Executiva que atuava em Chicago retorna ao Brasil para liderar a criação da agência
A agência de comunicação Ampfy apresenta Andrea Siqueira como sua nova sócia e Chief Creative Officer (CCO). Após quatro anos nos Estados Unidos, onde atuou como Executive Creative Director na FCB Chicago e, posteriormente, na BBDO Chicago, a executiva retorna ao Brasil para liderar a equipe criativa da agência.
Prestes a comemorar 13 anos de mercado, a Ampfy inicia uma nova fase de expansão, trazendo uma profissional criativa, premiada e reconhecida internacionalmente como referência. André Chueri, sócio e CEO da agência, afirma: “A chegada da Andrea é um grande passo em nossa jornada de consolidação como uma das agências contemporâneas mais influentes do mercado brasileiro.” A agência projeta encerrar 2024 com um crescimento de 40% e faturamento de R$ 450 milhões. “Com a criatividade como motor de crescimento, planejamos dobrar de tamanho nos próximos dois anos”, completa o executivo.
Fred Siqueira, cofundador e, até então, CCO da Ampfy, celebra a chegada da criativa como uma grande realização: “sempre acompanhamos o trabalho da Andrea e vejo uma forte afinidade entre sua visão, seus valores e a nossa cultura na Ampfy.” Atualmente, a agência conta com cerca de 250 profissionais, sendo pouco mais de 80 dedicados à criação, que passarão a se reportar diretamente a Andrea. Fred Siqueira continuará no board executivo da agência ao lado de Andrea, assumindo a posição de Creative Chair.
“Quando o André Chueri e o Fred Siqueira me chamaram para ser sócia e CCO da Ampfy, o convite não poderia ser mais tentador. É uma oportunidade única de dar um novo passo na minha carreira, de atuar fora de uma grande network e de mergulhar na ‘contracultura’ que é conduzir uma agência independente”, afima Andrea.
A agência aposta ainda mais na criatividade como sua principal alavanca de crescimento, tanto para expandir os negócios com clientes atuais quanto para a prospecção de novos. Andrea atuará em todo portfólio da agência que inclui grande marcas como Ruffles, Toddy, Toddynho, Pepsi, Gatorade, Quaker, Perdigão, Sadia, Bauducco, Outback, Risqué, Bozzano, Shell, Azeites Andorinha, Mastercard, Amazon, Piracanjuba, Dr. Oetker e Enel.
“Uma grande ideia é uma visão de futuro. Impacta pessoas, acelera negócios, move a cultura. Criatividade, para mim, é isso: um multiplicador econômico. A agência ganha reputação. O cliente ganha mercado. E os profissionais ganham impulsionando suas carreiras. A Ampfy é um playground para quem gosta de criatividade, uma agência que nasceu no digital, e hoje tem algumas das maiores marcas do mercado, tem uma cultura referência e gente muito talentosa. Isso não é para qualquer agência”, conta Andrea sobre as expectativas para este novo momento.
Além de sua experiência na construção de grandes marcas icônicas, Andrea traz em sua bagagem práticas e perspectivas que deseja ajudar a fomentar no Brasil, como a promoção de equipes mais diversas, a implementação de novos modelos de concorrências e remuneração para agências, e um olhar mais humano para o mercado de comunicação. “Clientes e líderes de agências, sejam multinacionais ou independentes, precisam estar juntos à mesa, comprometidos com as mudanças necessárias para o mercado,” afirma a executiva.
Ela também destaca a importância de formar mais líderes mulheres no mercado: “Aqui nos Estados Unidos, sou cofundadora de um grupo chamado Good Latinas for Good – Latinas do Bem. A convite de Patricia Corsi, Renata Ferraiolo e Carla Eboli, fundamos uma organização de mulheres latinas, líderes em diversas áreas e partes do mundo, com o propósito de desenvolver e fortalecer a próxima geração de líderes latinas. Já estamos no segundo ano do nosso programa de mentoria e, juntas, impactamos mais de 200 mulheres na indústria da comunicação. Quero fazer muito mais”, conta a criativa.
Andrea tem mais de 20 anos de experiência no mercado publicitário tendo atuado em agências como DM9DDB, JWT, África e BETC no Brasil, além de FCB e BBDO Chicago nos EUA. Ao longo de sua carreira, acumulou importantes reconhecimentos, como Cannes, One Show, D&AD, Clio, LIA Awards, Clube de Criação e Profissionais do Ano, entre outros. Além disso, participou como jurada nos festivais mais prestigiados do Brasil e do mundo. Em 2019, foi premiada com o Caboré como Profissional de Criação do Ano. No Brasil, sob sua liderança, fez a BETC ser eleita uma das 10 agências mais criativas no Brasil pelo Gun Report. Nos Estados Unidos, ajudou a BBDO Chicago estar entre as agências mais premiadas de 2023 pela publicação inglesa The Drum.
Sobre a Ampfy
A Ampfy é uma agência de comunicação independente que combina estratégia, criatividade e mídia para construir conexões autênticas entre marcas e consumidores. Atua nos mais diversos canais, tanto digitais quanto offline, para criar ações de impacto e experiências conectadas com as jornadas contemporâneas de consumo. Na última edição da pesquisa AgencyScope, foi nomeada como a agência TOP 1 no mercado brasileiro em 16 categorias diferentes — incluindo a mais importante delas: a agência com a melhor avaliação dos clientes. Entre seus clientes, estão: Amazon, Azeites Andorinha, Bauducco, Bozzano, Dr. Oetker, Enel, Gatorade, Mastercard, Outback, Perdigão, Pepsi, Piracanjuba, Quaker, Risqué, Ruffles, Sadia, Shell, Toddy e Toddynho.