O conceito de comunicação organizacional tem sido discutido frequentemente, nos quais há a preocupação em manter um bom relacionamento. Entre os principais fatores a serem considerados durante a gestão da comunicação organizacional estão: a produtividade, a motivação e o bem-estar durante a longa jornada de trabalho.
Entretanto, a pauta dessa comunicação requer outros detalhes para que seja implementada uma cultura organizacional efetiva. De acordo com Peter Drucker, mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa estão ligados a falhas de comunicação.
A princípio, é indispensável estabelecer uma forma de diálogo interno que respeite o sigilo de determinadas informações – considerando as questões éticas – ao mesmo tempo em que os colaboradores possam se informar de todas as ocorrências e transformações da empresa.
Esse formato de diálogo é necessário para integrar as informações vitais do ambiente corporativo e otimizar a comunicação empresarial, permitindo que elas estejam sempre ao alcance de todos os departamentos com clareza e objetividade. Na prática, os gestores devem definir uma rotina de reuniões periódicas, um mural de avisos e uma ferramenta de e-mail para envios de conteúdos informativos. Confira o Drucker’s Daily de hoje sobre comunicação organizacional:
A consequência de uma comunicação organizacional bem estruturada e implementada é uma “atmosfera” interna agradável e um vínculo profissional efetivo. Com isso, tem-se ainda uma maximização da produtividade e maior agilidade nas tomadas de decisões, já que as informações serão repassadas com precisão.
É importante ressaltar, porém, que a valorização é outro tópico a ser considerado durante a estruturação da comunicação corporativa. Os esforços individuais devem ser reconhecidos, com o intuito de demonstrar que há grande estima pelos talentos da equipe.
Via: Segs
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