general motors administração moderna peter drucker educação empreendedorismo

Drucker’s Daily – 0046 – A valorização do capital humano

Saber gerir o capital humano é a base para o crescimento da organização, afinal as pessoas são responsáveis pelas operações diárias dentro da empresa. Perceber a necessidade de cada colaborador e promover um ambiente saudável são responsabilidades da gestão.

Peter Drucker costumava perguntar a alguns empresários e seus clientes de consultoria, “como é possível permanecermos muito abaixo de nossas expectativas diante de tanto entusiasmo e motivação?”. Em seguida, respondia “Entusiasmo e motivação são muito importantes. Mas, sem uma outra componente, tornam-se absolutamente irrelevantes. Enquanto não existir comprometimento, tudo o que temos são promessas e esperanças”.

No Drucker’s Daily de hoje, Francisco Madia fala sobre um dos ensinamentos de Drucker sobre entusiasmo e motivação no capital humano:

Impotências Coeundi, Generandi e o capital humano

Em grande parte das empresas, o capital humano pontua pelo entusiasmo e empolgação, não padece da impotência Coeundi. Adora uma festa, lançamento, celebração. Mas na hora h, do comprometimento, de gerar e trazer resultados, revela-se totalmente impotente Generandi.

A transformação das pessoas em capital para as empresas é a força motriz para o sucesso. Conectar a estratégia de negócio com a estratégia de talentos é crucial para que a organização siga em frente.

Ter as ações de curto, médio e longo prazo delineadas deve ser o primeiro passo para alinhar as metas de acordo com o capital humano que está disponível, bem como mapear situações que denotam fragilidade.

Como ensinou Peter Drucker, “Entusiasmo e motivação são muito importantes. Mas, sem uma outra componente, tornam-se absolutamente irrelevantes. Enquanto não existir comprometimento, tudo o que temos são promessas e esperanças”.

Segundo indicou o Blog Solides, o reconhecimento e a valorização das pessoas transforma o capital humano. Criar condições para desafiar de maneira saudável o indivíduo a fazer o seu melhor e estimular o trabalho em equipe gera envolvimento e, ao ser elogiado aumenta ainda mais o empenho em fazer suas atividades de maneira cada vez melhor.

Para conferir os episódios anteriores do Drucker’s Daily, clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas