O Grupo Petz, um dos maiores ecossistemas de produtos e serviços pet no Brasil, lançou no último domingo (22/10), no intervalo do programa Fantástico, da rede Globo, a campanha “Geração P”, que exalta a nova relação entre as pessoas e seus animais de estimação, e como a Petz contribui para esse vínculo.
Além de oficializar a nova identidade, um dos objetivos da campanha é anunciar o novo posicionamento da marca Petz, que também ganha uma nova assinatura: “Tudo que seu pet precisa”. A mudança tem como contexto a transformação ocorrida nos últimos anos na relação entre tutor e pet, que hoje é mais emocional e humanizada.
De olho nessas tendências, a Petz também evoluiu. Para além do varejo, a empresa reforça o vínculo tutor- pet como o centro da sua estratégia, tornando-se um ecossistema completo de produtos e serviços para fortalecer ainda mais essa conexão. O novo momento da empresa é marcado pelas oportunidades de inovação criadas a partir da aquisição de novas empresas (Zee.Dog, Cansei de Ser Gato, Cão Cidadão e Petix), e refletidas no desenvolvimento de produtos exclusivos e em novidades nos canais de atendimento físico e digital.
Para Ana Cecília de Paula e Silva, Head de Marketing do Grupo Petz, essas transformações foram fundamentais para trazer clareza de propósito e atributos para a Petz ser cada vez mais uma marca única do segmento. “Acreditamos que esses movimentos vão contribuir para manter o posto da marca mais lembrada pelos consumidores, já que somos Top of Mind no mercado por alguns anos consecutivos, assim como acelerar o ganho de Consideração e Preferência da marca”, afirma a executiva.
A empresa encomendou uma pesquisa para entender melhor o vínculo entre os tutores e seus pets e principais tendências de comportamento dessas pessoas, embasando toda a estratégia da campanha. Foi assim que surgiu a Geração P, uma nova geração de tutores que não se define pela idade, mas que enxerga os pets como parte fundamental de suas vidas.
A Petz, através de um estudo encomendado para a consultoria IMO Insights, ouviu pessoas de todo o Brasil que possuíam ao menos um animal em casa, e descobriu declarações relevantes: 63% não se consideram donos de um pet, mas sim pais ou mães do animal de estimação; 75% dos entrevistados assumem que conversam diretamente com seus pets (sendo que esse indicador sobe para 80% quando olhamos para um recorte de idade mais avançado – mais de 55 anos); e ainda quase 50% reconhecem que o animal é fundamental no combate ao estress e solidão. “Estamos muito orgulhosos em apresentar o conceito de ‘Geração P’ e perceber a identificação genuína de tantas pessoas”, afirma Ana Cecília. O estudo ouviu 753 pessoas, com representatividade estatística do cenário de total Brasil.
A campanha utiliza uma estratégia multicanal para alcançar e engajar essa nova geração de tutores. Para a estreia, a exibição de um filme no intervalo do Fantástico, da rede Globo, foi a tática de mídia adotada para conectar a marca com sua audiência, em alcance nacional. “Além da exibição nos breaks dos principais programas da TV Globo e mídia exterior, dentro do digital desenhamos uma estratégia de conteúdo para impactar e gerar identificação com nosso público, por meio de peças que revelam quais são os novos comportamentos dessa geração”, conta Matheus Machado, gerente de Marketing da Petz e responsável por liderar a estratégia da campanha.
Dividida em duas fases, a campanha também apresentará soluções do ecossistema Petz para amparar as necessidades dos tutores, e conta com um squad de influenciadores que são o retrato das famílias multiéspecies. “O pet é um elo de algumas comunidades e o squad permitirá que a gente se conecte com os diferentes perfis dessa geração, promovendo conversas sobre os novos hábitos e o bem-estar que o tema promove”, finaliza Machado.
O projeto foi conduzido de forma colaborativa entre a Petz e a agência Ginga, e contou com a participação das equipes de Marketing e Criação da marca, bem como com um time multifuncional da agência.
“A campanha foi criada de forma totalmente colaborativa entre agência e cliente. Utilizamos a metodologia UMDOIS, que foi essencial para chegarmos a um resultado criativo que representasse todo o cuidado que a Petz teve no processo de renovação de sua identidade e posicionamento, além do carinho que a marca tem com tutores, que se relacionam com seu ecossistema de lojas e serviços espalhados pelo País”, afirma Marcos Brabo, Chief Strategy Officer da Ginga.
Assista:
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Ficha Técnica
Cliente: Petz
Produto: Institucional – Nova Petz
Marketing: Ana Cecília de Paula e Silva, Matheus Machado, Pedro Dorta, Lincoln Dias, Isis Zonaro, Melise Scarpa e Raphael Oliveira.
Criação & Inovação: Ana Brandão, Mellyna Conde, Nicole Tomazi, Giovana Soares, Thaís Cordeiro, Gustavo Grobe e Mavi Albuquerque.
Consultoria: Galileo Branding.
Realização de pesquisa: IMO Insights
Agência: GINGA
Sprint UMDOIS
Liderança sprint UMDOIS: Ilana Stivelberg
Liderança executiva UMDOIS: Marcos Brabo
Líder de Recrutamento: Marina Carvalho
Estrategistas: Mahira Oliveira, Helena Freitas e Cesar Belem
Direção de arte e design gráfico: Caio Costa, Fernanda Caetano e David Silva
Redação Criativa: Ludmila Maia e Nicolas Vargas
Apoio Gestão Pré Campanha: Tatiana Di Rienzo
Montadores: Gabriel Parente e Samantha Audi
Equipe campanha
Direção Executiva: Pedro del Priore, Paulo Martinez e Marcos Brabo
CCO: Fernanda Fontes
Head de Operações: Laís Araújo
Diretor de Planejamento e novos negócios: Thomas Rebergue
Diretor de Criação: David Galasse
Diretor de Mídia, Dados e Performance: Felipe Zelito
Gerente de Mídia: Letícia Ricardo
Coordenadora de mídia: Vitória Borin
Supervisora de Mídia: Natália Ottoni
Analista de Mídia: Mariana Alves
Gestão de Projetos: Marina Baravelli
Redação e Roteiros: Eduardo Pelosi
Direção de Arte: Fernanda Caetano e David Silva
Motion Design: Samantha Audi
Community Manager: Victória Alves
Equipe principal filme
Produtora: Core®
Direção Geral: Francine Azevedo
Produção CORE: Bianca Medina e Wes Sacramento
Direção de Produção: Gustavo Michelin
Direção de cena: João Avanci
Assistente de direção: Carol Campanelli
Direção de Fotografia: Ricardo Pelissari
Roteiro: Eduardo Pelosi
Direção de Arte: Fernanda Caetano
Fotografia Still: Lana Pinho
1º AC: Danilo Diniz
2º AC: Mohamad Ahmad Hanjoura
Elétrica: Marcelo Luiz Monteiro da Silva (Latino)
1ºAssistente de elétrica: Genivaldo Barreto Santos (Ligeiro)
2ºAssistente de elétrica: Charles Sales de Santana
Maquinista: Vinicius de Oliveira
1º Assistente de maquinista Rudney Prudente Santos
2ºAssistente de maquinista: Everaldo Cícero dos Santos
Produção de objetos: Thais Albuquerque
Assistente de arte: Fernanda Cerri
Contrarregra: Erick Roberto de Souza
Ajudante de arte: Carlos Weslley Barreto Peçanha (Carioca)
Produtor de locação: Toni Freder
Figurino: Fernanda Mello
Camareira: Amanda Amorim Bonomi
Make: Zilmara Soares Neris
Assistente de Make: Marcely Tobias Canero Canaes
Produção de elenco: Babi Coelho
Ajudante de Produção: Marcos Rodrigo do Nascimento (Marquinhos)
Ajudante de Produção: Leandro Alves de Melo
Logger: Márcio Costa
Elenco: Claudio Negrão, Wilson Caetano, Lyvia Maschio, Andressa Silvério, Jessica Menezes
Coordenação de Pós-Produção: Bianca Medina
Montagem: João Avanci
Motion Design: Samantha Audi
Produtora de áudio: Loop Reclame
Color Grading: Toni Rios
Animais de cena: Pet Model
Adestrador de animais: Rafael Veiga
Pesquisa de personagens: Gabre Paes, Francine Azevedo e Bianca Medina
Casting participantes reais: Ana Júlia Piva, Monique Blum, Rebeka Dubas, Diego Fiori, Priscila Ferreira, Laís Leite, Letícia Pascale, Fernanda Fontes, Livia Leal e Marina Lima.