Drucker’s Daily – 0049 – Erros de gestão no ambiente corporativo

Ao longo de sua vida, Peter Drucker ensinou que a gestão corporativa nas mãos de um ignorante é uma perigosa arma em qualquer empresa. Embora, infelizmente, componentes como a irrelevância quase sempre são predominantes nas ações desses gestores, esses comportamentos trarão o desapego às regras fundamentais, depois conduzirão os colaboradores ao mar das incertezas e logo após o caos estabelecido, o golpe fatal, o desaparecimento gradual dos clientes e a consequente marginalização do negócio.

Certa vez, em uma de suas conversas sobre gestão, Drucker disse “Quando um assunto não tem mais a menor importância, o transformamos em uma disciplina obrigatória”. Confira o Drucker’s Daily de hoje sobre erros de gestão corporativa, apresentado por Francisco Madia:

Consequências da má gestão corporativa

Segundo indicou o consultor Jorge Luiz da Rocha, esta falha em reconhecer os limites e potenciais da empresa faz com que o negócio caminhe por vias torturantes, que eliminam as boas intenções e com elas as ideias inovadoras.

Portanto, o resultado da ignorância administrativa e incompetência de gestão, consegue, em pouco tempo, destruir qualquer esperança da empresa em obter sucesso em seus resultados.

O conjunto destas ações, somadas a planos equivocados vindos da gestão, além das incertezas causadas internamente, passa a visão de uma onda de desorganização aos clientes e fornecedores, dizimando com qualquer resquício de credibilidade da empresa no mercado.

Afinal, entender o funcionamento do negócio e suas relações com o mercado é o fator chave para o administrador conseguir manter e aumentar a competitividade da empresa em relação ao mercado.

Manter o negócio atraente e interessante para os colaboradores e clientes, exige, além da compreensão dos desejos dos consumidores, saber administrar o comportamento do negócio, em relação às atividades empresariais, que acontecem não apenas as financeiras, mas também, as pessoais e comerciais.

Para conferir os episódios anteriores do Drucker’s Daily, clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas