Luiz Galebe: “Nunca diga que está cansado de tentar, pode ser que você desista justo na sua vez de brilhar!”

A partir de uma viagem aos Estados Unidos, com a cabeça repleta de ideias e muita vontade de vencer, Luiz Galebe intuiu sua grande criação e, em plena década de 1980, lançou o Shop Tour, conteúdo televisivo que revolucionou a maneira de fazer comerciais de varejo, um misto de publicidade e entretenimento que marcou época na TV brasileira.

Empreendedor nato, Galebe, que vive na Flórida e vem sempre que pode para São Paulo, respondeu às cinco perguntas com o característico tom crítico e corajoso.


Abramark – Você empreendeu no universo da comunicação quando tudo era diferente: as coisas eram muito mais lentas e caras, quase artesanais. Em sua opinião, é mais difícil empreender hoje ou há 30 anos? Por quê?

LG Empreender sempre foi difícil e, hoje, mais ainda. Pegando carona no assunto e falando da política de negócios no Brasil, enquanto nós não tivermos uma política agressiva de abertura e encerramento de negócios, bem como a de poder contratar material valioso sem as leis trabalhistas atrapalhando o progresso do País, sempre será um parto empreender no Brasil.


Abramark – Sabemos que mora na Flórida já há alguns anos. Investir e empreender nos Estados Unidos é muito melhor do que fazê-lo aqui no Brasil?

LG Muito mais fácil e melhor, os Estados Unidos privilegiam os que querem gerar empregos e dão muitos incentivos, é o oposto do Brasil. Se o Brasil está no sul, os Estados Unidos estão no norte.  É inadmissível uma empresa no Brasil não poder contratar por medo da Justiça Trabalhista. Este é um dos maiores entraves para se contratar, o risco e a insegurança jurídica nas decisões dos juízes do trabalho, que mais parecem ser vingadores do que julgadores. O fórum trabalhista é o fórum dos covardes que tomam dinheiro indevido das empresas, com a conivência dos juízes. O pensamento de que a empresa sempre é rica e pode pagar indenizações vultosas acaba por falir muitas delas, que precisam contratar, mas não o fazem por medo. Resultado: desemprego, mau desempenho comercial etc.


Abramark – O Shop Tour está fora do ar há 12 anos, mas ainda é lembrado por muitas pessoas, tamanho sucesso e importância que teve na vida de consumidores e lojistas. Você tem alguma novidade ou possível negócio com essa marca tão emblemática no varejo brasileiro? Pode falar sobre isso ou algum novo negócio que esteja desenvolvendo? 

LG Aqui vai minha resposta, que vale como lição para quem está começando, não caiam na tentação de contarem seu planos por vaidade ou porque pensa que a divulgação trará bons negócios. No campo empresarial, o sigilo de negócio é atitude inteligente. Existe, sim, gente que fica na espreita observando movimentos novos para literalmente roubar suas ideias. Portanto, boca fechada e mãos à obra, adiante-se para abrir vantagem! Mas tenho muitas novidades, sim, fantásticas.


Abramark – Como um especialista em comunicação, vendas e improvisação, como analisa a crescente importância dos influenciadores em um momento onde cada um de nós, invariavelmente, viramos, também, “mídias”?

LG Acho o novo modo da comunicação social espetacular. Antes o poder econômico mandava em tudo, a mídia era a televisão, em especial a Globo, que hoje está moribunda e entrando numa decadência inimaginável, culpa de um jornalismo político deplorável. Agora é o poder da comunicação individual, antes explorado pelas gigantes da mídia. Hoje o dono do potencial é que explora a si mesmo e até fica rico, ganha independência e notoriedade. Para que se tenha uma noção mais prática do que é a mídia social, se todas as emissoras de TV fizerem um único comercial ao mesmo tempo, o Neymar sozinho pode ter mais audiência do que todas elas juntas postando nos seus perfis nas redes sociais. Mas para os mortais, o difícil é manter-se em ebulição, ficar na onda não é fácil, a tarefa mais complicada é não deixar cair a peteca e para isso é necessário uma constante reinvenção.


Abramark – Que conselhos ou dicas deixa aos empreendedores e visionários, pessoas como você, para que consigam seguir em frente e alcançar o tão esperado sucesso.

LG É comum termos ideias que nos soam como verdades absolutas. Às vezes somos traídos pelo excesso de confiança e por aquela sensação de que tudo vai dar certo, como em nossos sonhos. Pode ser que seja assim; pode não ser, eu diria. Prepare-se para o sucesso, mas jamais desista se não o obtiver de primeira, o próprio Shop Tour foi desenganado por muitos experts em marketing. O que isso quer dizer? Nem mesmo eu, com toda minha expertise posso afirmar que algo não vai rolar, porque eu já errei muito e acertei quando nem achava que seria assim. Só digo que não se deve correr atrás de dinheiro, e sim de fazer algo inovador, de um sonho, mesmo que ele já exista no mercado, mas tem que ser de maneira inovadora, tem que ser genial. E não se assuste se alguém achar que sua ideia é simples demais: são elas que têm mais chances de acerto, as simples. Não se incomode se ela ficar comum demais, depois que você a lançou, é este o objetivo, que ela entre no dia a dia das pessoas. Nunca diga que está cansado de tentar, pode ser que você desista justo na sua vez de brilhar! Se você não parar, estudar, pesquisar, trabalhar 12h por dia ou mais, você terá uma boa chance.


Assista ao depoimento exclusivo para o Portal da Abramark e conheça mais sobre Luiz Galebe:

Galebe é sinônimo de coragem e criatividade

#Abramark #Marketing #Empreendedorismo #ShopTour #Varejo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas