Gal Barradas: “São muitas possibilidades de tornar o Marketing de Influência algo extremamente potente para uma estratégia”

Com mais de 30 anos de experiência bem-sucedida no mercado, Gal Barradas é uma referência no marketing brasileiro, com passagens de destaque em agências como W/Brasil, F/Nazca, MPM, Fbiz, e Havas Brasil, entre outras, sempre em cargos de direção ou C-level.

Com uma visão voltada para inovação, inteligência de dados e valorização da experiência do consumidor, Gal entrou no mundo das startups baseadas em tecnologia, seja como conselheira ou sócia. Em maio, ingressou na Spark, especialista em marketing de influência, como COO e sócia, acumulando, também, a função de diretora geral da unidade Lab.

Confira um pouco mais o que pensa e faz Gal Barradas no quadro Cinco Perguntas Para:

Abramark – Conte um pouco sobre as possibilidades e desafios trazidos pelo seu ingresso como sócia e COO na Spark?

GB – O Marketing de Influência é um mercado que vinha em ascensão desde antes da pandemia. Com a pandemia, com o mundo “fechado”, tornou-se a principal fonte de entretenimento e forma das marcas manterem sua comunicação ativa com seus consumidores. Meu desafio é dar continuidade a um trabalho que a Spark já vem fazendo de contribuir para o desenvolvimento deste mercado, com mais estratégia e mais ciência. O Marketing de Influência é muito mais que o publipost de pessoas famosas, que é o formato mais conhecido. Há técnicas, ferramentas, visão de negócios e performance por trás do uso desta disciplina.

Abramark – A atuação junto aos influenciadores tem crescido bastante. Quais são as principais oportunidades e gargalos do Marketing de Influência em um cenário de grande concorrência e pulverização?

GB – Primeiro é entender como o Marketing de Influência pode contribuir para aquela estratégia daquela marca. Ela pode ser usada como um canal por si só ou fazer parte de uma estratégia maior que envolve outras frentes como eventos, varejo físico etc. Estamos falando de Branding, Awareness, Causas, Promoções, Performance, Advocacy, Serviço ao Consumidor? Enfim, são muitas possibilidades de tornar o Marketing de Influência algo extremamente potente para uma estratégia, desde que saibamos o objetivo principal.

Abramark – Além da atuação na Spark, você é conselheira e/ou acionista de startups de tecnologia voltadas para o marketing. Fale um pouco mais sobre esses projetos. O mercado está se aquecendo novamente?

GB – O mercado de startups se manteve ativo no Brasil, mesmo com a pandemia. O grande volume de investimentos em startups começou em 2019, se repetiu em 2020 e cresceu muito em 2021. Somos um país de recursos humanos valiosos, pela criatividade, população jovem, hiperconectada. E, nos últimos tempos, também pelo fato da nossa moeda ter estado desvalorizada. Os projetos que tendem a fazer sucesso, logicamente, são aqueles que têm a ver com a resolução de uma dor imediata. Dos três projetos nas quais me mantenho sócia, dois nasceram na pandemia e um já está tracionado, que é a Uncover, Martech de Ciência de Dados. É impensável qualquer estratégia hoje que não contemple a ciência dos dados. Mais de uma pesquisa mostram que esta á a principal dor de qualquer gestor de marketing e vendas hoje. A Zeka é uma Edutech voltada para o curso do Ensino Médio. 70 milhões de brasileiros não conseguiram concluir o E.M. e nossos algoritmos identificam o gap individual de cada aluno e traz o conteúdo numa jornada gamificada que o acompanha até o dia da prova do Encceja. Acabamos de começar um piloto na Rocinha, no Rio de Janeiro, e estamos contentes com os resultados. Aquele em que me envolvi anteriormente à pandemia é a Quinta Valentina, que capacita mulheres para serem profissionais autônomas, no microvarejo, falando diretamente com cada consumidora. Elas dispõem de treinamentos frequentes, ferramentas digitais e um estoque de produtos de alta qualidade, hoje sapatos e bolsas.

Abramark – Você sempre foi uma defensora da igualdade de gêneros no âmbito profissional, conquistando espaço de destaque no mercado por seu talento e competência. Acha que estamos avançando em bom ritmo nesse quesito? Por quê?

GB – Acho que temos avançado sim, embora eu sinta muita tristeza em ainda ver, a esta altura do campeonato, empresas fazendo “diversity washing” com meia dúzia de posts, umas palestras internas e alguma peça dizendo que preza a diversidade, sem que a sua realidade diária, operacional espelhe esta crença. Será que estas empresas não enxergam que estão renunciando resultados não investindo na diversidade? Empresas diversas são mais lucrativas, porque ter um time diverso amplia a visão de riscos e oportunidades. Além do mais, é inadmissível nos dias de hoje que as empresas não cumpram seu papel social por um ecossistema melhor para si e para as pessoas que são seus clientes, funcionários e colaboradores. Na Spark, temos orgulho de ter uma ampla gama de diversidade, no âmbito étnico, de gênero e minorias, e 75% dos cargos de comando ocupados por mulheres.

Abramark – Deixe um recado para os profissionais e estudantes que têm interesse no marketing e na comunicação, vislumbrando novas e melhores possibilidades de negócios.

GB – Estudar, estudar, estudar. Estudar não é só ler o que está nas redes sociais e entender como elas funcionam. Mas como funciona o ser humano. Leiam os clássicos da literatura. Está tudo lá. Os arquétipos, os arcos narrativos, os grandes movimentos da humanidade, questões políticas. O mundo muda o tempo todo, mas as grandes questões da humanidade continuam as mesmas. E é isso que se espelha nas redes sociais e na comunicação cruzando-se com o Zeitgeist, ou seja, com as demandas do momento, do tempo atual. Tenha curiosidade também com as tecnologias propriamente ditas, porque são as grandes facilitadoras para a vida humana. Como usar o melhor delas para nós?

Gal Barradas também é integrante do Hall da Fama da Abramark e fala, em um depoimento exclusivo para o Portal da Abramark, sobre sua história e seu legado no martech. Clique aqui e assista!

#abramark, #GalBarradas, #Marketing, #liderançafeminina, #mulheresempreendedoras, #martech

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas