Você sabe o que significa a chamada economia do conhecimento? Segundo Peter Drucker, estamos vivendo a transição da era industrial para a economia do conhecimento. Novas dinâmicas de mercado, deslocamento de poder de decisão e do domínio da informação para o cidadão e o consumidor, reorganização das cadeias de suprimentos em novas configurações e redes organizacionais, modelos de negócios colaborativos, tudo isso são apenas alguns dos muitos fenômenos que representam o início de transformações profundas em direção à era do conhecimento, com imenso impacto nas organizações e nas práticas de gestão que conhecemos.
No Drucker’s Daily de hoje, Francisco Madia comenta a opinião do Mestre sobre a economia do conhecimento. Confira:
Geração de valor na economia do conhecimento
Segundo ensinou Drucker ao longo de sua vida, precisamos reinventar nossa forma de fazer negócios e gerenciar organizações na economia do Conhecimento. A gestão de hoje ainda é fortemente baseada na gestão dos ativos tangíveis – que de fato foram o principal motor da economia durante muito tempo. Hoje, porém, os bens tangíveis estão cada vez mais comoditizados, enquanto a geração de valor e de diferenciação provém cada vez mais dos ativos intangíveis.
Drucker acusava que a monotonia da produção na linha de montagem na verdade tornava-a um processo ineficiente – em parte porque a linha precisava ser ajustada à velocidade do membro mais lento e em parte porque os trabalhadores nunca obtinham satisfação do trabalho ao ver o produto acabado. “O primeiro passo para tornar produtivo o trabalhador manual é olhar para a tarefa e analisar os movimentos que a constituem. O segundo é registrar cada movimento, o esforço físico que requer e o tempo que leva”, disse Drucker.
A partir desse pensamento, Peter Drucker entendeu a diferença essencial entre eficiência e eficácia, componente fundamental e decisivo da sociedade e da economia do conhecimento. “Fazer certo e exclusivamente as coisas certas, e não mais todas as coisas.”
Então, a partir, se fez a sociedade e economia do conhecimento e em que hoje vivemos, onde o ser humano é resgatado em sua plenitude, talvez, uma das maiores, se não a maior contribuição de Peter Drucker.
Para conferir os episódios anteriores do Drucker’s Daily, clique aqui.