Bauducco renova seu posicionamento e identidade visual pela primeira vez em mais de 30 anos

A Bauducco promove sua maior virada de posicionamento e identidade visual dos últimos 30 anos, em projeto criado pela consultoria de estratégia e inovação Alexandria, e pelo escritório de design Pharus Bright Design.

Primeiramente, por meio da construção de uma estratégia de marca única, todo o portfólio de produtos Bauducco, que foi crescendo significativamente ao longo dos anos, foi organizado sob um mesmo eixo conceitual. Posteriormente, todos os assets visuais foram revisitados a fim de que se chegasse à construção de uma comunicação consistente e mais contemporânea.

“Nosso principal desafio foi evoluir essa icônica marca para que ela permanecesse uma love brand, um elemento cultural e afetivo historicamente presente no dia a dia de todos os brasileiros, e que agora ganha uma nova roupagem capaz de conectar Bauducco às novas gerações. Contar com um time parceiro como o da Bauducco foi fundamental para que chegássemos a esse resultado”, explica Cris Inoue, sócia-diretora da Pharus.

Foram avaliados todos os componentes da identidade visual – logo, símbolo, cores, tipografia, grafismos, ilustração, fotografia – de forma a eliminar os excessos e dar significado a poucos e bons elementos.

A arquitetura visual de todas as embalagens também foi completamente revisada para trazer maior impacto na gôndola, com melhorias de consistência visual, navegação entre produtos, sabores e valorização do appetite appeal, que ganha protagonismo, permitindo que o produto fale por si só.

O logo, o grande destaque do rebranding, antes contido dentro de uma forma que limitava seu uso, ganha destaque e prestígio em todos os pontos de contato. Seu redesenho partiu de uma profunda pesquisa sobre tipografia italiana e suas características, de um vasto estudo de comportamento caligráfico de cada letra para então aterrissar em um novo logo que enaltece seu desenho icônico dos ramos de trigo que nascem do B e na espessura da base das letras que transborda indulgência.

Com isso o icônico B de Bauducco foi elevado, transformando-se num símbolo forte e onipresente em todas as embalagens e comunicações. A cor amarela ganhou um tom mais quente que remete a massa ao sair do forno. As imagens dos produtos foram elaboradas em um cruzamento de ilustração 2D, 3D e fotografia, em busca de maior fidelidade ao produto real. Em pães, por exemplo, foram estudadas as sugestões de consumo mais relevantes para o mercado brasileiro, e em biscoitos, que tem um apelo mais indulgente, foram exploradas perspectivas ousadas combinadas ao movimento do chocolate.

A direção fotográfica do lifestyle que segue o conceito de cozinha ateliê, também buscou refletir uma concepção mais diversa e inclusiva dos valores relacionados à família, pilar estratégico de Bauducco. A cozinha contemporânea é retratada de forma aberta, iluminada, convidando os consumidores a interagir e criar novas receitas com os deliciosos produtos.

A identidade visual desenvolvida trouxe soluções simples e de fácil sistematização, em que o design fortalece a estratégia monolítica de Bauducco e organiza seu vasto portfólio em uma arquitetura visual proprietária e relevante estrategicamente e esteticamente, fortalecendo ainda essa icônica marca brasileira.

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Ficha técnica

Estratégia de marca: Solange Ricoy

Direção geral: Marcio Mota

Direção de criação: Cris Inoue

Coordenação do projeto: Erick Fugii

Direção de conteúdo e verbal: Vivi Kanô

Designers e redatores: Tauana Fernandes, Rodrigo Gondim, Henrique Lucio, Bianca Victorino, Túlio Pinto, Mariana Rena, Luca Bacchiocchi, Gabriela Locateli, Livia Minazzi, Tiê Coelho

Gerente de conta: Carolina Brandão

Fotografia: Ricardo De Vicq

Ilustrações: We Ilustra e Metaphore GmbH

Tipografia: PPR Work Studio

Consultoria tipográfica: Leopoldo Leal, Fred Dietzsch, Fabio Haag, Ana Laydner

Pesquisa

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