Com linguagem flexível, proposta assinada pela Tátil Design conecta tecnologia, produtos, dados e impacto cultural à evolução estratégica da companhia
A B3 apresenta nesta segunda-feira, 8, seu novo posicionamento de marca, desenvolvido pela consultoria Tátil Design. A atualização reflete um momento estratégico da companhia, que amplia seu papel no mercado para além da operação da bolsa de valores, fortalecendo produtos, serviços, tecnologia, dados e iniciativas institucionais, inclusive de impacto social e cultural.
O reposicionamento preserva elementos reconhecidos da identidade visual, como os colchetes, agora expandidos em cor, textura e movimento, permitindo maior versatilidade em diferentes contextos: da economia às cidades, da cultura aos múltiplos públicos que se relacionam com a B3. O sistema também introduz a B3 Sans, tipografia proprietária que reforça clareza e dinamismo.
Na linguagem verbal, o conceito central é orientado pelos princípios ‘fazer acontecer, fazer junto, fazer prosperar e fazer ir além’, sustentando a narrativa que conecta o papel da companhia de impulsionar tudo e todos que movem o mercado financeiro. A nova expressão visual incorpora elementos tridimensionais que representam setores da economia e códigos fotográficos que aproximam a marca de pessoas, empresas e territórios.
“Hoje, a B3 assume seu papel como potencializadora dos negócios brasileiros em todas as suas categorias. Quer coevoluir com os clientes. Fortalecer sua sintonia com os diversos setores econômicos e sociais, entre eles empresas, pessoas, cultura e inovação”, diz Fred Gelli, CEO da Tátil Design. “A expressão da marca precisava representar seu papel ampliado no Brasil, não apenas no mercado financeiro, mas também na vida das pessoas. A nova linguagem traduz essa dimensão de impacto.”
Segundo Patrícia Viegas, gerente de Marca e Patrocínios da B3, o reposicionamento é fruto de um processo de mais de um ano e meio, construído de dentro para fora e conectado à evolução recente da companhia. “Somos uma marca jovem – que nasceu em 2017, após a fusão da BM&FBovespa com a Cetip, mas com um legado de mais de 130 anos. Nos últimos anos, ampliamos negócios, diversificamos receitas, avançamos em dados e tecnologia e aprofundamos nossa atuação junto aos investidores. A marca precisava acompanhar essa transformação”, afirma. “O novo posicionamento projeta uma B3 mais contemporânea, plural e integrada ao ecossistema financeiro, reforçando nosso papel como meio entre pessoas que querem investir e empresas que precisam de capital para crescer.”
Patrícia destaca que o sistema foi pensado para dialogar tanto com o investidor pessoa física quanto com o mercado. “Queremos mostrar que investir é para todos e que o mercado pode ser acessível, transparente e democrático. Por isso, construímos uma linguagem elástica, capaz de falar com todos os públicos com os quais nos relacionamos: empresas listadas, bancos, corretoras e investidores, dos iniciantes aos mais experientes”, diz.
O novo posicionamento se apoia em quatro direcionadores estratégicos: Legado sempre atual, com o compromisso de seguir evoluindo com experiência do que nos trouxe até aqui; Investimento no amanhã, com forte integração à agenda ESG; Construção conjunta com o mercado, reforçando a lógica de ecossistema; Patrimônio brasileiro, projetando o país e seus ativos para o mundo. Esses princípios norteiam toda a expressão visual e verbal da marca e passam a orientar também patrocínios, conteúdos, experiências e campanhas.
A estreia do novo posicionamento será incorporada à campanha que divulga o novo app do investidor, que centraliza a visão dos ativos em mercado. Outra peça de grande visibilidade será o tradicional filme de final de ano, que desta vez contará histórias reais de investidores, empresas e pessoas impactadas com a atuação da B3.
“Se nosso legado é sempre atual, não se trata de ruptura, mas de maturidade. Estamos ampliando significados, não apagando o que já construímos”, explica Patrícia.
Já os patrocínios, seguem como importante plataforma de experiência de marca, especialmente na pauta cultural, área em que a B3 é uma das maiores apoiadoras do país, com iniciativas voltadas à democratização de acesso, com dias gratuitos em vários dos principais museus do país.








