general motors administração moderna peter drucker educação empreendedorismo

Drucker’s Daily – 0049 – Erros de gestão no ambiente corporativo

Ao longo de sua vida, Peter Drucker ensinou que a gestão corporativa nas mãos de um ignorante é uma perigosa arma em qualquer empresa. Embora, infelizmente, componentes como a irrelevância quase sempre são predominantes nas ações desses gestores, esses comportamentos trarão o desapego às regras fundamentais, depois conduzirão os colaboradores ao mar das incertezas e logo após o caos estabelecido, o golpe fatal, o desaparecimento gradual dos clientes e a consequente marginalização do negócio.

Certa vez, em uma de suas conversas sobre gestão, Drucker disse “Quando um assunto não tem mais a menor importância, o transformamos em uma disciplina obrigatória”. Confira o Drucker’s Daily de hoje sobre erros de gestão corporativa, apresentado por Francisco Madia:

Consequências da má gestão corporativa

Segundo indicou o consultor Jorge Luiz da Rocha, esta falha em reconhecer os limites e potenciais da empresa faz com que o negócio caminhe por vias torturantes, que eliminam as boas intenções e com elas as ideias inovadoras.

Portanto, o resultado da ignorância administrativa e incompetência de gestão, consegue, em pouco tempo, destruir qualquer esperança da empresa em obter sucesso em seus resultados.

O conjunto destas ações, somadas a planos equivocados vindos da gestão, além das incertezas causadas internamente, passa a visão de uma onda de desorganização aos clientes e fornecedores, dizimando com qualquer resquício de credibilidade da empresa no mercado.

Afinal, entender o funcionamento do negócio e suas relações com o mercado é o fator chave para o administrador conseguir manter e aumentar a competitividade da empresa em relação ao mercado.

Manter o negócio atraente e interessante para os colaboradores e clientes, exige, além da compreensão dos desejos dos consumidores, saber administrar o comportamento do negócio, em relação às atividades empresariais, que acontecem não apenas as financeiras, mas também, as pessoais e comerciais.

Para conferir os episódios anteriores do Drucker’s Daily, clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas