YouTube Theater em Los Angeles
YouTube amplia investimento na cultura brasileira com hub de expressão cultural em espaço icônico em São Paulo, gerido pela Aventura, Teatro YouTube estará dentro da Galeria Magalu, que tangibiliza o ecossistema de negócios da varejista
O YouTube anuncia hoje, em parceria com o Magalu e Aventura Teatros, mais um passo em seu compromisso com a cultura e a economia criativa brasileiras: o Teatro YouTube. O novo espaço será localizado no terceiro piso da Galeria Magalu, a loja conceito da rede no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.
A iniciativa, alinhada a outros investimentos globais da marca, como o YouTube Theater em Los Angeles, será administrada pela Aventura, produtora responsável pela gestão e operação do espaço, garantindo uma programação de espetáculos musicais, peças de teatro, entre outros. O Teatro YouTube deverá ser inaugurado ainda em 2025, após melhorias e inovações técnicas, e chega para somar ao movimento de revitalização do Conjunto Nacional como um polo de cultura e varejo, ao lado da Galeria Magalu.
“A cultura brasileira pulsa no YouTube todos os dias, em milhões de telas. Com o Teatro YouTube, materializamos essa efervescência em um ponto de encontro físico. Um palco que nasce para ir além dos grandes espetáculos: será um laboratório de inovação para que criadores, artistas e marcas parceiras do Google possam co-criar e se conectar com suas comunidades de formas inéditas”, afirma Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.
“O Teatro YouTube é parte fundamental da proposta da Galeria Magalu, que será muito mais do que um ponto de venda”, afirma Frederico Trajano, CEO do Magalu. “Queremos oferecer à cidade, em sua localização mais emblemática, um lugar que seja uma referência na conexão entre consumo, inovação, cultura e experiência. E que traduza todas as oportunidades da multicanalidade em todas as suas dimensões.”
A Galeria Magalu é um projeto inovador do Magazine Luiza. Uma loja que tangibiliza o ecossistema de negócios da companhia, com a presença das marcas de varejo – Magazine Luiza, Netshoes, KaBuM!, Época Cosméticos e Estante Virtual –, espaços de experimentação de produtos de marcas parceiras, eventos, ofertas de produtos e serviços e consumo.
Projetos Especiais
O espaço também servirá como um local estratégico para projetos especiais da plataforma de vídeos. Entre as novidades, está o retorno do YouTube Music Nights, uma série de shows intimistas com nomes da música brasileira, que terá suas primeiras edições no novo teatro ainda em 2025. Gravadas ao vivo e disponibilizadas posteriormente no YouTube, as apresentações oferecem aos fãs a oportunidade de vivenciar performances especiais e conteúdos exclusivos. Edições passadas já apresentaram artistas como Luísa Sonza, Vitão, Karol Conká e a superstar internacional Lizzo.
“A cena musical brasileira é extremamente rica, e o Teatro YouTube vai ser um espaço para amplificar essa potência”, afirma Sandra Jimenez, diretora de parcerias musicais do YouTube para América Latina & US-Latin. “Estamos muito felizes em trazer de volta o YouTube Music Nights, agora em uma nova casa que vai seguir proporcionando uma conexão íntima entre artistas e fãs. Com certeza vamos criar momentos mágicos, que serão amplificados para milhões de fãs na plataforma.”
Além da música, o Teatro YouTube também poderá ser usado como estúdio por criadores de conteúdo da plataforma, que poderão gravar, com alta qualidade, vídeos em diversos formatos, reforçando o compromisso do YouTube em oferecer um ecossistema completo para apoiar antigos e novos talentos e fomentar oportunidades. O espaço ainda poderá ser usado para encontros de criadores com suas comunidades, sessões de autógrafos e apresentações especiais, além de receber ativações de marcas e projetos de conteúdo de parceiros do Google.
Legado e Impacto na Cultura
Ao mesmo tempo que projeta o futuro, o Teatro YouTube celebra a história. O legado de Eva Herz, figura de destaque para as artes cênicas no país, será permanentemente honrado com a nomeação da sala de espetáculos como “Sala Eva Herz”. A iniciativa se soma ao compromisso contínuo do YouTube com a cultura brasileira, que vai de grandes eventos populares a um impacto econômico mensurável.
O apoio a celebrações que movimentam o país, como o São João de Campina Grande e a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, são exemplos dessa parceria. Esse compromisso se reflete também em números: segundo relatório da Oxford Economics, o ecossistema criativo do YouTube contribuiu com mais de R$ 4,94 bilhões para o PIB do Brasil em 2024. O novo teatro é, portanto, o mais recente capítulo dessa história.