O Metrô de São Paulo lança uma campanha, veiculada em todo o seu ecossistema – dentro dos vagões, nas plataformas de embarque e desembarque e em áreas diversas de suas estações – com o objetivo de sugerir mais gentileza às pessoas que estarão utilizando esse modal de transporte público quando forem curtir as festas de Carnaval pela capital paulista. A criação é da agência Adag Comunicação.
A campanha utiliza animações e ilustrações do Metrôtoon, série especial e exclusiva de cartuns comportamentais retratados com consciência e humor para os mais de 3,5 milhões de passageiros que utilizam o sistema metroviário todos os dias. O público-alvo do Metrô de São Paulo para essa ação é, principalmente, foliões de blocos de rua, de festas particulares, as pessoas que assistirão aos desfiles no Sambódromo e as que pretendem vivenciar a alegria das festas carnavalescas em bares, restaurantes, clubes ou praças da cidade.
Metrôtoon e Projeto Mais Gentileza
O Metrôtoon – a família de cartum do Metrô de São Paulo tem sugerido, há cerca de dois anos, com diversos filmes, mais gentileza aos usuários dentro dos acessos, estações, plataformas e vagões do metrô. Agora, sugere mais gentileza aos foliões da cidade, como uma extensão do Projeto Mais Gentileza, que tem sido implementado desde 2019, mas que passou a ter maior foco de desenvolvimento a partir de 2021, se desdobrando intensamente na comunicação com os usuários.
Assinados pelo cineasta e design de animação Céu D´Ellia, os 39 personagens do Metrôtoon surgiram em dezembro de 2019 com a ideia de representar a diversidade de pessoas em São Paulo. E, em uma comunicação menos impositiva, os personagens em cartuns têm funcionado, como interlocutores junto à população, reinterpretando situações reais do cotidiano do Metrô.
Há ilustrações e animações indicando como crianças pequenas devem estar de mãos dadas com os responsáveis; recados gentis para que os passageiros deixem o assento preferencial para as pessoas que têm prioridade; avisos para que a população entre nos trens pelas laterais das portas, deixando o centro livre para desembarque; entre tantas outras mensagens, em dez filmes de animação já produzidos.
“Ao liderar a campanha pelo comportamento gentil no carnaval com o Metrôtoon, o Metrô de São Paulo está dando sua contribuição para que o clima de festa da cidade seja ainda melhor, bem como para o sucesso do evento”, afirma Luiz Celso Piratininga Jr., sócio e CEO da Adag Comunicação. Ele conta que a inteligência desse projeto veio incorporada no briefing do Metrô de São Paulo, onde a linguagem lúdica já estava demandada. “Esse novo formato de comunicação educativa entre o modal e a população paulistana é muito valioso, pois preserva o conteúdo técnico comportamental, voltado primordialmente para a segurança de todos dentro do sistema. Também é criativo e eficiente: o Metrôtoon conseguiu capturar a atenção e gerar simpatia junto aos passageiros. Por fim e, talvez, o mais importante: o Metrôtoon funciona como uma espécie de espelho no qual nos enxergamos (mesmo que de forma caricatural), rimos de nós mesmos e, com isso, recebemos a crítica comportamental de forma menos defensiva. Nada mais pertinente do que fazer os Metrôtoon sugerirem, agora, mais gentileza também entre os foliões do Carnaval”, completa o CEO da agência responsável pelo projeto Metrôtoon.
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