- Desenvolvida em parceria com a agência Suno United Creators, animação de Thiago Calçado ilustra o novo evento comercial da marca
- Varejista traz promoções em produtos como brinquedos, bomboniere e guloseimas para animar as férias do meio de ano
A Americanas, uma das maiores varejistas do País, lança um novo evento em seu calendário: o “Delícia de Férias”, com foco em fortalecer a conexão emocional com seus milhões de clientes durante um dos períodos mais esperados do ano. Para a campanha, a marca — em parceria com a agência Suno United Creators e com a Deep Filmes — produziu um filme inédito em stop motion com o brasileiro Thiago Calçado, um dos nomes mais prestigiados do cinema de animação, com participação em produções como Fuga das Galinhas 2 e Pinóquio, vencedora do Oscar de Melhor Animação em 2023. Ao longo do mês de julho, o evento vai oferecer promoções em categorias como bomboniere, biscoitos, guloseimas, games, esporte e lazer, reforçando o compromisso da Americanas de estar presente em diferentes jornadas das famílias brasileiras, com um sortimento amplo e acessível, tanto nas lojas físicas quanto no app e e-commerce.
Para o filme de 30 segundos, adaptado também em versões de 10 e 6 segundos, todos os bonecos e objetos de cena foram cuidadosamente modelados em massinha e pintados à mão, garantindo expressividade e fluidez nos movimentos. A iluminação, inspirada em referências fotográficas marcantes, utilizou sombras para criar profundidade e realismo no universo lúdico da animação. Foram necessários mais de 10 dias de filmagem, além dos dias de pré e pós-produção, e mais de 750 fotos tiradas para criar a ilusão de movimento.
Dirigido por Thiago Calçado, Ycaro Prata, Thiago Silva e com a direção de arte de Borys Duque, o curta traz o espírito divertido das férias, com brincadeiras e risadas. Embalado por uma trilha de funk criada especialmente para a campanha, o vídeo apresenta quatro personagens: Catarina, Isaac, Rodrigo e a mãe. Nos primeiros frames, Catarina e Isaac se divertem comendo chocolates e gravando vídeos para as redes sociais, enquanto a mãe arruma as malas para uma viagem em família. Na sequência, Rodrigo, o menor dos personagens, aparece jogando basquete e driblando os irmãos com agilidade. Ele faz a cesta e comemora com um trocadilho que é mote do evento: “todo dia é cesta”. As peças serão veiculadas em TV aberta, digital, PayTV e redes sociais da marca, além de plataformas como Google, Spotify, Netflix, Twitch, Cinema, Instagram, Facebook, espaços de mídia em shopping centers, Uber e Kwai.
Segundo Washington Theotonio, CMO da Americanas, a escolha por uma narrativa mais lúdica tem como objetivo refletir um pouco da cultura e da diversidade e do povo brasileiro por meio dos personagens. ”Em seus 95 anos de história, a Americanas criou um relacionamento único com os brasileiros. Temos a alegria de ser uma marca presente em todos os momentos da vida dos nossos milhões de clientes. Conhecemos nosso público como ninguém e temos produtos para todos os momentos de suas vidas, inclusive para as férias! Do relaxamento em casa à viagem em família, os brasileiros sabem que podem contar com a gente para viver os melhores momentos. Por isso, optamos por explorar, nesta campanha, essa conexão com os diversos perfis de consumidores, de um jeito leve e divertido. E o Thiago Calçado soube traduzir este conceito em um trabalho impecável!”, afirma.
O processo criativo da campanha foi guiado pela paleta de cores da marca, com elementos icônicos, como a cestinha de compras, estrategicamente incorporados ao filme. “Lançar um trabalho essencialmente artesanal é uma ousadia. A animação foi criada com total alinhamento ao briefing e adaptada para todas as mídias envolvidas no projeto. Foi uma honra participar de um projeto tão bacana com a Americanas. Temos certeza de que esta é uma campanha especial e será muito lembrada pelos clientes da marca”, afirma a Suno United Creators.
“Dirigir um filme em stop motion para uma loja tão grande, para uma campanha tão legal e com bonecos tão divertidos, para mim é algo muito diferente. Trazendo toda a memória afetiva que eu tenho com a marca e, conversando com os times, chegamos juntos à ideia de criar um comercial que lembrasse os brinquedos que costumávamos comprar e brincar na infância. Nossos protagonistas ficaram incríveis, mas a cesta da Americanas também se torna um símbolo no filme, representando todas as possibilidades que a marca pode oferecer”, afirma Thiago Calçado.
Com mais de 15 anos de dedicação ao cinema de animação, Thiago Calçado integrou o time de animadores do longa Pinóquio, dirigido por Guillermo Del Toro. Reconhecido internacionalmente por sua sensibilidade artística e excelência técnica, também participou de produções como Kubo e as Cordas Mágicas, Ilha dos Cachorros e Fuga das Galinhas 2. Atualmente, dirige as séries Ana Bolinha e Sol em Dó Ré Mi, além de integrar a equipe de animação do longa Wildwood, do renomado estúdio Laika.
FICHA TÉCNICA
AGÊNCIA: Suno United Creators
ANUNCIANTE: Americanas SA
TÍTULO: Delícia de Férias
CRIAÇÃO: Marco Monteiro, Adriano Panda, Denis Peralta, Juliana Coelho, Amanda Losi, Mauro Elton, Gabriela Contreras, Eveline Farina, Gustavo Paro, Renato Picolo
PLANEJAMENTO: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Vanessa Caldeira, Izadora Feldner, Fabio Alves
MÍDIA: Cesar Toledo, Leonardo Takai, Luiz Augusto Zerbini, Fabio Nocetti, Gabriela Pereira, Wagner Correia, João Vitor Caldeira, Raphael Silva
ATENDIMENTO: Elton Longhi, Stella Guillaumon, Izabel Vieira, Ana Claudia Torrens, Nicoli Pimentel, Arthur Santos
APROVAÇÃO: Washington Theotonio, Aline de Oliveira, Daniela Beigler Negraes Moraes, Gerson Soares Ferreira e Angela Fujita
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: Ana Luisa Andre, Marlette Cella, Aline Olmos
PRODUTORA DE IMAGEM: Deep Filmes
DIREÇÃO: Thiago Calçado, Ycaro Prata e Thiago Silva
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Erik Deago
ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Julio Becker
ASSISTENTES DE DIREÇÃO: Nidin Sanches
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Julia Alló
DIREÇÃO DE ARTE: Borys Duque
PÓS-PRODUÇÃO / VFX: Equipe Deep Filmes
PRODUTORA DE ÁUDIO: COMANDO S