Em 2012, a Garage criou para a Novartis e a BrasilPrev a campanha Re/Generation com o objetivo de ressignificar a maneira como as pessoas com mais de 60 anos eram representadas na sociedade. A ação envolveu diversas gerações para criar um movimento de regeneração e de discussão e atualizar a forma como esse público era representado: uma pessoa debilitada e apoiada por uma bengala. O resultado foi a criação de um novo pictograma, mais alinhado com o público da terceira idade, e que foi adotado por diversos estabelecimentos.
Após 10 anos, no último dia 18, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou um projeto de lei para substituir a imagem do idoso curvado e de bengala para a imagem originada pela campanha, uma pessoa ereta com a sinalização 60+. Para virar lei, o texto precisa passar pela aprovação do plenário da Casa e da sanção do governador Ibaneis Rocha.
“Acredito que a publicidade tem um papel relevante na sociedade e que pode e deve criar ações interessantes para serem incorporadas no dia a dia das pessoas”, diz Eduardo Barbato, CEO da Garage. “Há 10 anos a campanha mobilizou artistas, jornalistas, economistas e políticos também, todos com a certeza de que era preciso transformar o estigma da idade”, explica.
O case:
Pictograma Idoso Manifesto:
#Abramark, #AgenciaGarage