Com o tema “O botão SYNC do mercado”, ABA promove Encontro Nacional de Anunciantes (ENA) 2023

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) – promove o Encontro Nacional de Anunciantes (ENA), que será realizado em 27 de setembro, das 9 às 12h, em formato híbrido, no Teatro Unibes Cultural, com transmissão ao vivo, e conta com a cocuradoria da Kantar Ibope Media.

A temática do evento anual da entidade gira em torno dos avanços na medição de cross-media, reflexões sobre os limites e poder de alcance para a IA e o marketing, além de um retrato sobre uma indústria, que busca ter mais representatividade e ser cada dia mais inclusiva.

“A ideia é sincronizar as pessoas com assuntos e tendências relevantes à indústria publicitária, como a medição cross-media, a Inteligência Artificial e a representatividade e inclusão na indústria publicitária”, explica Sandra Martinelli, integrante do Hall da Fama da Abramark, CEO da ABA e Membro do Comitê Executivo da WFA.

Nelcina Tropardi, presidente da ABA e Diretora Geral de Jurídico, Relações Governamentais, ESG e Compliance da Dasa, contextualiza o momento atual: “Nossa indústria segue em evolução e, diante da constante mudança, com a inserção da IA no mercado publicitário, novas perguntas emergem. Entre elas, temas acerca de um cenário regulatório iniciante; educação e conscientização dos futuros profissionais; aplicação da ferramenta para ter mais diversidade, equidade e inclusão na indústria. Estas são algumas das provocações que vamos trazer para discussão no ENA deste ano”.

O primeiro painel, que traz a temática “O SYNC da Mídia – Um passeio pelo universo das audiências cross-media“, vai evidenciar a preocupação dos anunciantes para que as métricas cross-media sejam transparentes e capazes de quantificar as audiências onde elas estiverem. Serão citadas algumas iniciativas pelo mundo que atingiram este objetivo, encontradas pela WFA (World Federation of Advertisers), entidade global que representa os anunciantes e a qual a ABA é associada e membro de seu Comitê Executivo, e pela empresa de pesquisa, Kantar. Para conversar sobre o tópico foram convidados Matt Green, Diretor de Serviços Globais de Mídia da WFA; Patrick Béhar, CEO Global da Kantar Media; e Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil. A moderação será realizada por Celia Nishio, Global Marketing Intelligence Director da Natura.

“Cada vez mais as marcas investem em estratégias multicanais e, ao mesmo tempo, um dos grandes desafios da indústria é entender como elas estão performando em cada um dos canais, como a TV e o digital. A publicidade vem se tornando cada vez mais direcionada, portanto, ter uma visão única do desempenho das campanhas cross-media, entender o alcance e a frequência com uma visão clara e precisa da audiência nos diferentes tipos de mídia em tempo real, ajuda marcas e anunciantes no direcionamento de suas estratégias, otimizando suas verbas publicitárias em TV e digital, enquanto a campanha ainda está no ar”, ressalta Sandra.

Que acrescenta: “além disso, é preciso usar métricas unificadas para que não haja disparidade entre a percepção de marcas e agências, com cada um olhando para os dados com cálculos e KPIs diferentes”.

A Kantar IBOPE Media, parceira estratégica ABA e cocuradora do ENA 2023, trouxe este tema para nosso evento por ser de extrema importância de ser discutido e irá apresentar, junto da WFA, algumas iniciativas pelo mundo com relação a métricas cross-media transparentes e capazes de quantificar as audiências onde elas estiverem.

“Este encontro anual, além de muita reflexão e conteúdo de qualidade com profissionais renomados do setor, será palco do lançamento do mais novo guia da ABA, o Guia Marketing Sustentável 2030. Trata-se de uma tradução de sua versão original, elaborado pela WFA, em parceria com a Kantar, com o objetivo fornecer uma estrutura de crescimento sustentável à medida que redefinimos o papel do marketing. Criado a partir do contexto Planet Pledge, iniciativa global da WFA, que usa o marketing como uma força positiva para a mudança ambiental, e de pesquisa realizada entre outubro de 2022 e março de 2023, com 938 profissionais de marketing seniores do lado do cliente, em 48 países, e entrevistas com 10 especialistas em sustentabilidade e 18 CMOs globais, que identificou 5 princípios-chave para impulsionar a sustentabilidade nas empresas”, define Sandra Martinelli.

O lançamento contará com a participação de Marco Frade, Presidente do Comitê de Mídia da ABA e Head de E-Commerce da Diageo BR.

Com moderação de Renata Vieira, Diretora de Marketing Sênior da Reckitt, o tema do segundo painel será Inteligência artificial em escala. Os convidados são Hugo Rodrigues, integrante do Hall da Fama da Abramark e Chairman do McCann Worldgroup para WMcCann, Craft e Aldeiah; Daniella Brissac, Vice-presidente da ABA e VP Marketing Brasil & CCX LATAM na Kenvue; e Denis Onishi, Diretor Comercial Sênior da Pluto TV, que vão discutir uma das principais temáticas do ano, a inteligência artificial. Eles discorrerão sobre o emprego da ferramenta para as diferentes funções do profissional de marketing e comunicação e seus potenciais riscos para a indústria. E o grande apontamento do painel: será que o Brasil está pronto para utilizar a I.A. em escala?

Após o coffee break, Sandra Martinelli iniciará o último painel do evento, que terá como pauta o caminho para uma indústria verdadeiramente diversa e inclusiva, com moderação de Veronica Hoe, Gerente Sênior de Políticas Públicas na Meta. Ao longo do ano, diferentes pesquisas retratam realidades distintas sobre o tema “diversidade e inclusão no Brasil”. Para falar sobre o tema, foram convidados: Flavio Waiteman, Diretor Comercial da Tech and Soul; Patrick Sabatier, Conselheiro da ABA e Diretor de Assuntos Corporativos e Envolvimento da L’Oréal; Daniele Godoy, Gerente de Projetos da Unstereotype Alliance no Brasil; e Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Diretora Geral de Jurídico, Relações Governamentais, ESG e Compliance da Dasa.

A CEO da Kantar IBOPE Media, Melissa Vogel, comenta: “Realizar a cocuradoria do ENA é motivo de orgulho e grande responsabilidade. Orgulho, pois apoiamos a missão da ABA de promover excelência e melhores práticas para o marketing e comunicação sob a ótica dos anunciantes. Responsabilidade, pois o mercado reconhece a importância de dados íntegros e comparáveis, que apoiam a jornada da indústria de mídia com seus consumidores”.

Para conferir a programação completa do evento e se inscrever, acesse o link.

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