A Cosan, empresa com atuação em energia renovável, agronegócio, óleo e gás, mineração e crédito de carbono, em parceria com a agência Ana Couto, anuncia seu processo de rebranding com novo posicionamento global. Sua antiga forma de se posicionar a enquadrava apenas como uma holding e não deixava tão clara suas estratégias para investidores, público interno e externo, fazendo com que a companhia fosse percebida abaixo de seu verdadeiro potencial.
A agência Ana Couto assumiu o papel de realizar o processo de alinhamento de marca, negócio e comunicação, fazendo com que a Cosan assumisse o protagonismo dos negócios, antes deixado para as empresas embaixo de seu guarda-chuva como Raízen, Moove, Rumo e Compass. Além disso, a comunicação passou a ser segmentada para atender às especificidades de um grupo diversificado de stakeholders, desde o público interno até investidores, imprensa e governo.
O termo “Responsible Print Cosan” foi introduzido para integrar as práticas sustentáveis da companhia, gerando mais destaque para seus pilares, além do ESG: governança corporativa e transparência; mudanças climáticas (descarbonização das cadeias de atuação); diversidade, equidade e inclusão; impacto social (parcerias para colaborar com a transformação da sociedade), além de segurança das pessoas. “Devido ao tamanho da Cosan, e pelo fato de a companhia fazer a gestão de várias empresas, foi utilizada a estratégia de criar uma personalidade empreendedora, responsável e realizadora. Assim, traduzimos seu papel como gestora de portfólio presente nas áreas de maior diferencial competitivo do Brasil no mundo”, afirma Ana Couto, CEO da agência.
Também como parte da estratégia de rebranding, a companhia apresenta uma nova logomarca, com tonalidades que remetem a uma realidade mais digital, com elementos que enfatizam movimento e energia. A empresa também lançou a campanha “Faz Acontecer” destacando a ação da companhia no presente. “A estratégia de mídia inclui filmes para TV e canais digitais, bem como mídia impressa em veículos de destaque. A marca também busca reconhecimento global com anúncios em locais como Times Square, Wall Street Journal, The Economist e CNN”, revela Ana Couto.
A partir de agora, a Cosan também adota um novo tom de voz: mais simples, acessível, otimista e afirmativo, tendo como objetivo comunicar com clareza e transparência suas operações e gestão de portfólio. “Com o rebranding, a Cosan está pronta para abraçar seu novo posicionamento e continuar a desempenhar um papel fundamental no país e no mundo como agente de transformação. Este marco representa um passo significativo na jornada do Grupo Cosan em direção a um futuro mais promissor e impactante”, afirma representante da Cosan.
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