Marketing, a “alma“ do agribusiness

Artigo escrito por Luiz Tejon – Hall of Fame Member

Nunca precisamos tanto dos conhecimentos de marketing como agora no agribusiness. Duas expressões “anglo-saxônicas“, que carecem de uma correta tradução. Agribusiness nasce na Universidade de Harvard nos anos 50, com professores John Davis e Ray Goldberg, e significa a coordenação de toda a cadeia produtiva de alimentos, fibras, energia, desde a pesquisa, passando pelos produtores rurais, envolvendo o processamento, comércio, serviços e chegando até os consumidores finais. E marketing como definiu brilhantemente Peter Drucker significa: “satisfação dos consumidores com lucro“. Portanto estamos agora numa era onde consumidores definem os destinos das tecnologias, marcas e produtos.

O “papa“ do agribusiness Prof Ray Goldberg o redefine como um sistema de saúde, um “food citizenship“. Em palavras de um português claro, é o mundo comandado pelas percepções dos corações e mentes dos clientes onde a economia será determinada por ecologia, porém precisará dar lucro, e a 3ª guerra mundial não será com bombas atômicas e sim com bombas neurônicas: o que não for percebido não será conhecido. O que for mal percebido não será vendido nem consumido. Por isso marketing no sentido estratégico e de planejamento passa a ser a “alma“ de um agronegócio que se transforma em “agrocidadania“.

O “fight for perception“ luta pelas percepções é o segredo do agronegócio doravante. Mais vegetais ou mais proteínas animais? Dentro dessas categorias quais as que são as melhores para a saúde? Sozinhas ou em combinações? O TBC – Texas Beef Council dos Estados Unidos há anos tenta esclarecer as dietas ótimas para a saúde humana num cardápio de dietas integrando carne vermelha com vegetais, todos os dias. Por outro lado organizações de veganos, vegetarianos, oferecem distintas visões. E em meio a tudo isso surgem os “flexitarianos“. Marketing que antigamente só se manifestava na agroindustrialização, nos supermercados do mundo, agora incluem os originadores. Produtoras e produtores. Quem são, como fazem para produzir e como estão monitorados na rastreabilidade? Marketing do novo agronegócio envolve a ciência, que tipo de tecnologia, se bioinsumos, com bem estar animal, se orgânicos, biodinâmicos, ou dentro de filosofias como o Plano ABC+. E tudo isso com quais níveis de mitigação de carbono na atmosfera? Comprovados.

Coordenação de cadeias produtivas passa a ser sagrado doravante e conhecimentos de marketing a alma de tudo isso. Afinal o que não for corretamente percebido não terá existido ou jamais será consumido. E monitoramento permanente das percepções da sociedade é cuidado básico.

José Luiz Tejon é Top of Mind de RH, considerado uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana. Dedicado desde sempre, aos 23 anos passou de estagiário de uma pequena agência de publicidade a gerente de marketing de uma das contas. A partir daí, o entendimento de gestão e administração na prática tomou conta da sua vida. Tejon é reconhecido hoje como um dos melhores conferencistas internacionais.

Assista também o depoimento exclusivo de Tejon para o Portal da Abramark.

Leia outro artigo escrito por Tejon: A propaganda que ganhou a guerra

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas