Morreu ontem, dia 20 de novembro, aos 86 anos, o acadêmico da Abramark João De Simoni Soderini Ferracciù, um dos maiores nomes do live marketing de todos os tempos. O velório acontece nesta terça-feira, 21, em Capivari, no interior de São Paulo, sua cidade natal, onde vivia desde que se aposentou do mercado de agências, em 2004. O sepultamento será no Cemitério Municipal, às 16hs.
João De Simoni foi o principal executivo nas atividades de Marketing, Vendas e Comunicações Multidisciplinares na Willys-Overland, Ford, Chrysler e na agência de propaganda J. Walter Thompson, de onde saiu para fundar o Grupo De Simoni, constituído, hoje, por 6 empresas, sendo que a primeira é pioneira nas atividades de promoções de vendas e merchandising no Brasil.
Foi eleito várias vezes como Profissional e Empresário de Promoção do país, além de ter recebido o Prêmio Caboré, na categoria de Empresário e Dirigente da Indústria da Propaganda e Marketing do Brasil. De Simoni recebeu ainda, mais 2 distinções do Prêmio Caboré: a primeira, como uma das 10 personalidades que mais contribuíram para o aprimoramento e desenvolvimento da Indústria das Comunicações do Brasil nesses últimos 20 anos, Homenagem Especial Prêmio Caboré 20 Anos; e a outra, como um dos 25 profissionais que mais contribuíram para a construção e fortalecimento das comunicações no Brasil, no último quarto de século.
É autor do livro “Promoção de Vendas – 45 anos de Teoria e Prática”, Makron Books, e co-autor da obra “Gestão de Marketing -FGV”, Saraiva, e elaborou o Código de Ética e os Estatutos do Marketing Promocional do Brasil – AMPRO.
Nos últimos anos, se dedicou a outra de suas paixões: a produção da cachaça Villaggio De Simoni, em Capivari. João De Simoni deixa esposa, três filhos, duas netas e e um legado incrível com livros sobre a atividade de marketing promocional que continham contribuindo com a formação das novas gerações de profissionais.