Arthur Carvalho, mais conhecido como Tuka Carvalho, é empresário do ramo musical e CEO da rádio FM O Dia, uma das maiores referências no mercado musical brasileiro, especialmente nos gêneros pagode e funk.
Filho de uma família tradicional no setor de comunicação – seu avô, Ary de Carvalho, fundou o jornal O Dia, e seu pai, Walter Mattos, criou o jornal Lance, do meio esportivo – Tuka cresceu cercado pelo empreendedorismo e pela paixão pela comunicação. Esse legado familiar moldou sua visão de negócios e sua habilidade em construir uma carreira de sucesso no mundo da música e entretenimento.
Aos 24 anos, Tuka iniciou sua trajetória profissional na rádio FM O Dia, assumindo o departamento artístico e de eventos. Rapidamente, destacou-se por sua capacidade de identificar e promover tendências, consolidando a FM O Dia como uma potência no cenário musical do Rio de Janeiro e no Brasil.
Um dos maiores marcos de sua carreira foi a gestão da carreira do cantor Dilsinho, iniciada em 2014. Partindo do zero, Tuka conduziu Dilsinho a se tornar um dos principais nomes do pagode e, mais tarde, um dos maiores artistas pop do país. Esse case de sucesso é um exemplo do olhar aguçado de Tuka para identificar talentos e transformá-los em fenômenos nacionais.
Com o crescimento de sua influência no mercado fonográfico, Tuka expandiu seus negócios e fundou a ARCA A, um escritório de agenciamento de artistas, em parceria com Adriana Araújo e Alexandre Ramalho. Além disso, foi sócio da GH Music, empresa que gerencia carreiras de grandes artistas como Dilsinho, Mumuzinho e Menos é Mais, e lidera a área de eventos da Work Show, uma das maiores empresas de gestão artística do Brasil.
Entre os projetos mais emblemáticos de sua carreira está a “Maratona da Alegria”, um evento grandioso realizado pela FM O Dia, que conta com doze edições, trazendo os principais nomes do samba. Em colaboração com o Villa Mix, Tuka ajudou a quebrar recordes de público e faturamento em 2017, atraindo 86 mil pessoas. A maratona se consolidou como um dos principais eventos do calendário carioca e uma referência no cenário musical brasileiro.
Além de seu trabalho como empresário, Tuka decidiu mergulhar no universo do entretenimento digital com a criação do podcast BullDogShow. Nele, Tuka conduz conversas descontraídas com artistas, empresários e produtores, abordando temas como música, shows, tendências e o mercado fonográfico, já tendo recebido nomes como Rodrigo GR6, Thiaguinho, Ferrugem, Menos É Mais e muito mais. O podcast reflete sua paixão pelo mercado da música e sua vontade de compartilhar conhecimento e experiências com o público.
Tuka Carvalho é nosso convidado a responder às cinco perguntas. Confira!
- Tuka, como foi crescer respirando o Mundo da comunicação dentro de casa?
Foi um grande aprendizado que eu tive desde bem novo. Meu avô (Ari de Carvalho, jornalista e fundador do Jornal O Dia e dono dos dials de rádio 100,5 e 90,3) era muito presente em minha vida e eu, sempre que podia, ia até o Jornal O Dia com ele. Já adolescente foi a vez de acompanhar a jornada da minha mãe, Gigi Carvalho, à frente dos Jornais O Dia e Meia Hora e da Rádio FM O Dia e do meu Pai, Walter Matos, fundador do Lance.
- Você assumiu muito jovem o desafio de reposicionar a FM O DIA, e hoje, 11 anos depois, é a rádio carioca líder em audiência com 6 filiais. Como foi esse processo?
Desafio não faltou; até pandemia enfrentamos! O que eu posso dizer é que o processo de manter a FM O Dia líder de audiência é diário! Praticamente todos os dias eu e minha equipe nos reunimos para avaliar estratégias. Eu procuro estar sempre antenado nas novas tecnologias e pesquisas de mercado; investir em pessoas e processos, além de estudar bastante sobre finanças. E, desta forma, vamos seguindo, dia após dia, buscando o melhor para agradar aos nossos ouvintes e seguidores.
- As rádios iam morrer com a chegada das plataformas de streaming, mas, não só não morreram como seguem crescendo ano após ano. Na sua visão, por que as plataformas não mataram as rádios? Como a digitalização da audiência mudou a vida da FM O DIA?
Realmente, lá atrás, quando teve o boom do streaming, houve esta especulação mas o rádio nunca acabará e nós sabíamos disso porque este é o meio de comunicação que mais alcança as pessoas. E, musicalmente falando, é a melhor construção de carreira para um artista. Sempre enxerguei as plataformas e o streaming como aliados. O player FM O Dia no Spotify e no Youtube é um reflexo desse pensamento, com milhões de ouvintes mensais e inscritos
- Quais novidades podemos esperar da FM O DIA para 2025?
Muita coisa! Somos impacientes e, internamente, sempre nos desafiamos. Este ano temos o desafio de aumentar nosso número de afiliadas, produzir cada vez mais conteúdos de qualidade e inéditos para os nossos ouvintes e seguidores.
- Como você vê o futuro das rádios e como a FM O DIA está se preparando para esse momento?
O futuro é o que já está sendo feito por nós há cinco anos, quando colocamos clipes musicais e apresentamos nossos conteúdos musicais inéditos para quem nos assiste na “FM O Dia TV”, do nosso App e site; e nas TVs LGs e Samsung. Além disso, é sempre criar conteúdos que surpreendam o público. Neste quesito também “damos aula”!