Líder no varejo de moda no Brasil, Lojas Renner S.A. faz investimento estratégico na Topsort, startup norte-americana de tecnologia que desenvolve soluções de retail media baseadas em IA

Empresa dos EUA oferece formatos de anúncio alimentados por leilões em tempo real para atender a todas as etapas da jornada do usuário. Aporte do RX Ventures, fundo de CVC da varejista, reforça compromisso com a inovação e permite acompanhar de perto as novas tendências e oportunidades de negócio

O RX Ventures, fundo de Corporate Venture Capital (CVC) da Lojas Renner S.A., anuncia um investimento estratégico na Topsort, startup com sede no Vale do Silício da Califórnia, nos EUA, que desenvolve soluções de mídia digital para o varejo (retail media) com uso de inteligência artificial. Este é o quinto aporte do fundo e reforça seu compromisso de fomentar a inovação com o objetivo de aprimorar cada vez mais a experiência dos consumidores e gerar oportunidades de negócio para todo o segmento.

A decisão se deu após análise do mercado por parte do RX e da Lojas Renner, que optaram pela Topsort pela funcionalidade, simplicidade e escalabilidade das suas soluções. A companhia vem avaliando o potencial do retail media e entende que a parceria com a startup permitirá maior compreensão sobre esta evolução da mídia digital e suas possíveis aplicações.

O aporte foi feito em uma rodada Série A no início deste ano e alinha-se à tese do RX Ventures de apostar em tecnologias que estão construindo o futuro do varejo. A rodada foi liderada pela Upload Ventures e também participaram as gestoras Pear VC e Quiet Capital, que já eram investidoras da startup.

“Somos a primeira varejista especializada em moda e lifestyle em todo o mundo a investir na Topsort, o que reafirma nosso compromisso de impulsionar a transformação do setor. Este movimento tem um sentido estratégico e de longo prazo, pois nos permitirá acompanhar de perto as novas tendências do retail media e entender como ele poderá, no futuro, nos ajudar a desenvolver novas frentes promissoras de negócios”, comenta o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Lojas Renner, Daniel Santos.

“Esse movimento marca o início de uma jornada conjunta de inovação na mídia de varejo. Ficamos felizes em nos unirmos a um parceiro com enorme conhecimento setorial e proximidade com startups de diferentes áreas. O mercado brasileiro é repleto de oportunidades e estamos comprometidos em empoderar os varejistas locais com nossa tecnologia escalável e acessível. Nosso objetivo é democratizar a publicidade numa era pós-cookies. Este é um passo importante para impulsionar nossa missão no Brasil”, diz o CFO da Topsort, Francisco Larrain.

Criada em 2021, a startup é liderada pelos cofundadores Regina Ye, Michael Ostrovsky e Francisco Larrain, que reúnem amplo conhecimento científico e são referências globais em mídia para o varejo. As soluções já são utilizadas em mais de 30 países e entre seus clientes estão marcas como Poshmark, Cencosud, Oeschle, Liverpool, Sodimac e Wayfair.

“Assim como a Topsort possui um conhecimento técnico valioso a ser compartilhado, sabemos que a Lojas Renner também tem condições de contribuir ativamente com a startup, usando sua força de marca e experiência na operação omni. Existem inúmeras sinergias que poderão ser exploradas a partir desta parceria, com benefícios para todo o varejo”, afirma Daniel Santos.

Potencial – O retail media representa a terceira onda da publicidade digital, depois dos mecanismos de busca e das mídias sociais. De acordo com estudo da Opinion Box, 62% dos consumidores que fazem pesquisas online por ofertas de produtos já recorrem aos sites de varejistas, enquanto 58% usam os Apps das varejistas. A tecnologia é baseada em dados proprietários das empresas ao invés dos “cookies” de rastreio de terceiros utilizados para segmentação de campanhas de marketing.

A estimativa do mercado é que os gastos globais em mídia de varejo já aumentaram quase 25% de 2021 a 2023, para US$ 122 bilhões, e a expectativa é que cresçam outros 38% até 2027, para mais de US$ 168 bilhões. Somente na América Latina, o segmento deve quase dobrar de tamanho, saindo de US$ 1,6 bilhão em 2023 para US$ 3,1 bilhões em 2027.

Sobre o RX Ventures

O RX Ventures faz parte do ecossistema de moda e lifestyle da Lojas Renner S.A. e foi lançado no ano de 2022 com capital comprometido de R$ 155 milhões. O objetivo do CVC é investir em startups “early stage” focadas em tecnologias inovadoras com foco nos segmentos de moda e lifestyle; e-commerce; marketplace; retailtechs; marketing de relacionamento e conteúdo (martech); fintechs; logística e supply chain.

As primeiras startups que receberam aporte do RX são a Logstore, uma logtech que desenvolve soluções para impulsionar o comércio digital; a Klavi, uma fintech com foco em Open Finance; a Radar, uma retailtech norte-americana, que combina a tecnologia RFID e a visão computacional para melhorar os processos em lojas de varejo; e a Connectly, uma martech norte-americana de dados e inteligência artificial para o conversational commerce. Para saber mais, acesse o rxventures.com.br

Sobre a Topsort
A Topsort é uma empresa de tecnologia de ponta que democratiza o segredo por trás dos lucrativos negócios de publicidade das grandes empresas de tecnologia, para que varejistas e marketplaces possam maximizar a receita publicitária com um poderoso mecanismo de leilão e formatos de anúncio altamente monetizáveis projetados para relevância, facilidade de uso e escalabilidade. A solução da Topsort já está presente em mais de 30 países desde o lançamento da empresa em 2021 e é a solução de mídia de varejo de mais rápido crescimento na América Latina.

 

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore