Somente com o Instagram, Gil do Vigor tem potencial de faturar mais que um prêmio do BBB por mês

Dois meses após fim do programa, economista acumula mais aparições em campanhas do que a campeã Juliette. Ganhos anuais podem ultrapassar casa dos R$ 20 milhões

O economista e ex-BBB Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, se tornou um sucesso de marketing desde a sua saída do reality show. Mesmo com planos de seguir na carreira acadêmica, o pernambucano não abriu mão do seu potencial como influenciador digital e, atualmente, é mais visto em campanhas publicitárias do que a campeã da última edição do Big Brother Brasil, Juliette Freire, outro fenômeno de engajamento, com mais de 30 milhões de seguidores somente no Instagram.
Enquanto a paraibana – que segue fechando contratos de publicidade com grandes marcas – tem direcionado suas redes sociais à construir sua imagem como artista e divulgar seus projetos musicais, Gil é mais ativo com as campanhas e os chamados publiposts. Ele já apareceu como garoto propaganda de empresas como a Vigor Alimentos, Bis/Lacta, OMO, Santander, Grupo Boticário, C&A, Whatsapp e, mais recentemente, do Ifood. Segundo Thiago Cavalcante, sócio da INFLR, startup especializada em marketing de influência, o faturamento mensal do brother pode chegar a cerca de R $1,9 milhão. Quase meio milhão de reais a mais, por mês, do que o prêmio oferecido pelo reality (R $1,5 milhão) em que ele foi o quarto colocado.
Durante o mês de junho, somente no Instagram, onde seu perfil é acompanhado diariamente pelo também expressivo número de mais de 14 milhões de pessoas, o economista fez, em média, quatro posts por semana patrocinados ou relacionados a empresas parceiras. Gil já possui contratos longos com a maioria dessas marcas, com valores já fixados e até então desconhecidos. Recentemente, em conversa com fãs na plataforma, ele chegou a dizer que ainda não alcançou o primeiro milhão, pois “só contava com o dinheiro que já está na conta”. Mas Cavalcante explica que um digital influencer que tem entre 2 milhões e 15 milhões de seguidores, os ganhos podem variar de R$20 mil a R$120 mil por publicação patrocinada. Valores que, para efeito de comparação, correspondem de 18 a 109 salários-mínimos. “Fazendo uma conta conservadora, uma vez que o Gil tem o alcance de um megainfluenciador, esses posts podem render até 480 mil reais por semana, chegando a quase R$2 milhões em um mês. Em um ano, os lucros somente com o Instagram ultrapassariam os R $23 milhões, colocando em um patamar de empresa de médio porte”, afirma.

Caminhos diferentes, mesmo fim

Na condição de megainfluenciadores, tanto Gil quanto Juliette estão à vontade para definir os rumos de suas vidas e carreiras. Para Thiago Cavalcante, que também atua como diretor de novos negócios da agência de marketing Adaction, há uma clara diferença entre as estratégias adotadas, e as duas levam à consolidação do sucesso.
No caso do economista, Thiago destaca a opção de aproveitar os primeiros meses pós-BBB, quando os nomes dos ex-participantes continuam em evidência, para angariar o máximo de parcerias. “Acredito que a relevância de Gil do Vigor perante o grande público se manterá por muito tempo. Ele tem, principalmente, carisma pra isso, além de já ser contratado pela Globo. Mas há também uma clara vontade do economista (que ganhou bolsas para virar PhD nos Estados Unidos) em dar sequência aos estudos em um futuro próximo, talvez por isso, no momento ele esteja priorizando o famoso ‘pé de meia1”, afirma.
Juliette, por sua vez, busca consolidar sua imagem como uma grande estrela, na visão de Cavalcante. Apesar de também ser figura central em diversas campanhas publicitárias, ele destaca que a paraibana tem aproveitado a fama para abrir caminhos em outros segmentos. “Quanto ao futuro de Juliette, as mudanças devem ocorrer conforme o padrão e a construção do plano de imagem. Em seu perfil no Instagram, por exemplo, imagens de suas participações com artistas da música como Gilberto Gil e Elba Ramalho ganharam mais espaço nas últimas semanas. E essa é justamente a importância de escolher a agência/assessoria correta, que possa direcionar o influenciador no plano de carreira”, aponta o especialista, que citou ainda a atriz Grazi Massafera como exemplo de ex-BBB bem sucedida na busca para se firmar no meio artístico.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore