A história de Gilmar Pinto Caldeira começou longe da comunicação. Na juventude, ele trabalhou em uma madeireira e após o desligamento da empresa, foi incentivado por um amigo a estudar marketing. Durante uma aula na Fundação Brasileira de Marketing, o então estudante foi questionado por um professor se gostaria de trabalhar com publicidade.
A partir daí, Gilmar Pinto Caldeira virou uma importante página em sua vida e fez uma brilhante carreira na Editora Abril. Nesse período, se apaixonou pela atividade de incentivo e foi o pioneiro do Marketing de Incentivo no Brasil, revolucionando o mercado.
Para ele, o marketing é sinônimo de ciência, realidade, melhorias e satisfação do consumidor. “Na minha área de especialidade e com isso ser reconhecida e respeitada, as pessoas são fundamentais. Para mim essa é uma das essências do marketing”, finaliza.
Confira o depoimento de Gilmar Caldeira ao portal da Abramark:
O futuro do marketing para Gilmar Pinto Caldeira
Para Gilmar, com o passar dos anos, tudo se tornou mídia, com isso, o desafio do mercado é ainda maior. “Fazer a divulgação de uma marca exige pertinência, cultura e propósito, as pessoas não se engajam nas empresas simplesmente pelo salário, é preciso ter diversidade e inclusão”, finaliza.
A pandemia também foi incentivadora da digitalização. “Para manter as pessoas no home office digitalmente engajadas, o marketing é necessário, pois ele se supera para facilitar a vida de todos”, diz Gilmar.
Para conferir todos os depoimentos de Acadêmicos e Hall of Famer da Abramark, clique aqui.