Iniciativa faz parte de campanha para anunciar projeto pioneiro: AMARO se torna uma empresa 100% carbono negativo
A AMARO, RetailTech pioneira na junção de tecnologia e criatividade no Brasil, converterá cada compartilhamento de conteúdos da marca postados em seu Instagram (@amaro), de 09 até 15 de agosto, em compra de créditos de carbono equivalentes à preservação de cinco árvores por “repost”. A ação faz parte da campanha “AMARO além do neutro”, em alusão ao fato de a AMARO ter se tornado a primeira empresa de consumo brasileira 100% carbono negativo.
Isso significa que a AMARO compensará o dobro de suas emissões, ano após ano, deixando um saldo positivo para o planeta. Em 2021, a RetailTech emite um volume estimado de 15 mil toneladas de CO² e compra o dobro disso em créditos de carbono (30 mil toneladas), financiando dois importantes projetos: se uniu à Moss, para apoiar o Projeto Fortaleza Ituxi (AM), e à Biofílica, em apoio ao projeto de coleta de biogás em aterros sanitários.
A intenção da ação de compartilhamento é levar a causa da reversão das mudanças climáticas a mais e mais pessoas. “Além de levar essa mensagem cada vez mais longe, queremos que os seguidores e clientes da AMARO se sintam parte do nosso movimento e entendam que eles também podem tomar ações que contribuam para a preservação do planeta e diminuição dos impactos que causamos. Sustentabilidade é um pacto coletivo e só vamos conseguir resultados significativos dessa maneira.”, comenta Denise Door, Head de Marketing AMARO.
Para envolver de fato suas consumidoras, a AMARO pensou a comunicação de sua campanha de sustentabilidade – inteiramente desenvolvida in house pelo time criativo da marca – para ser fácil e acessível, fugindo de linguagem técnica que afasta as pessoas do real propósito de se incluir rotinas e hábitos sustentáveis no dia a dia.
Começando com um vídeo super didático e divertido sobre o que significa emitir carbono, a AMARO estende suas execuções para um um quizz, que sinaliza a pegada que deixamos no mundo, um game-filtro para o Instagram e um squad de influenciadores falando sobre o tema. A ideia é convidar as pessoas a mergulharem no mesmo processo da AMARO: conhecerem e repensarem seu impacto. Confira:
O quizz estará disponível no site e aplicativo da empresa, e informará a pegada de carbono do cliente, em quilos, com base nos hábitos de consumo daquela pessoa. Já o game-filtro para o Instagram, protagonizado pela Mara, assistente virtual da AMARO, permitirá, pelos movimentos do rosto, que os usuários interajam com a versão gamer do avatar, capturando o CO² da atmosfera.
O squad de influenciadoras vai mostrar de um jeito bem diferente, na prática, o impacto das escolhas de compra do dia-a-dia: em uma foto, elas aparecem nuas por detrás de folhas de vegetação, em uma referência ao que seria ser carbono neutro e, em seguida, com looks AMARO, mostrando o que é se “vestir de carbono negativo”. Aqui um dos posts com a influenciadora @m_marieli.
Por quê ir além do neutro?
Além do desgaste evidente dos recursos naturais e da situação extrema das mudanças climáticas, a empresa decidiu se aprofundar em uma solução de sustentabilidade efetiva para o negócio impulsionada pela cultura do time, formado, em sua grande maioria, por Millennials e GenZs, atentos à causas ambientais, e também por suas consumidoras, igualmente conectadas a essa realidade. Em pesquisa realizada pela AMARO, 64% das nossas clientes responderam que gostariam de comprar de maneira mais sustentável.
A partir de agosto, a AMARO também passa a incluir informações sobre a pegada de carbono de cada peça nas páginas de produto, além de criar um menu especial para navegação em itens com características sustentáveis, bem como uma linguagem fácil e acessível. “Sustentabilidade só funciona se for acessível e fizer parte da rotina das pessoas, para isso, ela precisa ser compreendida. Nos desafiamos a fazer uma verdadeira comunicação focada no consumidor, sem burocracia, desmistificando que sustentabilidade seja algo distante”, completa Door.
FICHA TÉCNICA VÍDEO “TUDO EMITE CARBONO”
Produção Executiva: Juliana Fonseca (timeAMARO)
Direção Criativa: Luciana Cardoso (timeAMARO)
Direção de Arte: Juliana Boiger (timeAMARO)
Styling: Lele Isola (timeAMARO)
Photo: Cai Ramalho
Videomaker: Versolato
Videomaker drone: Bruno Filmes
Assistente de fotografia: Felipa Damasceno e Karla Brights
Assistente produção: Thais Caballero
Assistente de Styling: Carolina Verissimo (timeAMARO)
Beauty: Teo Miranda
Casting: Lian Tai e Nirvana