O Trabalhador do Conhecimento, segundo Peter Drucker, é aquele que vem acompanhando a evolução das tecnologias, a informação e o desenvolvimento de novos modelos de negócios. São profissionais com espírito criativo e empreendedor, qualificados, capazes de enfrentar os desafios do futuro com coragem e determinação, mas também com conhecimentos e competências.
Assim, tudo gira em torno do conhecimento, que é o bem mais valioso tanto para o trabalhador, como para a empresa. É o conhecimento que permite inovar, desenvolver competências e aplicá-las de uma forma eficaz e produtiva, criando e desenvolvendo novos produtos e serviços, novos modelos de negócio. Que permite ser competitivo.
Confira o Drucker’s Daily de hoje, que fala sobre o Trabalhador do Conhecimento e suas tarefas:
Drucker costumava dizer que a pergunta-chave para a sociedade do conhecimento seria: “Qual é a tarefa?”. No Trabalhador do Conhecimento, o primeiro requisito é desvendar essa questão, de forma a concentrar-se nela e eliminar todo o restante – pelo menos tudo o que for possível.
Por exemplo, o trabalho de um vendedor numa loja de departamentos é atender o cliente e mostrar os produtos que o cliente está interessado. Em vez disso, em muitas organizações, o vendedor passa a maior parte do tempo conferindo a papelada, checando estoques, quando a mercadoria pode ser entregue, afastando-o da sua única e verdadeira missão e pelo que foi contratado e é pago: vender e satisfazer os clientes.
Segundo indicou a consultora Viviane Rodrigues, investir no conhecimento hoje é ter as rédeas da vida profissional nas mãos no futuro. De agora em diante, somente a capacidade de renovar o seu conhecimento tornará o profissional cada vez mais empregável. Ser um bom profissional (no sentido tradicional de eficiência, disciplina, etc) já não basta para manter o emprego. É preciso também ter conhecimento. Sendo assim, todos (organizações e pessoas) estarão dedicados a administrar o seu conhecimento nos próximos anos.
Para conferir os episódios anteriores do Drucker’s Daily, clique aqui.