A AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing lança, nesta semana, uma campanha de conscientização que pede mais respeito e empatia às empresas contratantes de serviços de Live Marketing. A campanha, criada por Dil Mota & The Thing Thinkers, traz uma analogia da palavra ESG (governança ambiental, social e corporativa) que tanto se busca no discurso, mas pouco se encontra na prática.
Desde o início da pandemia, o setor de Live Marketing – que até 2019 tinha faturamento estimado de cerca de R$ 50 bilhões anuais no país – vive momento delicado. Foram dois anos de paralisação, com projetos presenciais cancelados, o que gerou fechamento de agências e aumento do número de cortes e demissões.
“O lançamento dessa campanha é fundamental para o momento em que o Live Marketing está passando. Depois de dois anos massacrados pela pandemia, não podemos executar as atividades nas mesmas condições de antes, como processos equivocados de concorrência job a job, prazos extensos de pagamento e não sendo tratados como parceiros estratégicos ou com o respeito que merecemos. A importância do ESG também está no olhar sobre como está a relação entre anunciantes e seus parceiros, do contrário vira só discurso bonito. Precisamos buscar um maior diálogo para que possamos juntos construir um mercado sustentável e respeitoso”, afirma a presidente-executiva da AMPRO, Heloisa Santana.
As melhores práticas do Live Marketing tocam em quatro pontos fundamentais para tornar mais saudável o relacionamento entre agências e clientes: 1. a forma como devem ser conduzidas as concorrências, 2. os pagamentos, 3. os pedidos de exclusividade e 4. os feedbacks. Confira as recomendações do documento:
Concorrências:
Como já é praticado em outros serviços de marketing, como Publicidade, PR e Digital, sugerimos seguir o mesmo formato para Live Marketing:
– Concorrências por contas ou contratos longos, mínimo de 12 meses.
– Numa concorrência chame até três agências.
– Concorrências que necessitam de entrega estratégica e criativa têm que ser remuneradas.
– O prazo ideal para uma concorrência é de, no mínimo, 15 dias úteis.
– Elabore um briefing transparente, com todas as informações necessárias sobre o projeto e as formas de contratação.
Pagamentos:
Uma agência ou profissional que presta o serviço de marketing não tem condições econômicas para financiar uma empresa.
– Pagamentos no máximo 30 dias após a entrega final do projeto, em caso de projetos com entrega única.
– Pagamentos de fee mensal em caso de projetos com entregas recorrentes. Custos de execução são complementares ao custo da agência.
– Seguir a Tabela Referencial Ampro, como base de contratação.
Exclusividade:
Como já é praticado em outros serviços de marketing, como Publicidade, PR e Digital, sugerimos seguir o mesmo formato para Live Marketing:
– Exclusividade só é aceitável para contratos duradouros e com garantia de budget a ser pago ao contratado.
– Exclusividade é uma via de duas mãos, igualmente aplicada por contratante e contratado. Torne sua agência exclusiva também.
Relacionamento e Feedback:
– O prestador de serviço de marketing é muito mais que seu fornecedor, é seu parceiro estratégico, criativo e operacional.
– Feedbacks estruturados e transparentes são necessários e fundamentais na construção de relações sustentáveis, respeitosas e de longo prazo.
A campanha e as melhores práticas do Live Marketing na íntegra já estão no portal da AMPRO.
A Associação de Marketing Promocional é a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla. Com sede em São Paulo, completa 29 anos em 2022, com representação abrangente em todo o território nacional.
#Abramark, #Ampro, #LiveMarkerting, #somoslivemkt, #estamosESGotados, #ESGAMPRO