Clientes de mercados externos já representam 75% da receita da consultoria criativa, que fortalece sua expertise nas áreas de estratégia, inovação, identidade, experiência e design para grandes marcas nacionais e internacionais
Lançado há sete anos no Brasil, o brand atelier Raison Pure, integrante do grupo francês Team Créatif, anuncia mudança da marca e reforça seu posicionamento estratégico no Brasil.
A empresa especializada em Design e Branding passa a se chamar The Brand Crafters e amplia o escopo de trabalho para atuar como uma consultoria criativa internacional, dedicada ao desenvolvimento de projetos de estratégia e inovação de marca, bem como ações que tenham o design de marca em seu cerne.
Também destaca sua atuação como um hub de experts, para conectar profissionais de diferentes segmentos, além do branding e do design.
“Queremos, através da estratégia e do design, ajudar as marcas a traçar os caminhos que irão seguir para estabelecer relações cada vez mais profundas com seus públicos. Isso significa também ajudá-las a aprimorar seus portfólios de produtos, a oferecer experiências de marcas relevantes e a desenvolver atributos de sustentabilidade e ESG. Para isso, contamos com a uma equipe própria altamente integrada e com ferramentas de tecnologia para contribuir na geração de insights para nossos clientes, sem contar a curadoria contínua que fazemos para identificar especialistas externos de diversas áreas que possam colaborar na resolução dos desafios de nossos clientes”, destaca Fernando Sommer, CEO da The Brand Crafters.
Há sete anos no comando da empresa, Fernando Sommer trabalhou por dez anos na área de marketing da Unilever antes de ser convidado para abrir o escritório brasileiro da Team Créatif, em 2004, onde atuou como executivo até 2017. Integram ainda o corpo diretivo Daniel Fish (Chief Creative Officer), Renata Colombo (Business Director) e Bianca Sabatino (Head of Strategy).
Como o novo nome The Brand Cratfers já indica, a consultoria criativa é uma “artesã de marcas”. Desde o lançamento no Brasil, em 2017, ajudou a criar, posicionar e reposicionar grandes marcas nacionais e internacionais, especialmente dos setores de beleza, cuidados pessoais e bebidas.
A atuação internacional representou 75% da receita da empresa em 2023, que espera crescer 25% em 2024 ampliando a atuação nos mercados de cosméticos, higiene pessoal e bebidas e em novos segmentos como startups, marcas próprias do setor varejista e marcas corporativas e institucionais.
Com mais de 750 projetos para 23 países no portfólio, a The Brand Crafters atende clientes em mercados como México, Estados Unidos, Portugal, Índia e Oriente Médio. Entre eles, destaque para os grupos Boticário e Carrefour, no Brasil; Kimberly-Clark, na América Latina; Colgate, nos Estados Unidos, América Latina e Ásia; Grupo Soriana, a maior varejista do México; e Bayer, na Índia.
“Mais do que marcas, nós construímos relacionamentos através do design, este é o nosso propósito. Com a nova The Brand Crafters nosso objetivo é expandir, mas mantendo a essência ‘craft’”, explica Sommer, à frente de um time que trabalha de forma híbrida e flexível na nova sede do grupo Team Créatif inaugurada no final do ano passado.
O espaço de 360 m² na Vila Madalena, em São Paulo, foi batizado de Vila e atende também às outras agências da holding francesa (a Team Créatif Brasil e a Live Team). Por conta da forte atuação internacional, a médio prazo, a consultoria The Brand Crafters planeja abrir escritórios fora do país, inicialmente nos mercados norte-americano e europeu.
Além da ampliação no escopo de trabalho, o rebranding da Raison Pure, agora The Brand Crafters, também envolve o uso da marca em mercados internacionais. A agência original francesa Raison Pure – e o nome – não pertencem mais ao grupo Team Créatif, não podendo mais ser utilizado na França e nos Estados Unidos.
Além do projeto de Naming, a nova identidade visual da The Brand Crafters expressa uma marca mais contemporânea e elegante, composta por duas tipografias diferentes, uma mais robusta e impactante, representa a orientação para o negócio; a outra, sofisticada e elegante, representa o lado “craft”, criativo e elegante. Combinadas, elas representam fielmente o posicionamento da empresa. Uma paleta de cores sofisticada e impactante completa o conjunto da logomarca.
Conheça mais sobre o projeto visual da consultoria no vídeo:
Mais informações no site www.thebrandcrafters.com
Sobre a The Brand Crafters
A The Brand Crafters – originalmente chamada Raison Pure, e parte do grupo francês Team Créatif – é uma consultoria criativa que constrói marcas e relacionamentos através de estratégia e design. Sua equipe é verdadeiramente apaixonada por escutar e entender os desafios dos clientes para que possam, juntos, desafiar as convenções e criar o surpreendente. Oferece serviços de design, estratégia, inovação e experiência de marcas. Conquistou diversos prêmios, como o MUSE Creative Awards; o Lusófonos da Criatividade, em Portugal; e o Prêmio Abre da Embalagem Brasileira. Atua desde 2017 no mercado brasileiro e atende clientes nacionais e internacionais relevantes como Grupo Boticário, Colgate-Palmolive, Grupo Soriana, Walmart, Kimberly-Clark, Sanofi e Bayer.
Imagem: Daniel Fish, Bianca Sabatino, Renata Colombo e Fernando Sommer – 1 da esq. para dir. Crédito Rodrigo Brandão – Divulgação