A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) fecha o ano com números expressivos que a consolidam como a “A Casa dos Profissionais do Marketing e Comunicação do Agro”. Além disso, a ABMRA reforçou ao longo de 2023 a conexão com empresas e entidades do setor marcando presença nos principais eventos e feiras e organizando o maior congresso da sua história de 44 anos.
Todo o movimento feito pela ABMRA contribuiu para que a quantidade de Associados fosse triplicada, terminando o ano com 75 empresas. A Associação também esteve na Agrishow, Expointer e no Congresso Andav conversando com jornalistas, parceiros e representantes do setor para ouvir os desafios enfrentados no dia a dia e debater soluções para a comunicação e marketing do Agro. Ao todo, a exposição de mídia alcançou 570 notícias publicadas, impactando, aproximadamente, 17 milhões de pessoas.
“Eu posso definir este ano como histórico para a ABMRA. Trabalhamos muito para conectar toda a cadeia, estivemos presentes em diversos lugares, tanto na imprensa quanto em eventos por todo o Brasil. Pudemos levar a Associação até os profissionais e também trazê-los até nós para que se sentissem realmente em casa. Dialogamos com diversos agentes do setor, desde jornalistas, autoridades políticas e empresários. Tudo isso nos traz a sensação de reconhecimento por todo o esforço, mas, ao mesmo tempo, o compromisso de em 2024 continuar oferecendo novos produtos, serviços e benefícios”, avalia Ricardo Nicodemos (na foto em destaque), presidente da ABMRA.
Entre as novidades deste ano, destaca-se a assinatura de uma aliança entre a Associação e a ESPM para criação do curso “Marketing Estratégico Para o Agro”, que foi lançado em outubro. Essa parceria faz parte do projeto Academia ABMRA, anunciado durante o 15º Congresso de Marketing do Agro ABMRA. “O evento foi como um ‘MBA em um dia’, pois oferecemos nove horas de conteúdo com 15 palestrantes distribuídos em cinco painéis a mais de 420 congressistas. E ano que vem o congresso terá um gosto especial, já que completaremos 45 anos”, detalha Nicodemos.
Outro destaque que marcou o período foi o lançamento do Anuário de Propaganda ABMRA, iniciativa que valoriza o profissionalismo e criatividade das agências associadas. Além de apresentar entrevistas com nomes influentes do mercado, o material tem ajudado as empresas a escolherem seus parceiros para construírem estratégias e criarem boas campanhas.
Os Comitês ABMRA também tiveram grande repercussão, totalizando 28 encontros e impactando mais de 800 profissionais. A 21ª Mostra de Comunicação do Agro ABMRA teve o expressivo número de mais de 200 cases inscritos; o ABMRA Talks alcançou mais de 500 visualizações; e o ABMRA Ideia Café teve 160 participantes, incluindo CEOs e presidentes de entidades representativas do setor.
“Este ano de 2024 será marcado por grandes projetos para comemorar os nossos 45 anos. Temos pela frente a 9ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural; o lançamento da Revista Campo e Marketing, produção inédita para debater exclusivamente boas práticas e cases de sucesso de comunicação no Agro; vamos premiar quem ajudou a fortalecer e a melhorar a reputação do setor com o Agro ABMA Awards; e colocaremos no ar o Hub ABMRA, que será fonte de consulta online para localizar profissionais e empresas especializadas no segmento. Queremos ser o farol que orienta o caminho para as boas práticas do marketing e da comunicação do Agro”, conta o presidente da Associação.
O relatório completo das ações e números detalhados pode ser acessado pelo link.
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