Associações se unem e lançam campanha “Com publicidade responsável não se brinca”

Liderados pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), 32 instituições – entre elas a Abramark – se uniram para lançar a campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, especialmente elaborada para o período de 10 a 24 de dezembro.

“Esse é o quarto ano que unimos essas associações com esse propósito. Os temas que escolhemos para essa campanha foram levantados a partir das dúvidas comuns que recebemos de nossos associados”, afirma Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral).

O primeiro post da campanha “Publicidade por Influenciador Digital”, define o que é publicidade por influenciador para o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O texto informa que “é aquela que atende, cumulativamente, a três requisitos: divulgação de produto, serviço, marca ou outro sinal a eles associado, feita por influenciador em rede sociais; compensação ou relação comercial, ainda que não financeira, com anunciante e/ou agência; e ingerência por parte do anunciante e/ou agência sobre o conteúdo da mensagem (controle editorial na postagem do Influenciador).

“Reforçamos nosso compromisso com a publicidade transparente, ética e responsável, liderando essa campanha, pelo quarto ano, juntamente com a Abral, e engajando importantes entidades do mercado com o objetivo de reforçar o cuidado e a responsabilidade na divulgação de produtos e serviços online para crianças e adolescentes. Elaborada especialmente para o Natal, dentre as boas práticas de comunicação abordadas na campanha estão a importância de que a publicidade seja identificada de forma clara, o cuidado nas falas para com esse público, e a reflexão em relação ao consumo consciente”, afirma Sandra Martinelli, Integrante do Hall da Fama da Abramark e CEO da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

Atualmente, o Brasil está sob a égide de um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, composto por 22 normas que regem o tema, mais do que o Reino Unido, com 16 normas, e os Estados Unidos, com 15. Além disso, a Constituição Federal aborda o tema em sua redação e, de forma ainda mais detalhada, esse tipo de comunicação é objeto de regulação descrita no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Associações que apoiam a campanha:

#Abramark, #publicidaderesponsável

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