Trade Marketing Francisco Alvarez

O papel do Trade Marketing nos negócios, por Francisco Alvarez

Quando identificamos a implementação de Trade Marketing em uma organização, seja de qual ramo for, são muitas as dúvidas que permeiam entre gestores, principalmente quando se está partindo do zero, realmente estruturando uma área de Trade pela primeira vez.

Primeiramente, é importante contextualizar o conceito dessa estratégia e o seu papel em negócios. Trade Marketing é focado no posicionamento de mercadorias de forma estratégica nos pontos de venda e visa estimular o consumo de produtos nos diferentes canais de distribuição seja varejo ou atacado.

Para Francisco J. S. M. Alvarez, responsável pela implementação do Trade Marketing no Brasil, essa prática é fundamental para promover novos desafios para o varejo. “A área de varejo talvez seja a mais dinâmica, principalmente após o novo ambiente de mercado causado pela tecnologia, algo que traz um mundo para ser desenvolvido”.

A evolução das fases de implementação de departamento de Trade Marketing pode ser visualizada com maestria pelo autor Francisco Alvarez em seu livro ‘Trade marketing: a conquista do consumidor no ponto de venda’. Essa prática também é uma ferramenta fundamental para o aumento da competitividade do que determinada marca produz e coloca no mercado.

Confira o depoimento de Francisco Alvarez para a Abramark:

Trade Marketing e gestão estratégica

Esse departamento envolve muito controle, pois a gestão da estratégia é um pilar fundamental na construção de uma área sólida e eficaz.

Sabemos que, hoje, em função da competitividade dos mercados, não existe mais espaço para termos equipes de campo sem gestão e controle – e, por isso, devemos investir em capacitações e tecnologias que permitam aos times de merchandising levantamento e registro de informações valiosas do campo.

Conforme ensinado por Alvarez, Trade Marketing, portanto, passa a ser entendido como um novo modelo de gestão, que interage com o universo de marketing e de vendas, com o objetivo de responder ao novo ambiente de mercado e à complexidade no processo de negociação.

Para conferir todos os depoimentos de Acadêmicos e Hall of Famer da Abramark, clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas