Novo papel faz parte dos planos de expansão da rede, que manterá o executivo com dupla função – também como presidente para a América Latina; Rodrigo Jatene segue como CCO para a região e divide a liderança do escritório de São Paulo com a presidente Camila Hamaoui.
A Wieden+Kennedy anuncia a promoção de André Gustavo a global chief operating officer da rede independente. O executivo é o primeiro a ocupar o cargo, recém-criado com o objetivo de estruturar a estratégia de expansão da companhia mundo afora.
Atual presidente da Wieden+Kennedy Latam, respondendo pelas operações de São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México, André Gustavo assume agora a nova função com o papel global.
André Gustavo soma 14 anos na rede, tendo ocupado diversas posições de liderança. Ele foi o responsável pela abertura dos escritórios da W+K na capital paulista e Cidade do México, além do hub criativo de Buenos Aires. Também liderou o time global da Nike em Portland por quatro anos.
Como global chief operating officer, o executivo tem como missão identificar novas oportunidades de expansão pelo mundo, além de implementar melhorias em processos para que os times de toda a rede trabalhem cada vez mais integrados.
O executivo é o primeiro latino-americano fora dos Estados Unidos a fazer parte do time de líderes globais, reportando a Neal Arthur, global CEO, e Karl Lieberman, global CCO da Wieden+Kennedy. André Gustavo seguirá baseado em São Paulo (Brasil).
“A W+K opera hoje muito mais como rede do que individualmente em cada escritório. Somos uma W+K com uma abordagem global muito mais ampla para clientes globais. Nós partimos de um modelo de escritórios que operavam de forma independente para uma rede que trabalha de forma integrada, compartilhando clientes e contribuindo para o seu crescimento, bem como para a construção de marcas modernas. Isso requer operações mais eficientes e alguém que saiba como escalar nosso modelo. O André tem sido muito bem-sucedido em fazer isso na América Latina – e nós estamos felizes por tê-lo trazendo seu valor e perspectiva únicos para a W+K globalmente”, ressalta Neal Arthur, Global CEO da rede.
Para André, é um privilégio assumir um papel mais amplo na rede. “Estou muito honrado. A Wieden+Kennedy é um lugar especial, realmente único. Fazer parte dessa agência sempre foi um sonho, que eu tenho vivido intensamente pelos últimos 14 anos. Saber que eu tenho a confiança da rede W+K para ajudar a colocar em prática nossos planos de expansão para os próximos anos é incrível. Eu não poderia estar mais orgulhoso e cheio de energia.”
Após ocupar o cargo de líder global da W+K para a Nike em Portland (Oregon), onde morou por quatro anos, André Gustavo retornou ao Brasil em 2022 para reassumir a operação de São Paulo. No ano seguinte, suas responsabilidades cresceram na região. Ficou sob seu comando a abertura do primeiro escritório da W+K de fala hispânica no mundo – Na Cidade do México – seguida por sua promoção a presidente para a América Latina.
Como parte de sua transição global, André Gustavo nomeou Camila Hamaoui para sucedê-lo como presidente do escritório São Paulo. Para a América Latina, André seguirá na liderança ao lado de Rodrigo Jatene, responsável pela criação na região.
Nos últimos dois anos, a Wieden+Kennedy São Paulo se consolidou como potência criativa e de novos negócios. A agência conquistou as contas do Google, Ford América do Sul, PEPSI e Betano. Desenvolveu também projetos criativos para marcas reconhecidas, como Eudora (Grupo Boticário), além de ter ampliado seu escopo dentro dos atuais clientes, entre eles Nubank, Nike, Budweiser, Uber e Old Spice.
Desde sua inauguração em 2023, a Wieden+Kennedy Cidade do México também segue um caminho de consolidação. Liderado pela CCO Jessica Apellaniz e o presidente Pablo de Arteaga, a agência conquistou as contas de Aeromexico, Cerveja Victoria (ABI), Ford, Uber e Nike. Destaque para a campanha Piérdelo todo. Gánalo todo. / Win it all. Lose it all, para a Nike e a seleção feminina de futebol do México.
*Foto – crédito: Arthur Nobre