Agricio Neto: “O mercado no Brasil já encontrou diversas formas de poder consumir os produtos de cannabis medicinal…Os órgãos regulatórios têm que acompanhar isso”

Graduado em Economia, Ciências Contábeis e com MBA em Controladoria, Agricio Neto começou atuando em uma grande multinacional de consultoria e auditoria fiscal.

Sempre orientado por esse viés financeiro, mas com um olhar criterioso para o negócio como todo, ingressou na Sky no início da empresa no Brasil. Lá permaneceu por mais de 21 anos: de CFO a Diretor de Marketing, depois promovido a VP de Marketing e Programação. Uma jornada de sucesso e muito trabalho que se confundiu com o avanço da Sky no mercado nacional durante um longo período.

Agricio ainda foi CEO da Claro TV no Brasil por mais de um ano.

Com diversos cursos nacionais e internacionais de capacitação em gestão de negócios, conselheiro de empresas, startups e investimentos, especializou-se como board member e investidor anjo. Hoje, Agricio é Membro Associado e Membro do Comitê de Avaliação do BR Angels, além de investidor e integrante do conselho de quatro startups, e investidor de outras 20.

Desde outubro de 2021 é CEO do LACann Group, especializado em cannabis medicinal.

Confira as respostas de Agricio Neto, integrante do Hall da Fama da Abramark e nosso convidado da semana a responder as cinco perguntas. Confira!

Abramark – Fale um pouco sobre o LACann Group e desse mercado de grande potencial ─ transformador e financeiro ─ que é o da cannabis medicinal.

AN – O LACann Group é formado por um grupo de empreendedores, profissionais da saúde e investidores empenhados em promover o bem-estar, a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da cannabis medicinal.

Somos representantes dos produtos Eliv no Brasil, com um portfólio completo de óleos, balas e cremes.

A cannabis medicinal tem sua eficácia comprovada no tratamento de diversas patologias clínicas, ajudando pacientes a melhorar a sua qualidade de vida. Mas perante os órgãos governamentais e parte da opinião pública mais desinformada ainda gera muita desconfiança e preconceito, entretanto continuo acreditando que vamos superar estas barreiras para o crescimento do negócio e proporcionando saúde à população.

Abramark – Em médio prazo, e vencidas as barreiras de regulação, preconceito e falta de conscientização, na sua opinião, o Brasil terá possibilidades de ser um player importante produtor nesse mercado? Ou sempre teremos que recorrer à importação?

AN – A produção local ainda é uma barreira regulatória, cultural e de preconceito. Atualmente o mercado trabalha com 2 modelos de negócio com autorização da ANVISA: RDC 660 – importação direta pelos pacientes, modelo que trabalha a LACann representando os produtos Eliv no Brasil, e RDC 327 – produção pelas indústrias farmacêuticas e laboratórios, e venda de produtos ao varejo farmacêutico físico e on-line, através de prescrição médica controlada.

Há, também, várias associações que trabalham através de liminares judiciais, que produzem e vendem seus produtos aos pacientes e médicos associados. As farmácias de manipulação, também através de liminares judiciais, produzem e vendem seus produtos aos pacientes e médicos.

Ou seja, o mercado no Brasil já encontrou diversas formas de poder consumir os produtos de cannabis medicinal porque vê os benefícios para a saúde e qualidade dos produtos. Os órgãos regulatórios têm que acompanhar isso.

Abramark – Como membro do BR Angels, como analisa o atual estágio das startups brasileiras? Nossos empreendedores estão mais maduros e focados em negócios consistentes, escaláveis e com reais propósitos?

AN – O BR Angels é uma associação com mais de 250 CEOs e empresários de grandes corporações atuando diretamente para ajudar no crescimento das nossas investidas, o que chamamos de Smart Capital.

Nós analisamos mais de 200 startups por mês, de negócios variados e sempre com promessas de crescimento acelerado e escaláveis. A senioridade dos associados ajuda na análise e revisão destas startups, sim percebemos um amadurecimento dos empreendedores e os negócios apresentados parecem mais reais, ajudando o consumidor ou as empresas a eliminar uma “dor” atual do seu negócio.

Abramark – Você foi vice-presidente de marketing da Sky por mais de 10 anos, atuando ao todo durante mais de 21 anos na empresa. Por isso, sua opinião sobre esse tema é muito importante: como acha que a distribuição de conteúdo/entretenimento em vídeo vai ser em um futuro próximo com tantos players e plataformas distintas disputando consumidores confusos e que, muitas vezes, acabam até apelando para a pirataria?

AN – A produção e distribuição de conteúdo está cada vez mais dividida entre os grandes estúdios (Hollywood), os estúdios independentes e as diversas plataformas de streaming.

Haja fôlego financeiro para tanta dispersão em produção, distribuição e chamar a atenção do consumidor, que no final, vai pagar por tudo isso. Recentemente a mídia tem mostrado as dificuldades financeiras destas grandes empresas. Minha visão é a de que haverá uma consolidação neste mercado, redução de promoções e aumento de preços aos consumidores.

Abramark – Que conselhos ou dicas deixa para estudantes e novos(as) profissionais de marketing e comunicação que desejam prosperar, crescer e deixar um legado?

AN – Profissionais de marketing e comunicação têm que entender muito de seu negócio, seja de pequenas ou grandes empresas, e estar muito “antenado” em tudo o que está acontecendo de comunicação, no mundo digital e suas métricas, nas redes sociais, na comunicação tradicional, na mídia exterior, e nas novidades que aparecem todos os dias.

O desafio é ser curioso e aprender sempre, se relacionar com os seus pares de mercado e trazer as melhores sugestões e propostas para o seu negócio.

#Abramark, #Marketing, # cannabismedicinal

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore