Drucker’s Daily – 0051 – Trabalhador do Conhecimento

O Trabalhador do Conhecimento, segundo Peter Drucker, é aquele que vem acompanhando a evolução das tecnologias, a informação e o desenvolvimento de novos modelos de negócios. São profissionais com espírito criativo e empreendedor, qualificados, capazes de enfrentar os desafios do futuro com coragem e determinação, mas também com conhecimentos e competências.

Assim, tudo gira em torno do conhecimento, que é o bem mais valioso tanto para o trabalhador, como para a empresa. É o conhecimento que permite inovar, desenvolver competências e aplicá-las de uma forma eficaz e produtiva, criando e desenvolvendo novos produtos e serviços, novos modelos de negócio. Que permite ser competitivo.

Confira o Drucker’s Daily de hoje, que fala sobre o Trabalhador do Conhecimento e suas tarefas:

Drucker costumava dizer que a pergunta-chave para a sociedade do conhecimento seria: “Qual é a tarefa?”. No Trabalhador do Conhecimento, o primeiro requisito é desvendar essa questão, de forma a concentrar-se nela e eliminar todo o restante – pelo menos tudo o que for possível.

Por exemplo, o trabalho de um vendedor numa loja de departamentos é atender o cliente e mostrar os produtos que o cliente está interessado. Em vez disso, em muitas organizações, o vendedor passa a maior parte do tempo conferindo a papelada, checando estoques, quando a mercadoria pode ser entregue, afastando-o da sua única e verdadeira missão e pelo que foi contratado e é pago: vender e satisfazer os clientes.

Segundo indicou a consultora Viviane Rodrigues, investir no conhecimento hoje é ter as rédeas da vida profissional nas mãos no futuro. De agora em diante, somente a capacidade de renovar o seu conhecimento tornará o profissional cada vez mais empregável. Ser um bom profissional (no sentido tradicional de eficiência, disciplina, etc) já não basta para manter o emprego. É preciso também ter conhecimento. Sendo assim, todos (organizações e pessoas) estarão dedicados a administrar o seu conhecimento nos próximos anos.

Para conferir os episódios anteriores do Drucker’s Daily, clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas