Supergasbras aposta em mais humanização e lança nova fase de sua ‘brand persona’ Su, sucesso nas redes sociais da marca

Evolução retrata a proximidade e conexão e traz mais liberdade de comunicação

 

A Supergasbras – empresa do grupo holandês SHV Energy e uma das maiores distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo do país – apresenta um novo momento em sua estratégia de branding com a atualização da Su, sua brand persona, lançada para se aproximar dos consumidores e consolidar a sua identidade como uma marca mais humana, empática e próxima de seus públicos.
A personagem que vem ampliando relevância nas redes sociais da companhia e batendo recordes de engajamento – sua aparição como protagonista chega a elevar a taxa em 21% – terá mais liberdade de uso e naturalidade. Sua essência foi mantida, assim como sua brasilidade e personalidade, mas sua comunicação e movimentos ganharam novos elementos e vitalidade.
Agora, a Su está mais expressiva, com novos movimentos, cabelos com uma estética mais natural, além de uma iluminação voltada para valorizar cada detalhe de suas expressões. Como portadora de boas notícias, sua personalidade dinâmica permite que o seu comportamento e a sua interação se adaptem em cada plataforma, desde a produção do conteúdo, interação com outros personagens, revendedores, clientes e até influenciadores na divulgação das ações da marca.
O processo de evolução da Su utilizou o suporte de diferentes programas e foi conduzido pelo estúdio Pé Grande, produtora gaúcha especializada em ilustração e animação, com apoio da equipe da Jor – Jornadas Seekers, agência que cuida da estratégia digital dos canais proprietários da Supergasbras.
“Su é a alma da Supergasbras. Ela é a personificação da empatia da nossa marca, conectando-se profundamente com os consumidores ao oferecer conforto e segurança. Sua presença humaniza a marca para nossos colaboradores, fortalecendo a cultura que já nos rendeu a certificação Great Place to Work. Para nossos parceiros de revenda, ela é a voz que comunica, simplifica e fortalece nosso valor. Mais do que fornecer energia, queremos transformar a vida das pessoas e estar presente de forma genuína em seu dia a dia. A Su simboliza este nosso compromisso de proximidade e acolhimento”, afirma Estevão Paiva, Gerente de Comunicação e Marketing da Supergasbrás.
Conexão e proximidade
Criada em outubro de 2023, a personagem, carismática e positiva, rapidamente conquistou reconhecimento. Destaque no prêmio Ibest 2024, ao lado de outros avatares icônicos, a Su ampliou a sua relevância, tornando-se um dos ativos mais fortes da comunicação da Supergasbras. Nas mídias sociais, por exemplo, 70% das publicações com recorde de engajamento a utilizaram como protagonista. Com ela, a taxa de engajamento alcançava um número quatro vezes maior do que a média geral das páginas da empresa nas redes.
Números da Sú
  • No último ano, em um post semanal com a personagem, foram alcançadas mais de 16 milhões de pessoas e mais de 230 mil engajamentos;
  • Su também obteve uma taxa de engajamento de 2,3%: quase 4x mais do que a média geral das páginas da Supergasbras e 2x mais do que a média de mercado;
  • Dentre as publicações que foram recorde de engajamento no Instagram da marca, 70% das postagens utilizaram a Su como protagonista da comunicação, onde os três principais resultados de alcance bateram a marca de 1 milhão de pessoas, cada;
  • O uso da protagonista é capaz de elevar o engajamento médio de 9% (posts apenas com influenciadores) para 21% (postagens apenas com a Su).
  • Dentro do Super Canal, nossa principal frente de relacionamento com os revendedores, as peças de comunicação com a Su figuram entre as mais baixadas dentro das campanhas de marketing disponibilizadas.
Para a Supergasbras, a evolução de sua brand persona representa a continuidade de um trabalho de comunicação e marketing de 360º, alinhado ao branding da companhia que se posiciona como uma empresa que vai além da distribuição de GLP a milhões de brasileiros.

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