Octávio Florisbal

Octávio Frioli Florisbal nasceu no dia 20 de maio de 1940, na cidade de São Paulo. Filho do avicultor Elegardo Florisbal e da dona de casa Josephina Frioli Florisbal, mudou-se para o Rio de Janeiro, sozinho, aos 15 anos, para estudar no Colégio Pedro II e, depois, no Colégio Naval, em Angra dos Reis.

Octávio Florisbal começou a trabalhar em 1961, como auxiliar administrativo, em uma das principais agências de publicidade da época, a J. Walter Thompson, cuja filial brasileira era presidida por seu tio, Renato Castelo Branco, também vice-presidente da corporação americana. Formou-se em Comunicação e Marketing na Escola Superior de Propaganda, em São Paulo, e participou de diversos cursos de especialização, em Nova York.

Já como diretor de Planejamento de Mídia, foi contratado pela Norton Publicidade, para estruturar o departamento da agência. Lá conheceu a publicitária Helena de Almeida, com quem se casou e viveu por 30 anos. Em 1972, foi contratado por outra grande agência de São Paulo, a Lintas Internacional, onde permaneceu durante 10 anos. Na Lintas, que tinha a conta da Gessy-Lever, uma das principais promotoras de novelas e shows da época, tomou contato com a produção de programas de televisão e rádio.

Ainda no início dos anos 1970, Octávio Florisbal foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Grupo de Mídia de São Paulo, entidade que contribuiu significativamente para o desenvolvimento das pesquisas de audiência e de mídia no Brasil.

Octávio Florisbal começou a trabalhar na TV Globo em 1982, contratado para estruturar o departamento de marketing da emissora. Entre os principais objetivos, estava a criação de um canal de comunicação permanente entre a área comercial e as áreas de programação, criação, produção e jornalismo. Pretendia-se também estabelecer uma relação mais técnica entre a TV Globo, as agências e os anunciantes. Florisbal foi diretor da Central Globo de Marketing por oito anos, até ser nomeado Superintendente Comercial. Uma das marcas da sua gestão foi a política de profissionalização no modelo de comercialização dos espaços publicitários.

Em setembro de 2002, assumiu interinamente o cargo de diretor-geral da TV Globo, logo após o afastamento, por motivos de saúde, da executiva Marluce Dias. Durante dois anos, acumulou a função com os atributos de Superintendente Comercial. Foi efetivado no cargo de diretor-geral da TV Globo em outubro de 2004.

Em abril de 2009, recebeu o título de Personalidade do Ano, referente a 2008, concedido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP). Segundo a Associação, Octávio Florisbal foi destaque “por sua dedicação, consistente inovação e competência com que trabalha para o desenvolvimento e defesa dos interesses de todo o trade de comunicação, à frente do maior e mais importante conglomerado de comunicação do país”.

Compartilhe:

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore