Criada pela Monks, iniciativa contempla movimentos de engajamento com fãs da série em todo o país
Pringles®, a batata do Mundo Invertido, em parceria com Stranger Things, lança campanha em comemoração à temporada final da série da Netflix. Assinada pela Monks, da S4 Capital, a campanha, feita no Brasil e exportada para a América Latina, marca a primeira vez em que Pringles® conecta seu produto ao universo da trama, oferecendo ao público brasileiro uma experiência que mistura sabor, cultura pop e inovação.
A primeira divulgação será no dia 3 de novembro. O filme da campanha trata do universo de aventura e suspense da série, apresentando Pringles® como a aliada original para a batalha final, que traz entre outras coisas o grande algoz da série, o Demogorgon. O vídeo também oferece outra camada para o fandom da série: easter eggs com enigmas que valem prêmios e descontos em produtos da marca. Cada etapa de sua criação — do roteiro à pós-produção — contou com a aprovação dos criadores da série, os Duffers Brothers.
“Pringles sempre buscou estar presente onde a cultura acontece. Quando nos conectamos com um universo tão forte como o de Stranger Things, não estamos apenas fazendo uma ação promocional: estamos criando pontos de contato que dialogam diretamente com a paixão dos fãs, posicionando a marca no centro da cultura e do engajamento”, comenta Bruno Rocha, Diretor de Comunicação Integrada de Marketing da Kellanova para Brasil e América Latina. “Essa aproximação gera identificação, dá relevância cultural e reforça a sensação de que a marca faz parte da mesma comunidade. É dessa forma que deixamos de ser apenas um snack e nos tornamos parte da experiência de entretenimento. Não é só sobre embalagem ou sabor, é sobre criar uma experiência que gera pertencimento e que traduz nossa essência irreverente em um formato que dialoga com a cultura pop”, complementa Angela Viana, Gerente Sênior de Categorias da Kellanova para o Brasil.
Para acompanhar a chegada dos novos episódios de Stranger Things de forma estratégica, o destaque fica para a ação Preços Sinistros, que transmitirá o primeiro capítulo da temporada via streamers e, a partir da reação deles, vai alterar o preço da batata em real time – quanto mais medo, menor o preço da Pringles®. As ações acontecerão nos dias 26 de novembro e 25 de dezembro, durante o lançamento do primeiro e do segundo batch da nova temporada. Além disso, a campanha prevê outras iniciativas em redes sociais e influência com o intuito de divulgar os dois sabores exclusivos inspirados na série: a Upside Down Bacon em vermelho, e a Upside Down Steak, com sabor de carne defumada com alho, surpreendentemente preta.
O conceito criativo ressalta a forma como a Pringles® aparece em momentos importantes de Stranger Things. A partir daí, a agência pensou em maneiras criativas para posicionar a marca como “a aliada original para a batalha final”, no intuito de elevar a experiência de aventura que a série evoca.
“Esse projeto é um ótimo exemplo do que queremos construir na Monks Brasil: ideias que não só desafiam como as marcas se conectam à cultura, mas que falam direto com os fandoms — criando símbolos e experiências que valem o tempo das pessoas. Só foi possível porque a Pringles® confia na Monks como agência líder no Brasil e nos permitiu transformar até o produto em parte da narrativa que os fãs vivem”, afirma Marina Pires, Managing Director da Monks Brasil. “Este projeto vai muito além da campanha. A Monks esteve presente em cada etapa, desde a concepção da parceria, do produto até a campanha. Nosso principal objetivo foi tornar os novos sabores desejáveis, claro, mas também criar um conteúdo relevante para as centenas de milhares de fãs da série. Por isso, um bom craft, uma narrativa com boas doses de mistério e uma estratégia com fandoms foram fundamentais.”, completa Alessandra Muccillo, Group Creative Director da Monks Brasil.
A estratégia reflete também o trabalho do snack junto a comunidades, que inspirou até um estudo, A Era dos Fandoms, mapeamento feito pela Monks sobre como os fãs brasileiros se engajam com conteúdos e experiências que vão além do consumo. Essa expertise foi essencial para colocar o fandom de Stranger Things como protagonista da campanha de Pringles®, que tem apostado cada vez mais no diálogo com grupos de fãs. Não por acaso, alguns fandoms são parte da estratégia de influência da campanha.
Ficha técnica:
Agency: Monks Brasil
Client: Pringles
Product: Pringles Upside Down Bacon e Pringles Upside Down Steak
Campaign: Sua Aliada Original
Client Team: Eduardo Lemos, Bruno Rocha, Ângela Viana, Luana Nardez, Marília Paro, Giovanna Castro, Alice Rennar, Sofia Macedo
Managing Director: Marina Pires
Group Account Director: Isabella Dell’ Antonia
Account Director: Julia Toledo
Account team: Giulia Bressane
Executive Creative Director: Paulo Yanaguizawa
Group Creative Director: Alessandra Muccillo
Associate Creative Director: Danilo Spinussi
Campaign Creative Team: Alessandra Muccillo, Danilo Spinussi, Matheus Kemerich, Matheus Talani e Luciana Carvajal
Activation Creative Team (Preços Sinistros): Alessandra Muccillo, Danilo Spinussi,Matheus Kemerich e Matheus Talani
Packaging Design Team: Suzana “Shiruba” Silva e Matheus Talani
Executive producer: Gabriela Mangieri
Content Creator: Nando Rodrigues e Danielle Oliveira
Community Manager: Fernanda Alves e Isabela Reyero
Head of Strategy & Connections: Quentin Mahé
Strategy Team: Mariana Perez, Laura Gomes
Insights Team: Fabiano Carvalho, Iara Rodrigues, Guilherme Dellavalle
Media Director: Vinícius Irie
Media Team: Felipe Steflitsch, Talita Bonfim
Data Team: Lany Corredato
Production Team: Gabriela Mangieri e Poliana Pompeo
Partnership Concept Team: Icaro de Abreu, Tarso Soares, Luciana Carvajal, Amanda Souza, Alessandra Muccillo, Quentin Mahé, Glaucia Guerra, Isabella Dell’ Antonia, Julia Toledo e Paulo Saias.
Production Company: Moonheist
Direção: Guilherme Nasser
Produção Executiva: Renata Corrêa e Henrique Carvalhaes
Managing Director: William Kim
Atendimento: Andressa Cardoso
Line producer: Maribe
Coordenação de Produção: Paula Monteiro
Fotografia: Gabriel Bianchini
Direção de Arte: Pedro Bolo Catellani
Assistente de Direção: Olivia Rodrigues Alves
Direção de Produção: Fred Guerini e Rapha Reitano
Figurino: André Braune
Produção de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena
Maquiagem: Marília Martins
Produção de Locação: Tati Setton
2ª Assistente de Direção: Rafaela Bortoletto
Produtor: Danilo Biondi
Assistente de Produção: Thais Espiritosanto
Platô: Marcos Perello
Técnico de Produto: Claudemir Lobo
1ª Assistente de Câmera: Patricia Gimenez
2ª Assistente de Câmera: Ana Laura Leardini
Video Assist: Carolina Sauceda
DIT: Marcelo Krowzuk
MOVI: Nicolas Aquaroli
Eletricista: Rodolfo Melo (Baby)
Maquinista: Rodrigo Melo
Assistente de Arte: Isabel Isak de Andrade
Assistente de Arte: Alice George
Assistente de Arte: Marina Faggin
Produtora de Objetos: Fernanda Reinert
Produtor de Arte: Fabiano Boaretto
Contra Regra: Rodrigo Neves da Silva
Coordenação de Pós Produção: Ale Cois
Assistente de coordenação de Pós: Sabrina Comar
Montagem: Marcelo Vogelaar
Assistente de Montagem: Bia Grieco
Finalizador: Georges Sakamoto
Color Grading: Erick Moraes
Pós Produção: Warriors VFX
Music and Sound Company: Pingado Áudio
Musical Director: Will Bone
Music Production: Lucas Sandoval
Executive Producer: Lu Novelli e Matheus Peres
Account Manager: Bruno Zorgi
Studio Coordinator: Letícia Nunes
Sound Designer: Luiz Felipe Lamussi
Audio Post-Production Engineer: Luca Fasano
Voice-over: Hurso Ambrifi







