Utilizada por mais de 50% das empresas, de acordo com o levantamento “Ultimate Marketing Automation stats” da Emailmonday, a automação de marketing consiste no uso de tecnologia para criar ações com base no comportamento dos usuários.
Com a ajuda de ferramentas de automação, você consegue criar uma comunicação personalizada, o que é útil tanto para atrair novos consumidores como para fidelizar quem já é cliente.
Portanto, veja a seguir alguns benefícios que a automação de marketing oferece para otimizar suas ações.
Atração de novos consumidores
O primeiro passo de uma boa estratégia de marketing digital é contar com espaços para captar novos leads, ou seja, pessoas interessadas em receber promoções e novidades da sua empresa.
Integrando seu site com uma ferramenta de automação, você consegue incluir formulários em páginas específicas para solicitar aos visitantes interessados informações como e-mail ou telefone para receber conteúdos da sua marca. Depois disso, é possível enviar mensagens de boas-vindas e até oferecer benefícios especiais para incentivá-los a realizar a primeira compra.
Outra alternativa é a inserção de pop-ups, que são exibidas de acordo com a interação do usuário no site. No momento da criação de pop-up na ferramenta, é possível definir em quais momentos será exibida a notificação, como por exemplo quando os visitantes ficarem por determinado tempo em alguma página ou manifestarem intenção de sair dela.
Se você já conta com leads em outros espaços, como em plataformas de CRM ou mesmo nas redes sociais, saiba que algumas ferramentas também disponibilizam integrações com esses canais.
Consumidores engajados
Manter o público envolvido com a sua marca é tão desafiador quanto atrair mais pessoas até a sua lista de emails, por exemplo. A automação de marketing possibilita a criação de ações para garantir que os consumidores sigam interessados nos conteúdos que você tem a oferecer.
Envios de email marketing e SMS são dois exemplos de ações que podem ser automatizadas para conduzir os consumidores ao longo da jornada de compra. Basta
definir quais interações serão utilizadas como critério para enviar novas ações de marketing e, é claro, criar o conteúdo que pretende encaminhar automaticamente.
Além de utilizar dados cadastrais compartilhados pelos usuários, você consegue identificar mais preferências ao longo das suas interações. Informações como quais links o usuário acessou a partir dos envios, interações em outros formulários da sua marca e navegação no site são alguns exemplos do que pode ser usado para personalizar a comunicação.
Análise de interação no site
Você sabia que mais de 3/4 das pessoas que adicionam produtos no carrinho do site podem abandonar a navegação antes de concluir a compra? Este dado, que é de um estudo da Barilliance, é apenas um dos exemplos de casos em que sua marca perde a chance de conquistar um novo cliente.
A automação de marketing também ajuda você a evitar que os usuários desistam de uma compra e não tenham mais contato com sua marca. Desde que seu site esteja integrado com a ferramenta e você tenha a permissão para enviar mensagens aos consumidores, é possível criar um envio automático com base no produto abandonado no carrinho do site.
Você também pode automatizar processos com base nas páginas navegadas pelos usuários. Basta definir qual URL do site deseja verificar, criar um conteúdo que esteja de acordo com o que é apresentado naquela página e estabelecer o momento em que o envio automático deve ser realizado. Esta automação é útil para identificar quais produtos interessam aos consumidores e oferecer um conteúdo adaptado a partir da informação obtida.
Gestão de leads qualificada
Se você pensa que a automação de marketing serve apenas para enviar comunicações de maneira personalizada, saiba que os benefícios vão além disso! Afinal, a ferramenta possibilita a criação de automações para atualização de dados dos leads e clientes.
Caso você utilize uma plataforma de CRM para gerenciar as informações do público que entra em contato com sua marca, é possível atualizar os dados com os novos detalhes obtidos através das ações de marketing. Assim, caso algum profissional da equipe de vendas precise entrar em contato com determinado consumidor, ele terá todas as informações disponíveis.
Maior facilidade para identificar oportunidades de venda
A prática conhecida como lead scoring consiste em atribuir pontos para os usuários sempre que eles interagem em algum dos canais integrados com a ferramenta de automação de marketing. Apesar de ser algo bem simples, pois as ferramentas de forma geral permitem a atribuição de pontos de forma automática, trata-se de um recurso útil para definir quando um contato está mais disposto a comprar.
Estabeleça um valor específico de pontos que represente o momento em que os consumidores são considerados oportunidades de venda. Quando os leads atingem esta pontuação, eles podem ser encaminhados automaticamente para uma sequência de comunicações com maior foco na venda.
Na ferramenta, é possível criar até mesmo um campo específico que ajude você a identificar o status no qual cada contato está inserido (lead, oportunidade de venda, cliente, entre outros).
Pós-venda qualificado
Por fim, mas não menos importante, a fidelização de clientes. Depois que um consumidor decide adquirir um produto da sua empresa, é preciso pensar em ações para garantir não apenas uma boa experiência de compra, mas também que ele siga acompanhando sua marca.
Alguns exemplos de automações úteis para qualificar seu relacionamento com os clientes:
- Pesquisas de satisfação sobre a compra em si/experiência com a empresa;
- Dicas de utilização do produto e/ou conteúdos relacionados a ele;
- Produtos complementares ao adquirido;
- Atualizações do
Além de automatizar sua comunicação a partir de uma compra, lembre-se que os canais de atendimento da empresa também podem ser otimizados. Recursos como chatbots no site ou nas redes sociais, por exemplo, ajudam os clientes a tirarem dúvidas sobre os produtos comprados ou questões relacionadas ao processo de compra.
Vale lembrar que a automação de marketing não exclui o atendimento pessoal, pelo contrário: ela deve ser utilizada como um complemento, uma alternativa para informar os consumidores de maneira personalizada. Tenha em mente que certas ocasiões vão pedir uma ligação, uma chamada de vídeo, um atendimento presencial ou outros tipos de interações.
Você já conhece o Dinamize Automation? O Dinamize Automation é uma ferramenta focada no gerenciamento e automação de campanhas de marketing digital. Com ela, é possível criar ações para atrair consumidores, vender mais e fidelizar o público. Além de integrações com sites, redes sociais e plataformas de CRM, a ferramenta conta com recursos para mensurar a efetividade das ações criadas, como envios de email marketing, SMS e landing pages.
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Conteúdo de parceiro Abramark