Chieko Aoki possui uma das maiores redes hoteleiras do país e é modelo de excelência no setor da hotelaria e hospedagem
Para Chieko Aoki, fundadora e presidente do Blue Tree Hotels, uma das maiores redes hoteleiras do país e modelo de excelência no setor da hotelaria e hospedagem, o marketing é fundamental em qualquer negócio. É a partir dele que empresários conseguem acompanhar as tendências do mercado, além de contribuir no entendimento da real necessidade do cliente com sutileza e eficácia.
O estilo Chieko Aoki de gestão
Seu estilo de gestão focado no desenvolvimento do funcionário e em um bom ambiente de trabalho foi disruptivo em um momento em que pouquíssimas mulheres atingiam cargos de chefia. Chieko ficou conhecida como a Dama da Hotelaria e foi eleita a segunda mulher de negócios mais influente do Brasil, e com uma filosofia chamada de Alma Blue Tree, transformou a rede hoteleira em uma das mais rentáveis do país. Confira o depoimento de Cheiko Aoki para a Abramark.
A mulher brasileira empreendedora
Assim como Chieko Aoki, outras 9,3 milhões de mulheres estão à frente de uma empresa, de acordo com o Sebrae. Elas representam 34% de todos os donos de negócios do país.
No entanto, apesar de as mulheres estarem cada vez mais ocupando espaço no empreendedorismo, ainda são discretas as ações de incentivo para elas. Pelo contrário. Empreendedoras são mais jovens e com nível de escolaridade 16% superior ao dos homens, mas recebem menos.
Elas também sentem dificuldades na hora de conseguir crédito, mesmo o mercado mostrando que empresas com mulheres no comando são mais perenes e apresentam inadimplência menor, menor risco e maior retorno.
O futuro da hotelaria no Brasil
Apesar dos desafios dos últimos anos, principalmente após a chegada da pandemia de Covid-19, o cenário pode sofrer boas mudanças para o turismo brasileiro. Para isso, será necessário uma união de forças que deve acontecer de dentro para fora. “O Brasil mantém diferenciais que as grandes metrópoles tiveram que abrir mão para crescerem, como Tóquio, por exemplo”. Para Chieko, o Brasil possui diferenciais na escolha de turistas e que precisam ser valorizados pelo próprio povo, como a filosofia, cultura e culinária. “O Brasil precisa aproveitar o desenvolvimento tendo a consciência da sua cultura para que as futuras gerações aproveitem esses diferenciais”, conclui.
Para conferir todos os depoimentos de Acadêmicos e Hall of Famer da Abramark, clique aqui.