de produtos e serviços tecnológicos a seus clientes quanto a Locaweb Company, que possui comprovada capacidade de desenvolver internamente, ou adquirir de terceiros, novos produtos e serviços complementares àqueles já oferecidos. O modelo de negócios do grupo cria também um ambiente sinérgico com alto potencial de cross-selling entre os segmentos de Be Online / SaaS e o segmento de Commerce ajudando nossos clientes a crescerem rapidamente”, argumenta o CEO.
Projetos futuros: o que ainda vem por aí
Com relação às aquisições, a Locaweb Company busca selecionar empresas com ofertas de produtos e serviços estabelecidos, base sólida de clientes e que já tenham desenvolvido uma tecnologia capaz de ampliar ou complementar o portfólio de produtos e serviços da empresa, acelerando a estratégia de crescimento da companhia.
“Em decorrência do sucesso das aquisições feitas pela companhia desde 2012, sempre consistentes com a estratégia de crescimento sustentável e que tiveram sempre os mesmos princípios de receitas recorrentes, sinergia de custos, retenção de talentos existentes, consolidação dos produtos e serviços no portfólio e viabilidade de cross-selling e up-selling, a Locaweb Company continuará buscando oportunidades de aquisições no setor de tecnologia no Brasil que aumentem ou complementem seu atual portfólio de produtos e serviços e, principalmente, que se encaixem e acrescentem à jornada do nosso cliente.”, comenta Cirne.
Como valores, a companhia atua com: curiosidade, persistência, qualidade, criatividade e honestidade. “Qualidade para nós é isso: encantar nossos clientes, o mundo e ajudar cada cliente a se sentir único”, finaliza o CEO.
#Abramark, #LocawebCompany