Claro simula corrida realista dos carros de Max Verstappen e Sergio Pérez no Viaduto do Chá em São Paulo

Na semana em que São Paulo se transforma na capital mundial da velocidade, a Claro surpreendeu os paulistanos e colocou o holandês, campeão da temporada, Max Verstappen e o mexicano Sergio Pérez para acelerarem as máquinas que conquistaram o título de construtores de 2023 em um dos cartões-postais mais emblemáticos da cidade.

Os pilotos da Red Bull Racing (RBR) dão mostra do potencial dos carros, rasgando pelas curvas nas proximidades do Viaduto do Chá, no centro histórico da capital paulista. O momento de contraste entre a tradição da cidade e a evolução tecnológica foi proporcionado pela Claro, operadora oficial do GP de São Paulo 2023, para deixar os espectadores conectados às emoções que vão vivenciar neste final de semana.

A Claro é patrocinadora da Red Bull Racing, seis vezes vencedora do campeonato de construtores da principal categoria de monopostos do automobilismo mundial, e dos pilotos Max Verstappen e Sergio Pérez. Além de parceira histórica do GP de São Paulo como fornecedora oficial de Telecomunicações e TI há 17 anos, por meio da marca Embratel.

A ação inovadora, produzida em parceria com a agência Talent, foi possível graças à aplicação de uma tecnologia chamada CGI Advertising para simular uma intervenção que faz referência à mídia Out Of Home (OOH), que faz uso de computação gráfica para simular de forma realista como seria ver os veículos da RBR nas ruas da região do Viaduto do Chá, em São Paulo.

A Talent e a Claro ainda realizam mais uma ativação exclusiva para os fãs da velocidade em São Paulo, desta vez, no Aeroporto de Guarulhos. Explorando todos os recursos da publicidade OOH em 3D, equipamento criado para a veiculação de campanhas em três dimensões, a operadora aproxima o público que circula no Terminal 3 do carro da RBR que assegurou o título mundial ao holandês Max Verstappen. Entre os dias 01 e 06 de novembro, as pessoas que passarem próximo a área de embarque poderão conferir as imagens do carro fazendo uma manobra arrojada, conhecida como “cavalo de pau”, de maneira extremamente realista.

A tecnologia desenvolvida permite uma interação maior com o usuário que circula pelo ambiente, que se surpreende com o painel saltando a partir de diferentes ângulos e perspectivas, criando uma sensação de profundidade e dando a ilusão de que o carro está realmente saindo para fora da tela.

“É fundamental proporcionar para as pessoas uma experiência que possibilite que elas ampliem sua percepção de realidade e torne a marca ainda mais natural do dia a dia do público”, comenta Gabriela Moura, diretora de Conteúdo de Talent Street.

Ane Lopes, diretora de Marketing Branding e Comunicação da Claro, ressalta a importância do uso de novos recursos tecnológicos para aproximar os brasileiros a paixões nacionais, como o automobilismo e a velocidade, proporcionando experiências únicas. “Como uma empresa focada em tecnologia que tem como missão conectar pessoas, a Claro tem trabalhado para trazer ativações que permitam estabelecer vínculos com os espectadores, fazendo com que se sintam parte de cada evento, antes, durante e depois. E neste final de semana não poderia ser diferente, pensamos em diversas experiências únicas, para gerar memórias inesquecíveis, que vão além da conectividade”, explica.

Ativações não param por aí

Nas redes sociais, a Talent vai comandar o time de influenciadores que fará a cobertura do evento nos perfis da Claro mostrando a sua presença dentro desse território. A cobertura vai contar a experiência dos clientes no GP, mostrando as ativações dentro do autódromo para quem está nas arquibancadas e no Gran Prix. Um time de influenciadores foi escalado para mostrar tudo que está acontecendo, entre eles: Gabriel Leone, que interpretará Ayrton Senna em uma produção; Thiago Oliveira, apresentador; Bruna Bertollo e Juliana Muncinelli, influenciadoras convidadas; Enzo Fittipaldi, automobilista e o time do Cronometro Zerado, podcast voltado para o mundo automobilístico.

Para espalhar a sensação de velocidade por toda a cidade, a Claro contou com a agência DM9 para a criação de todos os materiais do patrocínio do evento. Sob o guarda-sol criativo “Apaixonados por velocidade”, a estratégia da campanha inclui desde peças de OOH na cidade, em locais icônicos como Avenida Paulista, Estação da Sé e Consolação, o envelopamento dos trens e passarelas da Linha Esmeralda (CPTM) até a comunicação da ação de resgate de ingressos pelo programa de relacionamento Claro clube.

Esse trabalho de ativação também leva a emoção do automobilismo para alguns centros comerciais importantes da cidade. No Shopping SP Market, foi instalado um simulador de automobilismo para que os clientes possam pilotar em altas velocidades no circuito de Interlagos. Na loja do Morumbi Shopping, além da tematização especial, haverá uma ação interativa com teste de agilidade.

“É um orgulho ajudar a construir essas conexões verdadeiras com a comunidade amante de automobilismo e aumentar a relevância da Claro, por meio dos pilares de inovação, tecnologia e velocidade. Foi essa relação icônica da Claro com a F1 que inspirou a estratégia criativa a partir da paixão em comum: a velocidade. Buscamos criar uma comunicação que envolvesse vários pontos de São Paulo e de contato com o cliente Claro, com ideias que unem conexão, experiências e entretenimento”, comenta Lucas Maia, Diretor Executivo de Criação da DM9.

A conexão da maior operadora de Telecomunicações da América Latina e o universo da velocidade vai além, a empresa patrocina o piloto Pietro Fittipaldi, representante brasileiro na F1 como piloto de testes da equipe Haas, que em 2024 fará sua primeira temporada completa na Indycar. A operadora também apoia a carreira de Enzo Fittipaldi, que atualmente compete na Fórmula 2. Para completar o time de talentos da Claro no automobilismo, a aposta é o jovem Emmo Fittipaldi Jr, que vai trilhando sua carreira na F4 espanhola. E, entre as novidades preparadas para o público que estiver no GP de São Paulo, podemos destacar:

A ampliação da rede Claro 5G+ no Autódromo de Interlagos – com o objetivo de levar diversão e velocidade ao público, a Claro ampliou a infraestrutura no autódromo e aumentou ainda mais a capacidade de tráfego de sua rede 5G que já existia no local. Tudo isso para levar ainda mais velocidade e entretenimento por meio do Claro 5G+, a rede mais rápida do Brasil, segundo dados do Speedtest;
Wi-Fi de alta velocidade para todos os participantes em toda a arquibancada R – além do Claro 5G+, a operadora também levará conexão Wi-Fi de alta velocidade para os participantes em toda a arquibancada R, clientes ou não da Claro, e em espaços exclusivos das demais patrocinadoras do GP;

“Palco Claro” na arquibancada R – A arquibancada R ainda contará com a distribuição de brindes e com “Palco Claro”, em que o público poderá se divertir com DJs e bandas de pagode e MPB.

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PAINEL 3D e CGI Advertising
FICHA TÉCNICA
Título: Operadora Oficial do GP de São Paulo 2023
Cliente: Claro S/A
Produto: 5G+
Agência: Talent
CEO: Lica Bueno
Executive Creative Directors (ECDs): Rodrigo Lugato e Ana Cavalcanti
Associate Creative Director (ACD): Geraldo Júnior
Content Director: Gabriela Moura
Criação: Fabrizio Rodello, Bebel Andrade e Rafael Galafazzi
Gerente de Conteúdo: Débora Pinheiro
Chief Experience Officer (CXO) & Media VP: Gustavo Macedo
Media Director: Daniela Gazzano
Mídia: Kelly Prado e Túlio Santana
Head of Business & PMO: Carol Escorel
Diretora de Negócios: Bianca Bizello
Negócios: Fabio Valle
Produção Integrada: Ingo Santos, Matias Santos e Edson Santos
Arte Finalista: Michel Medeiros
Tratamento de Imagem: Hadolpho Corrêa
Revisor: Emilio Gonzalez e Clariana Ganimi
Art Buyers: Daniele Sampaio
Veículo: JC Decaux
Produtora: Frameria

ATIVAÇÕES DE MARCA
FICHA TÉCNICA

Título: Operadora Oficial do GP de São Paulo 2023

Cliente: Claro S/A

Produto: 5G+

Agência: DM9

CEO: Pipo Calazans

CCO: Ícaro Doria

Executive Creative Directors (ECDs): Lucas Maia e Philippe Demar

Diretor de Criação: Kek Toledo e Thiago Dias

Criação: Caio Cassimiro, Thayna Freitas Neves, Luiz Miranda, Luiz Felipe Cruz, Ygor Henrique e Thomás Maksud

Designer: Renato Oliveira

VP de Mídia: Renata Valio

Mídia: Mariana Navarro

CSO – Jader Crivelaro

Diretor de Estratégia: Gustavo Aoyagi

VP de Negócios: Michel Issa

Diretora de Negócios: Renata Alterio

Negócios: Marcella Araujo , Gislene Crepe, Mariana Sodré e Bruna Alonso

VP de Experience – Breno Ferreira

Produção Executiva: Felipe Garcia Matos

Head Produção Criativa – Anna Ferraz

Produção criativa: Sthefany Nascimento

Arte Finalista: Leandro Monea e Carlos Antonio da Silva

Revisor: Sabrina Zili Pagotto

Gerenciamento de Projeto: Cecília Barbosa e Felipe Brentan

 

Aprovação Anunciante
Ane Lopes, Vanessa Küster e Diego Tovar

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