Com proposta que visa provocar debate, ação “60 Vive+” substitui o símbolo do idoso curvado por imagens que retratam o perfil sênior atual como alguém que surfa, pedala, viaja e curte a vida
A MedSênior – operadora de saúde voltada para o público 49+, com foco em medicina preventiva e no conceito de Bem Envelhecer – iniciou uma intervenção estratégica em vagas de estacionamento da rede de supermercados Extrabom, no Espírito Santo. Por meio da ação de marketing batizada de “60 Vive+”, a proposta é desafiar o estereótipo do envelhecimento e provocar um debate em torno do tema.
A iniciativa visa reforçar o posicionamento da marca líder em medicina preventiva e promotora do conceito de Bem Envelhecer, a partir da substituição dos símbolos de vagas de estacionamento prioritárias para idosos – que normalmente retratam uma pessoa curvada e de bengala -, transformando sua identidade visual e substituindo os ícones ultrapassados por imagens que retratam o idoso atual: surfando, pedalando, viajando e curtindo a vida. A ação, que começou pela unidade do Extrabom em Jardim Camburi, vai ser realizada em todas as 37 unidades da rede no Espírito Santo, ao longo do mês de outubro – com possibilidade de ter o período ampliado.
“A sociedade há muito tempo lida com estereótipos que associam o envelhecimento unicamente à limitação. Por décadas, a imagem do idoso foi representada de forma estigmatizada e as placas de indicação prioritárias para quem passou dos 60 eram – e ainda são, em alguns casos – exemplo disso, como se o envelhecimento fosse, por si só, sinônimo de limitação. No entanto, o sênior atual é ativo”, destaca Maycon Oliveira, diretor de marketing da MedSênior e um dos idealizadores da campanha.
Por meio da ação, a operadora se posiciona não apenas como prestadora de serviços, mas como agente de transformação social e participante ativa do debate. Com forte apelo estratégico, o novo visual das vagas está alinhado a um projeto de lei (PL), com parecer favorável dos relatores da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. O PL, em fase final de tramitação, sugere adotar como símbolo nacional da identificação da pessoa idosa a imagem de uma pessoa ereta acompanhada da inscrição 60+ para sinalizar espaços de prioridade previstos por lei.
“A ilustração de uma pessoa fazendo uso de bengala está muito distante do que representa ser idoso atualmente, e fazer parte de um negócio diretamente voltado para esse público nos dá condições de afirmar que o ‘novo’ idoso trabalha, dirige, se exercita, viaja, define suas prioridades, faz a gestão da própria saúde, escolhe contribuir ou não no cuidado com os netos e é protagonista da economia prateada. Foi para comunicar esse novo perfil e reforçar o nosso conceito de Bem Envelhecer que nasceu o Projeto 60 Vive+, uma iniciativa estratégica de comunicação em parceria com a rede de supermercados Extrabom”, completa Maycon.
Intervenção pensada para fomentar o debate
A iniciativa, que conta com a parceria estratégica da agência Maely Arte e Publicidade (responsável pela produção e instalação dos adesivos), tem outras empresas interessadas em aderir à ideia. Desenhada para fugir da publicidade tradicional, os adesivos nas vagas não possuem menção aos nomes da MedSênior ou do Extrabom, apenas um QR Code que convida o público a conhecer o hotsite do projeto.
Para Rodrigo Pegoretti, Diretor de Criação da ação, a proposta é gerar uma mudança de olhar através de uma intervenção de impacto visual. “O conceito que construímos é que o ‘idoso’ como a sociedade o concebeu, esse estereótipo, ficou velho, se aposentou. Criamos uma intervenção no símbolo mais evidente de prioridade — a vaga de estacionamento — justamente para chamar a atenção para o fato de que as pessoas ainda não se atentaram para a revolução que o envelhecimento sofreu no Brasil. É uma ação diferenciada que tem tudo para ganhar proporção e provocar essa nova visão no mercado“, afirma.
60 Vive+ na prática
O sucesso do modelo assistencial preventivo da MedSênior é refletido por beneficiários como Janete Duarte dos Santos, 66 anos. Longe do estereótipo ultrapassado, Janete é fotógrafa, empresária, corre, nada no mar e pratica rapel. Sua vitalidade é um testemunho da eficácia do acompanhamento contínuo e do investimento em atividades físicas e bem-estar.
Desta forma, o Projeto 60 Vive+ transforma uma obrigação legal (vaga prioritária) em uma oportunidade para a MedSênior comunicar de forma clara sua mensagem: uma longevidade ativa, independente e com qualidade de vida não é só possível. É também uma realidade, e precisa ser atualizada no imaginário popular.
FICHA TÉCNICA DA AÇÃO
Direção de Criação: Rodrigo Pegoretti, Maycon Oliveira e Vanessa Ferreira
Direção de Arte: Thiago Rodrigues
Redação: Rodrigo Pegoretti
Agência Parceira: Maely Arte e Publicidade